quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cia. de Danças de Diadema promove a inclusão social e familiar pela arte e lazer

Com direção de Ana Bottosso, trabalho explora a afetividade nos movimentos da dança e na interatividade.

A Companhia de Danças de Diadema em 2014 com intensa programação. Além da produção de um novo espetáculo, a Cia. dirigida por Ana Bottosso segue com as oficinas de dança para crianças e seus familiares, que ocorrem em centros culturais com o intuito de aproximá-los por meio da arte.

O projeto Bailando na Cidade é um de seus destaques: crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento. E o Bailando em Família reúne crianças e seus familiares numa (re)aproximação física, sensorial e afetiva, envolvendo atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal, cooperação coletiva e interatividade. O Cirandança é um evento com três dias de apresentação no Teatro Clara Nunes, no qual os alunos mostram o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. Eles aprendem sobre iluminação, trilha sonora, posicionamento de palco, figurino, adereços cênicos e outros.

A Companhia de Danças de Diadema vem se destacado no cenário da dança pelo caráter inovador. Criada, há 19 anos, pela iniciativa da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie e da Prefeitura do Município de Diadema, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas - Difusão e Acesso à Dança. 

Reconhecida no Brasil e internacionalmente, abraçou como um de seus objetivos, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 23 obras no repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores, trabalho que tem lhe rendido diversas premiações e destaque como um grupo atuante e inovador. 

Estreia - O Colecionador de Gestos

O novo espetáculo que a Companhia de danças de Diadema estreia em 2014 é o infanto-juvenil O Colecionador de Gestos, que conta a história de uma criança em plena fase de descoberta do corpo. Ela observa os gestos de todos ao seu redor: amigos, familiares, pessoas nas ruas, entre outros. Curiosa, ela cria uma espécie de jogo de colecionar e começa a guardar, em sua imaginação, todos os gestos observados para se lembrar e se deliciar com eles, sempre que desejar executá-los. Gestos, movimentos que conduzem a criança a diversos sentimentos, a diversos ambientes, um veículo que a transporta para um mundo lúdico, sua imaginação.

Criação e concepção coreográfica: Denise Namura e Michael Bugdahn. Direção geral: Ana Bottosso. Obra coreográfica é destinada ao público infanto-juvenil.

Programação / 2014 – Próximas atividades

10/05 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Serraria
Rua Guarani, 790, Serraria. Tel.: (11) 4056-4950
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

17/5 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Eldorado
Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel.: (11) 4059-1649
Faixa etária apropriada: de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

04, 05 e 06/06 – Pré-estreia “O Colecionador de Gestos”
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300, Centro – Diadema. Tel.: (11) 4056-3366

07/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Promissão
Rua Pau do Café, 1.500, Jd. Promissão. Tel.: (11) 4066-5454
Faixa etária apropriada: a partir de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

13/06 – Bailando na Cidade – 15h
Centro Cultural Wladimir Herzog – Tel.: 4091-1199
Rua Eduardo de Matos, 159 – Campanário
Faixa etária apropriada: de 06 a 10 anos
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: alunos da rede pública de ensino

14/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Taboão
Av. D. João VI, 1393, Taboão. Tel.: (11) 4077-1643
Faixa etária apropriada: a partir de 6 anos até a melhor idade.
Entrada franca – Classificação: livre
Público alvo: integrantes das oficinas, seus familiares e amigos.
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

Projetos

Bailando em Família - É uma recente atividade desenvolvida entre os profissionais da dança e os centros culturais da cidade. São ações que promovem interação, por meio da dança, entre crianças e seus familiares. Reúne os integrantes das oficinas de danças ministradas pela Companhia de Danças de Diadema e famílias (pais, irmãos, avós, tios, primos, etc) em um grande encontro (vivência) realizado nos Centros Culturais de Diadema. Estes encontros são coordenados pelos artistas-orientadores Companhia de Danças de Diadema, que propõem, com atividades lúdicas e exercícios de expressão corporal, cooperação coletiva e interatividade, uma (re)aproximação física, sensorial e afetiva entre os participantes. Aqui, crianças e seus familiares poderão experimentar ou reexperimentar sensações pela dança, ora novas ou não, através do toque e dos movimentos interativos que são trocados com seus familiares por meio da arte do movimento. Sensações estas às vezes abandonadas ao longo do cotidiano.

Cirandança - Em 2014, o Cirandança apresenta sua XVII. O encontro dos alunos das oficinas de danças de Diadema, que participam do Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança, é realizado pela Companhia de Danças de Diadema e Secretaria de Cultura e conta com a participação dos alunos, artistas orientadores, agentes de cultura e comunidade. São três dias de apresentações, onde os alunos têm a oportunidade de mostrar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano. O evento possibilita, ao oficinando, o contato com o espaço de espetáculos mais importante da cidade, que é o Teatro Clara Nunes. Durante as oficinas eles recebem orientações dos professores sobre iluminação, trilha sonora, posicionamento de palco, figurino, acessórios cênicos, plateia e, neste encontro, é colocado em prática todo o aprendizado. O Cirandança ganhou um espaço importante na programação cultural de dança da cidade. São três dias de lotação de público, que reúnem alunos, professores, agentes de cultura, pais e familiares, em um belo encontro de encerramento do ano. Todo ano é escolhido um tema para nortear a montagem. O tema deste ano ainda está em discussão.

Bailando na Cidade - Em sua nona edição, o Bailando na Cidade é uma caravana de dança que envolve formação e difusão. Consiste em uma circulação realizada pelos profissionais da Companhia de Danças de Diadema aos espaços de cultura (Centros Culturais) da cidade. Com eles, crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento. No período da tarde, ocorre uma oficina com crianças/adolescentes residentes no bairro e de escolas do entorno. Nesta vivência, noções lúdicas da relação corpo x mente x movimento são aplicadas. No mesmo local, no período da noite, acontecem as apresentações artísticas. O elenco da Companhia de Danças de Diadema se apresenta bem como seus alunos das oficinas daquele centro cultural em questão. O espetáculo, com a Companhia de Danças de Diadema para o primeiro semestre de 2014, na circulação do Bailando na Cidade é “Crendices... quem disse?” (trechos), de Ana Bottosso e elenco.

Links

·         Cirandança 2010 - http://www.youtube.com/watch?v=UNnA6QBU6Ss
·         Cirandança 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=cvR_GvitGMk

·         Cirandança 2013 - http://www.youtube.com/watch?v=2xFPtPAVt1I

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Flavio Venturini faz show grátis na CAIXA Cultural SP

Um dos mais importantes artistas da música brasileira, Flavio Venturini apresenta show grátis, entre os dias 14 e 18 de maio, de quarta a domingo, na CAIXA Cultural São Paulo, às 19h15. O artista apresenta-se acompanhado por seu teclado e pelo músico César Santos, nos violões e na guitarra. O espetáculo tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.

No repertório, sucessos e canções que embalaram gerações como “Noites com Sol”, “Besame”, “Nascente”, “Princesa”, “Espanhola”, “Todo Azul do Mar”, “Clube da Esquina” e “Céu de Santo Amaro”, entre outras pérolas do autor. Venturini percorre sua trajetória na eterna e conhecida busca pela melodia perfeita.

Em sua história como cantor, pianista e arranjador, Venturini vendeu mais de um milhão de cópias em 25 álbuns, com inúmeras musicas emplacadas em novelas de TV, além de trabalhos para o teatro e o cinema. Surgido nas Minas Gerais, nas ondas sonoras do Clube da Esquina, com passagem como cantor, compositor e tecladista por bandas como O Terço e 14 Bis, Flavio iniciou carreira solo com o álbum Nascente, de 1981. Esse disco o revelou como intérprete e autor apurado a partir da faixa-título, gravada anteriormente por Milton Nascimento, e também pelas clássicas Espanhola e Princesa.

Ao longo dos anos 80 e 90, consagrou-se com um dos grandes hitmakers brasileiros em álbuns como Andarilho de Luz (1984), Cidade Veloz (1990), Noites com Sol (1994), Beija-Flor (1996) e Trem Azul (1998). Alem das melodias e harmonias elaboradas, sua marca é o canto suave e o lirismo contundente num universo de canções irresistíveis. Recentemente, Flavio lançou o DVD Não se Apague esta Noite, gravado ao vivo no Museu das Artes da Pampulha, em Belo Horizonte, e os discos Canção sem Fim (2006) e Por que Não Tínhamos Bicicleta (2004), ambos pelo seu próprio selo, Trilhos.Arte.

Flavio Venturini é um dos compositores mais gravados do país, tendo canções registradas pelas vozes de Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Nana Caymmi, Caetano Veloso, Simone, Renato Russo, Beto Guedes, Roupa Nova, Mart’nália, Emilio Santiago e muitos outros. No exterior, foi gravado por Peter Gabriel e Michael Brecker.

Ficha técnica: Flavio Venturini (voz e teclados); César Santos (violões e guitarra); Clarrise Guimarães Salles (produção artística); Vander Lopes, Marcia Pargana e Glauker Bernardes (produção).

Serviço
Show: Flavio Venturini
Temporada14 a 18 de maio (de quarta-feira a domingo)
Horário: às 19h15
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro/SP
Informações: (11) 3321-4400
Entrada franca: retirar ingresso na bilheteria no dia do espetáculo, a partir das 12h.
Duração: 75 min. Recomendação etária: Livre. Capacidade: 80 lugares. Acesso universal.
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

CABAREZINHO volta com Chico Saraiva, André Sant’Anna e Paola Musati & Vera Abbud

A temporada 2014 do Cabarezinho, idealizado e dirigido por Luiz Gayotto, estreia no dia 26 de abril, sábado, no CIT-Ecum - Centro Internacional de Teatro, às 23 horas. Os convidados da noite são Chico Saraiva & Vanessa Moreno, André Sant’Anna e Paola Musatti & Vera Abud. E o Coro Cabarezinho, mantém sua performance de anfitrião do evento.

O violonista e compositor Chico Saraiva, acompanhado pela cantora e percussionista Vanessa Moreno, apresenta o espetáculo Saraivada que reúne músicas inéditas e composições de seus CDs lançados, como “Trégua”, “Canto de Rei” e “Baião do Tomás”. No repertório tem ainda toadas tradicionais pinçadas das manifestações tradicionais, pinçadas de manifestações populares.

O escritor André Sant’Anna mostra seu lado performer interpretando trechos de seu novo livro, O Brasil é Bom. A obra traz 22 contos, cuja temática gira em torno da “velha” classe média que observa - apavorada e temerosa - a ascensão da “nova” classe média, o consumismo como uma epidemia nociva, o dinheiro sendo a única coisa que move os brasileiros e a Igreja explorando os fiéis.

Paola Musatti & Vera Abbud apresentam o espetáculo Pelo Cano, uma releitura da palhaçaria clássica (palhaços homens) onde as palhaças revelam suas formas de ver o mundo. Objetos como dinheiro, fita crepe, sifão de pia, televisão e outros, revelam a inaptidão do palhaço com a realidade. A música, quando aparece, é tocada ao vivo (violão, violino e flauta) e serve como suporte para gags musicais. É um espetáculo silencioso.

O Coro Cabarezinho faz uma homenagem ao compositor Caetano Veloso, interpretando canções de sua autoria. A cada edição, um autor brasileiro será reverenciado. Os números são apresentados no começo e final do evento e também nos intervalos entre as atrações convidadas. Atualmente, é composto por Luiz Gayotto, Fausto Franco, Tuca Fernandes, Daniel Mã, Henrique Benvenutti, René Misumi, Maria Rosa e Yosune Borobia. O pianista Rogério Rochlitz acompanha o coro e também faz números solos.

O Cabarezinho

Inspirado no pequeno cabaré francês Lapin Agile, o Cabarezinho estreiou em 28 de junho de 2013 com direção geral e musical de Luiz Gayotto (também idealizador do projeto). Foram oito edições no ano. Gayotto explica que o Lapin Agile foi apenas inspiração e diz que o repertório do Coro Cabarezinho é predominantemente de música brasileira. “O espetáculo é totalmente acústico e esta ausência de qualquer sonorização favorece o clima para um pequeno cabaré”, comenta. As apresentações ocorrem em um palco de arena no Porão do CIT-Ecum, onde funciona também um bar. O Coro é a atração fixa, sempre acompanhada pelo piano de Rogério Rochlitz. A ambientação cênica intimista é assinada por Paola Musatti e Fausto Franco. As atrações convidadas são artistas de diversas áreas culturais (música, teatro, literatura, poesia, circo) que se revezam no palco.

Espetáculo: Cabarezinho
Idealização, direção geral e direção musical: Luiz Gayotto
Coro/cantores: Daniel Mã, Fausto Franco, Henrique Benvenutti, Luiz Gayotto, Maria Rosa, René Misumi, Tuca Fernandes e Yosune Borobia.
Direção cênica: Paola Musatti e Fausto Franco
Iluminação: Karine Spuri
Produção: Kiko Rieser
Piano: Rogério Rochlitz
Arte gráfica: Élcio Miazaki
Fotos: Arô Ribeiro
Dia 26 de abril – sábado – às 23 horas
Convidados (22/4): Chico Saraiva & Vanessa Moreno, André Sant’Anna e Pelo Paola Musatti & Vera Abbud
CIT-ECUM - Centro Internacional de Teatro - Porão
Rua da Consolação, 1623 – Consolação/SP. Tel: (11) 3255 5922 ou (11) 3129 9132
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 100 min. Classificação etária: 18 anos. Capacidade: 80 lugares.
Ar condicionado. Estacionamento conveniado ao lado: 15 reais. Possui BAR.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Companhia de Danças de Diadema apresenta “Anseio” na Galeria Olido

A Companhia de Danças de Diadema apresenta seu mais recente trabalho, “Anseio” de Claudia Palma, na Galeria Olido, de 24 a 27 de abril, quinta a sábado, 20h e domingo, às 19h. Ingressos grátis.

Com apresentação gratuita, o espetáculo busca através da poética da dança, um mergulho em um universo de imagens densas carregadas de memórias de um tempo que esta por terminar. O último suspiro.

O espetáculo foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, de 2012.

A Companhia de Danças de Diadema tem se destacado no cenário da dança pelo seu caráter irreverente. Criada pela iniciativa da Prefeitura do Município de Diadema e pela bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança. Reconhecida no Brasil e internacionalmente, abraçou como uma de suas missões, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 22 obras em seu repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores. Em 19 anos de trabalho, a Companhia de Danças de Diadema tem recebido diversas premiações e se destacado na mídia, fatores que só contribuíram para o seu reconhecimento.

Durante a temporada, a Companhia apresenta ao público presente o lançamento do seu novo site.

Ficha técnica
Direção geral: Ana Bottosso
Concepção e coreografia: Cláudia Palma
Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Assistente de coreografia: Carolini Piovani
Concepção musical: Renato Jimenez
Desenho de luz: Melissa Guimarães
Operador de luz: Diogo Cardoso/Ronei Leu
Assistente de produção: Wellington Santana
Figurino: Nani Brisque
Confecção de figurino: Mirian Cassemiro
Maître de dança clássica: Eduardo Bonnis
Professor de dança contemporânea: Jhean Allex
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Assessoria de comunicação: Renata Boniol
Fotos: Silvia Machado
Intérpretes colaboradores: Carolini Piovani, Flora Barros, Jean Valber, Rafael Abreu, Rodrigo Castelo Branco, Samira Marana, Thaís Lima, Ton Carbones, Zezinho Alves
Estagiária: Dayana Brito
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
Serviço 
De 24 a 27 de abril
Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Galeria Olido - Sala Paissandú
Avenida São João, 473 – Centro / SP
Telefones: 113331-8399 – 3397-0171
Grátis – Retirar ingressos 1h antes das sessões


Renata Boniol - Assessoria de Comunicação
APBD - Associação Projeto Brasileiro de Dança
+5511 7858-5549 / +5511 9570-9996 / Nextel ID# 55*30*82455

Assessoria de imprensa: VERBENA Comunicação

Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br


quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cia de Danças de Diadema realiza a nona edição do Bailando na Cidade

A Cia. de Danças de Diadema – dirigida por Ana Bottosso - entrou na temporada de 2014 com intensa programação. No dia 17 de abril, quinta-feira, acontece a nona edição do Bailando na Cidade, no Centro Cultural Nogueira, em Diadema.  Às 15h30 tem início uma oficina para crianças e adolescentes; e às 19 horas ocorre apresentação aberta ao público. Toda a programação é gratuita.

O Bailando na Cidade é uma caravana de dança que envolve formação e difusão. Consiste em uma circulação realizada pelos profissionais da Companhia de Danças de Diadema aos espaços de cultura (Centros Culturais) da cidade. Com eles, crianças, adolescentes e bailarinos profissionais desenvolvem uma interação por meio de ações em dança e movimento.

No período da tarde, acontece uma oficina com crianças/adolescentes residentes no bairro e de escolas do entorno. Nesta vivência, noções lúdicas da relação corpo x mente x movimento são aplicadas. No mesmo local, no período da noite, acontecem as apresentações artísticas. O elenco da Companhia de Danças de Diadema se apresenta bem como seus alunos das oficinas daquele centro cultural em questão. O espetáculo, com a Companhia de Danças de Diadema para o primeiro semestre de 2014, na circulação do Bailando na Cidade é “Crendices... quem disse?” (trechos), de Ana Bottosso e elenco.

A Companhia de Danças de Diadema tem se destacado no cenário da dança pelo caráter inovador. Criada pela iniciativa da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie e da Prefeitura do Município de Diadema, desenvolve, além do trabalho artístico, um projeto sociocultural, onde os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança. 

Reconhecida no Brasil e internacionalmente, a companhia abraçou como uma de seus objetivos, o ensino da dança e da descoberta do corpo como forma de expressão, atuando junto à comunidade. Com 23 obras no repertório, mescla nomes de renomados coreógrafos e dos próprios bailarinos como criadores. Em 19 anos de trabalho, a Companhia de Danças de Diadema vem recebido diversas premiações e se destacado como um grupo atuante e inovador. 

Serviço
Bailando na Cidade
17 de abril – Bailando na Cidade
Horários: 15h30 (oficina); 19h (apresentação)
Centro Cultural Nogueira
Rua Marcos Azevedo, 240, Vila Nogueira – Diadema/SP. Tel.: (11) 4071-9300
Entrada franca.
Faixa etária indicada para vivência vespertina: de 6 a 15 anos
Faixa etária das apresentações noturnas: a partir de 6 anos.
Público alvo/ apresentação: familiares, amigos e professores.

Próximas atividades

10/05 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Serraria
Rua Guarani, 790, Serraria. Tel.: (11) 4056-4950
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.
Entrada Franca – classificação: livre

17/05 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Eldorado
Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Eldorado. Tel.: (11) 4059-1649
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.
Entrada Franca – classificação: livre

04, 05 e 06/06 – Pré estreia “Colecionador de Gestos”
Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 – Centro – Diadema. Tel.: (11) 4056-3366

07/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Promissão
Rua Pau do Café, 1.500, Jd. Promissão. Tel.: (11) 4066-5454
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.
Entrada Franca – classificação: livre

14/06 – Bailando em Família – 16h
Centro Cultural Taboão
Av. D. João VI, 1393, Taboão. Tel.: (11) 4077-1643
Faixa etária apropriada: de 06 anos até a melhor idade.

Entrada Franca – classificação: livre

terça-feira, 15 de abril de 2014

Isabelle Bittencourt assina direção de arte do longa Confia em Mim


Isabelle Bittencourt, curitibana radicada em São Pauldo, é a responsável pela direção de arte do longa-metragem Confia em Mim, de Michel Tikhomiroff, que acaba de entrar em cartaz. O filme coloca suspense no mundo das cozinhas profissionais. Mari (Fernanda Machado), uma promissora chefe, sonha com seu próprio restaurante e vê no sedutor Caio (Matheus Solano) esta possibilidade. Mas nada é o que realmente parece ser.

Segundo Isabelle, as locações - em Paulínia e Campinas - tiveram que ser modificadas para atender as necessidades da trama, que se passa em São Paulo. “Um dos grandes desafios da direção de arte foi exatamente imprimir características de São Paulo em Campinas, cidade onde tudo acontece, comparativamente, numa escala menor. Quando começamos a procurar as locações entendi que aquilo que parecia relativamente fácil de fazer, lendo o roteiro, na verdade seria bem trabalhoso.” Explica.

É sabido que Confia em Mim teve 90% de sua verba vinda do Edital de Paulínia, tendo, portanto, que se adaptar ao espaço proposto por cidades menores. “As cenas da casa de Mari, por exemplo, foram gravadas na casa de uma professora da Unicamp, sexagenária e muito simpática, mas fazemos várias adaptações estéticas para se parecer com a casa de uma chef de cozinha de 30 anos, que mora na Vila Madalena, em São Paulo”.

A diretora de arte conta que a cozinha da chef também foi um desafio. A cozinha do restaurante onde a personagem trabalha também foi bem modificada. Originalmente era uma cozinha para aulas práticas de uma escola de culinária com quatro janelas enormes (duas davam para rua e outras para um corredor). “Fizemos uma grande adaptação cenográfica para transformá-la na cozinha do restaurante de Edgar”. Isabelle Bittencourt explica que ela e sua equipe fizeram pesquisas e visitaram cozinhas de vários restaurantes, inclusive na hora do “rush”, para entender como funcionam. “Foram duas semanas de filmagem dentro desta cozinha, com tudo funcionando, comidas sendo preparadas, fogo ligado, e toda tensão de uma cozinha de verdade”, comenta.

Mas um trabalho como esse não se baseia apenas em construir cenários. Há também a necessidade de ajudar os atores na adaptação aos espaços. Para isso, foi desenhado no chão o tamanho dos cenários, para que o elenco soubesse exatamente onde ir, o que facilitou na hora da gravação. Isabelle comemora o resultado do trabalho e finaliza: “contei com uma equipe de arte muito competente, profissionais que foram essenciais à esta realização”.

Isabelle Bittencourt – diretora de arte e cenógrafa
http://isabellebittencourt.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/isabelle.bittencourt.37

segunda-feira, 14 de abril de 2014

"Morro Como Um País" encerra temporada no CIT-Ecum

O espetáculo Morro Como Um País encerra sua temporada no dia 17 de abril, quinta-feira, no CIT-Ecum (Centro Internacional de Teatro), às 21 horas. Fernanda Azevedo, intérprete da montagem, venceu o Prêmio Shell de Teatro de 2014, na categoria de Melhor Atriz.

Morro Como Um País dá continuidade ao trabalho de pesquisa da Kiwi Companhia de Teatro, desenvolvido com foco na reflexão política, social e estética. A concepção  do diretor do Fernando Kinas reúne mais de 30 tableaux (cenas independentes) que são articulados para provocar a reflexão e compreensão do espectador.

A montagem coloca em foco a discussão sobre o “estado de exceção permanente”, definido pela suspensão de direitos, mesmo em períodos de aparente “normalidade democrática”. São situações em que a ilegalidade toma a aparência de legalidade. Também apresenta momentos históricos de especial tensão entre o desejo de transformação e de justiça social e a violência praticada pelo Estado. A referência para a encenação é o texto literário Morro Como Um País, escrito em 1978 por Dimitris Dimitriadis (nascido em 1944), um relato poético de como o povo grego viveu a “ditadura dos coronéis” (1967/1974).

Ficha técnica
Trabalho cênico: Morro Como Um País
Roteiro e direção geral: Fernando Kinas
Interpretação: Fernanda Azevedo
Cenário: Júlio Dojcsar
Figurino: Maitê Chasseraux
Iluminação: Heloísa Passos
Pesquisa e música original: Eduardo Contrera e Fernando Kinas
Pesquisa e tratamento de imagens: Maysa Lepique
Assessoria e treinamento musical: Luciana Fernandes e Armando Tibério
Direção de produção: Luiz Nunes
Assistência de produção: Dani Embón
Programação visual: Camila Lisboa
Realização e produção: Kiwi Companhia de Teatro
Serviço
Encerra: 16 e 17 de abril - quarta-feira e quinta-feira- às 21 horas
CIT-Ecum (Centro Internacional de Teatro)
Rua da Consolação, 1623 – Consolação/SP. Tel: (11) 3255 5922 ou 3129 9132
Temporada: quartas e quintas – às 21 horas
Ingressos: R$ 40,00 (meia: R$ 20,00). Bilheteria: 1h antes das sessões.
Duração: 95 min. Classificação etária: 14 anos. Capacidade: 134 lugares.

Acesso universal. Ar condicionado. Estacionamento conveniado ao lado: R$ 15,00

domingo, 13 de abril de 2014

VII Festibero celebra 25 anos do Memorial da América Latina


Eva Wilma, artista homenageada, apresenta-se com o espetáculo Azul Resplendor.

O VII Festibero - Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, que reúne 15 espetáculos (de palco e de rua), oficinas e mesas redondas, será realizado no Memorial da América Latina entre os dias 22 e 27 de abril.

O festival promove uma grande festa teatral como parte das comemorações do aniversário de 25 anos do Memorial. A atriz Eva Wilma e o ator Paulo Goulart (1933-2014), falecido recentemente, serão homenageados no evento, respectivamente, nos dias 22 (às 20 horas) e 24 (às 21 horas). A programação pode ser conferida no site www.memorial.org.br. Todas as atividades têm entrada franca.

Esta edição do Festibero traz uma programação eclética com montagens que levam à cena autores clássicos e contemporâneos, espetáculos com estéticas diversas que transitam entre a linguagem tradicional e a de vanguarda. Além de produções nacionais, seis países são representados: Portugal (Aos Nossos Filhos, com Maria de Medeiros e Laura Castro), Espanha (Decameron, de Cándido Pazó), Argentina (Como Arenas Entre Lãs Manos, com Ana María Cores), Bolívia (Y Si Te Canto Canciones de Amor, com a Cia. Tucura Cunumi), Paraguai (Emiliano, com Fábio Chamorro) e México (A Vivir,  de Odin Dupeyron).

As montagens brasileiras que participam do Festibero são: Azul Resplendor (com Eva Wilma), Genet: o Poeta Ladrão (direção Sérgio Ferrara), Dentro é o Lugar Longe (com a Trupe Sinhá Zózima), Polvos Poéticos (com o Grupo Sensus), Marias da Luz (com As Graças), Cabeça de Papelão (com a Cia. da Revista), Borandá (com Fraternal Cia. de Arte e Malas-Artes), O Fiscal Federal (com Teatro Experimental do Sesc do Amazonas) e Relampião (com a Cia. do Miolo e Cia. Paulicéia).

O VII Festibero tem Curadoria do gestor e produtor cultural Efren Colombani, do dramaturgo e diretor teatral Guilherme Bonfin e do ator e diretor teatral Luiz Amorim, parceria com a SP Escola de Teatro, na realização de palestras e oficina, numa produção da Associação São Pedro Pró-Cultura. Segundo o coordenador geral do Festival, Luis Avelima, “o intuito do Festival é mostrar a diversidade cultural e mapear a produção contemporânea das artes cênicas, além de traçar um paralelo entre a produção dos países da América Latina, Portugal e Espanha”.

Festibero – Abertura - homenagens

O evento de abertura do VII Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo tem apresentação do espetáculo Azul Resplendor. Concebido por Eduardo Adrianzén e dirigido por Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas, a peça tem Eva Wilma no elenco, ao lado de Renato Borgh, Dalton Vich e outros. A atriz - uma das mais importantes referências da dramaturgia brasileira e que completa 60 anos de carreira neste ano - será homenageada no festival. Azul Resplendor é uma obra que faz homenagem ao universo teatral.

O ator Paulo Goulart, falecido no dia 13 março, que também será homenageado durante o evento, teve a carreira marcada pela atuação na televisão. Mas também participou de históricas montagens teatrais e filmes de grande repercussão 

Serviço
VII Festibero – Festival Ibero Americano de Teatro de São Paulo
De 22 a 27 de abril – terça-feira a domingo
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Barra Funda/SP
Metrô: Estação Barra Funda. Tel.: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis. Bilheteria: a partir das 14h. Recomendado p/ maiores de 12 anos
Atividades a partir das 17 horas
Entrada: Portão 12. Estacionamentos: Portões 4 e 15 (R$ 10,00 ); Portão 8 (R$ 7,50 +  R$ 1,50 por hora adicional)
Programação completa no www.memorial.org.br

PROGRAMAÇÃO - VII Festibero

22 de abril – terça-feira

·         20h – Praça da Sombra / Lona Principal
Abertura com homenagem à Eva Wilma
Peça - BRASIL - Azul Resplendor
Duração: 90 min. Gênero: Comédia dramática. Classificação: 12 anos. 700 lugares
Ficha técnica: Texto: Eduardo Adrianzén. Direção: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas. Elenco: Eva Wilma, Renato Borghi, Guilherme Weber, Luciana Borghi, Luciana Brites e Felipe Guerra.

23 de abril – quarta-feira

·         14h às 18h – SP Escola de Teatro
Workshop: O Som No Teatro – Criação e Técnica
Com Raul Teixeira e Tiago de Mello
Local: SP Escola de Teatro. End: Praça Franklin Roosevelt, 210
Duração: 4h. Vagas: 20. Inscrições até 21/4 pelo osomnoteatro@spescolateatro.org.br.
Os interessados receberão confirmação de inscrição no dia 22/4.

·         19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - ARGENTINA - Como Arena Entre las Manos
Duração: 70 min. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Texto: Pablo Mascareño. Direção: Herminia Jensezian. Interpretação: Ana María Cores.

·         20h – Praça da Sombra
Intervenção poética - BRASIL - Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min

·         21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça BRASIL - O Fiscal Federal
Duração: 70 min. Genro: Comédia. Classificação: 12 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Com TESC - Teatro Experimental do Sesc do Amazonas. Texto: Márcio Souza (inspirado em O Inspetor Geral, de Nicolai Gogol). Direção: Márcio Souza. Elenco: Robson Ney Costa, Carla Menezes, Daniely Peinado, Emerson Nascimento e Dimas Mendonça.

24 de abril – quinta-feira

·         19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - BOLÍVIA - Y si Te Canto Canciones de Amor
Duração: 90 min - Gênero: comédia - Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Com Cia. Artística Tucura Cunumi. Texto: Dino Armas. Direção: Yovinca Arredondo Justiniano. Elenco: Diego Paesano e Janaina Prates.

·         20h – Praça da Sombra
Intervenção poética - BRASIL - Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min

  • 20h45 - Praça da Sombra / Lona Principal
Homenagem ao ator Paulo Goulart (1933-2014).

  • 21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - BRASIL – Genet: o Poeta Ladrão
Duração: 80 min - Gênero: Drama - Classificação: 18 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Texto: Zen Salles - baseado na obra de Jean Genet. Direção: Sérgio Ferrara. Elenco: Ricardo Gelli, Fransérgio Araújo, Nicolas Trevijano, Rogério Brito, Felipe Palhares, Ralph Maizza, Gabrielle Lopez, Jhe Oliveira, Magno Argolo, Tiago Stechinni e Bruno Bianchi.

25 de abril – sexta-feira

·         19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - ESPANHA - Decameron
Duração: 80 min - Gênero: comédia - Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Adaptação da obra de Boccaccio: Cándido Pazó. Direção e narração: Cándido Pazó
Composição e direção musical: Manuel Riveiro.

·         20h – Praça da Sombra
Intervenção poética - BRASIL - Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min

·         21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - BRASIL - Cabeça de Papelão
Duração: 70 min - Gênero: Comédia musical - Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Com Cia. da Revista. Dramaturgia: Ana Roxo. Direção: Kleber Montanheiro. Elenco: Adriano Merlini, Bruna Longo, Daniela Flor, Gabriela Segato, Heloisa Maria, Luiza Torres, Natália Quadros, Paulo Vasconcelos, Pedro Bacellar e Pedro Henrique Carneiro.

26 de abril – sábado

·         18h – Auditório da Biblioteca Victor Civita
Mesa de discussão - O Teatro Brasileiro Contemporâneo
Por SP Escola de Teatro
Palestrantes: Alexandre Dal Farra e Soraya Belusi. Mediador: Valmir Santos
Duração: 60 min. Lotação: 150 lugares

·         17h – Em frente ao Auditório Simon Bolívar
Teatro de rua - BRASIL - Dentro é Lugar Longe
Duração: 90 min - Gênero: Drama - Classificação: 14 anos. Lotação: 28 lugares
Ficha técnica: Com Trupe Sinhá Zózima. Dramaturgia: Rudinei Borges. Direção: Anderson Maurício. Elenco: Alessandra Della Santa, Junior Docini, Maria Alencar, Priscila Reis e Tatiane Lustoza.

  • 17h30 Praça da Sombra
Teatro de rua - BRASIL - Relampião
Duração: 60 min – Gênero: Comédia - Classificação: Livre
Ficha técnica: Direção: Alexandre Kavanji. Direção de atores: Renata Lemes. Dramaturgia: Solange Dias. Elenco: Aysha Nascimento, Antonia Mattos, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Flávio Rodrigues, Francisco Gaspar e Harley Nóbrega.

·         19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - PARAGUAI - Emiliano
Duração: 60 min - Gênero: Drama - Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Criação e interpretação: Fabio Chamorro. Colaboração na dramaturgia: Gabriela Zuccolillo, Edith Correa e Aida Risso.

·         20h – Praça da Sombra
Intervenção poética - BRASIL - Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min

·         21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - BRASIL - Borandá
Duração: 100 min - Gênero: Comédia – Classificação: 12 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Com Fraternal Cia. de Arte e Malas-Artes. Texto: Luís Alberto de Abreu. Direção: Ednaldo Freire. Elenco: Mirthes Nogueira, Aiman Hammoud, Carlos Mira e Fábio Takeo.

 

27 de abril – domingo

 

·         17h – Auditório da Biblioteca Victor Civita
Mesa de Discussões - O Teatro Latino-Americano Contemporâneo
Por SP Escola de Teatro
Palestrantes: Beto Benites e Alexandre Mate. Mediadora: Silvana Garcia
Duração: 75 min. Lotação: 150 lugares

·         17h – Praça da Sombra
Teatro de rua - BRASIL - Marias da Luz
Duração: 60 min – Gênero: Comédia Grama. Classificação: Livre.
Ficha Técnica: Com As Graças. Dramaturgia: Daniela Schitini e Nereu Afonso da Silva (em colaboração com o grupo, a partir de depoimentos e histórias de frequentadores do Parque da Luz). Direção artística: André Carreira. Elenco: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo, Daniela Schitini e Vera Abbud.

  • 18h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - MÉXICO – A Vivir
Duração: 1h20 - Gênero: Drama - Classificação: 12 anos – Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Roteiro e direção: Odin Dupeyron. Interpretação: Odin Dupeyron.

·         20h Praça da Sombra / Lona Principal
Peça - PORTUGAL - Aos Nossos Filhos
Duração: 90 min - Gênero: Drama - Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Texto: Laura Castro. Direção: João das Neves. Elenco: Maria de Medeiros e Laura Castro.

Assessoria de imprensa: VERBENA Comunicação

Eliane Verbena / Deborah Zanette
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br