Programação
no Edifício Oswald de Andrade inclui, além da ação imersiva, apresentação de
espetáculo integrando a circulação comemorativa de seus 25 anos.
Pela primeira vez em São Paulo, o Teatro dos Sentidos, criado pela atriz e diretora Paula Wenke, ocupa o Edifício Oswald de Andrade com o curso Imersão Criativa ao Teatro dos Sentidos, no período de 29 de julho a 7 de agosto de 2025. Com inscrições gratuitas, esta ação integra o programa CULTSP PRO numa parceria com a Inima Produções e Wenke Produções Artísticas.
Sob coordenação de Paula Wenke, o curso formativo transforma o espaço em palco de experimentação. Serão realizados laboratórios sensoriais nos quais os participantes aprendem as técnicas e metodologias desenvolvidas por Paula Wenke. Esta imersão criativa funciona como prática voltada para fins pedagógicos, enriquecendo a experiência dos envolvidos. A experiência permite que os participantes vivenciem, na prática, a construção de uma encenação sensorial voltada para públicos cegos ou vendados, expandindo suas habilidades artísticas e sua compreensão sobre arte, inclusão e novas linguagens teatrais. Como conclusão do curso, os alunos participarão das apresentações do espetáculo da companhia, Feliz Ano Novo, que acontecerá no mesmo local, nos dias 08 e 09 de agosto.
Segundo a criadora da metodologia, Paula Wenke, a experiência em São Paulo será uma verdadeira imersão sensorial: os participantes percorrerão o espaço, ora de olhos vendados, ora guiando seus colegas, explorando os aromas, texturas e sabores que tornam o ambiente um turbilhão de estímulos para os sentidos. "O treinamento desafia o grupo a experimentar o mundo sem a visão, enquanto aguça os demais sentidos para expandir sua percepção e presença cênica”, afirma Paula, que também é dramaturga, atriz, poetisa e diretora multimídia.
O Teatro dos Sentidos, criado originalmente para plateia de cegos, hoje atrai também “enxergantes” que assistem vendados. A abordagem utiliza textos adaptados, e atores provocadores (responsáveis por gerar interações sensoriais com a plateia em diálogo sensível com a narrativa) estimulam os sentidos remanescentes - audição, tato, olfato e paladar - provocando a empatia da plateia e promovendo uma experiência ímpar. O que era inclusão virou linguagem cênica inovadora, na qual o público constrói imagens mentalmente por meio de estímulos sensoriais. A ausência da visão potencializa outros sentidos, surpreende o público com sensações intensas e acesso à criatividade e à memória afetiva.
Após muita militância em favor da causa da Pessoa com Deficiência na Cultura, Paula Wenke teve, em 2024, o diagnóstico tardio de autismo nível 1 de suporte e altas habilidades na área de criatividade, inovação e pensamento divergente. Paula fez seu primeiro curso de Teatro no Tablado (Rio de Janeiro), justo por ser essencialmente introspectiva. Seu desenvolvimento nas artes cênicas foi arma poderosa em favor do desenvolvimento social e profissional. Por outro lado, também dificultou a suspeita do autismo.
"Depois desta descoberta tudo passa a ter um outro sentido: autistas são introspectivos, têm o seu mundo particular, imagético. Por necessidade, o mundo da pessoa cega também é assim, em face da condição de privação da visão. Os cegos utilizam os outros sentidos para se situarem; autistas têm processamento sensorial particular, muitas vezes sendo mais sensíveis a estímulos. No Teatro dos Sentidos estes universos particulares distintos dialogam, entram em colaboração", finaliza a diretora.
A temporada paulistana dá início à Circulação Comemorativa de 25 Anos do Teatro dos Sentidos, uma das primeiras manifestações no país de arte inclusiva no teatro. Desde 2010, vem ocupando palcos da cultura com sucesso de público e expandindo seus propósitos. O projeto - fomentado pela Bolsa FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2023, seguirá para Fortaleza, CE, tendo ainda como objetivo criar novos grupos do Teatro dos Sentidos pelo Brasil.
Serviço / Inscrições
Vivência:
Imersão Criativa ao Teatro dos Sentidos
Dias 29, 30, e 31/07 e 01, 02, 04 e 05/08 (das 15h às 19h) e 06 e 07/08 (das 15h às 20h30)
Inscrição
online - Gratuita - 15 de a 21 de julho:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeR98PdPub1LBg4lEKi777160lOWXCF6PBjTxVHZD-TGkLrPw/viewform
Resultado/inscrições:
22 de julho - No site www.cultsppro.org.br e nas redes sociais @inimaproducoes e
@teatrodossentidos.
Período de matrícula:
23 a 26 de julho.
Público-alvo:
Maiores de 18 anos - artistas, atores, agentes culturais, estudantes,
educadores e demais interessados, residentes no Estado de São Paulo.
Duração: 39 horas. Nº de vagas: 30 (prioridade
para pessoas com deficiência).
Coordenação: Paula
Wenke.
Realização:
Wenke Produções Artísticas, Programa CULTSP PRO e Imã Produções.
Local: Edifício Oswald de Andrade - Sala 07
Endereço: Rua Três
Rios, 363 - Bom Retiro. São Paulo/SP.
Sobre os Realizadores
Paula Wenke - Dramaturga, roteirista, poetisa, diretora teatral e outras mídias, atriz, locutora, produtora e professora de teatro, TV e cinema. É criadora do Teatro dos Sentidos (1997), técnica de encenação teatral idealizada para a total compreensão de uma plateia de cegos ou de enxergantes vendados. Os sentidos da audição, do tato, olfato e paladar são fortemente explorados. O Teatro dos Sentidos hoje é estudado na Academia não só pela inovação estética e tecnologia que representa, mas também pelo profundo efeito que causa na plateia: catarses intensas, emoções profundas. Wenke formou-se em Teatro na Universidade de Brasília. É criadora do Movimento Arte Inclusiva que em 2021, em 28 lives conversou com todos os Secretários de Cultura Estaduais e Municipais de capitais sobre Políticas para o avanço da Arte Inclusiva e Acessibilidade Cultural. É Coordenadora e Conselheira da GADIM BRASIL (Global Alliance for Disabilitys in Media and Enterteinment), traduzindo, Aliança Global para a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Mídia e no Entretenimento. A GADIM BRASIL é uma organização que promove a inclusão das pessoas com deficiência na mídia e no entretenimento, baseada nos direitos humanos. Ela é o braço nacional da GADIM, uma aliança global criada em 2016 com o apoio da ONU e da International Disability Alliance.
Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura é o novo Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o IDG, que tem como foco a formação e qualificação dos profissionais que atuam nos bastidores dos Setores Culturais e Criativos. O IDG é reconhecido por sua experiência em gerir equipamentos culturais públicos de grande importância para o país, conceber, implementar e gerir projetos culturais e programas ambientais e educativos, além de ser um dos maiores captadores de recursos do país nos últimos 10 anos. No Rio de Janeiro, além da gestão do Museu do Amanhã desde sua inauguração em 2015, cabe destacar a implantação do Memorial às Vítimas do Holocausto e a gestão do Museu do Jardim Botânico, Museu das Favelas, Paço do Frevo, Fundo da Mata Atlântica e Museu das Amazônias.
Inima Produções - A Inima Produções é uma produtora artístico-cultural com atuação em todo o Brasil. Através da arte, oferecemos soluções personalizadas. Desde a nossa fundação em 2015, buscamos projetos inovadores que gerem impacto positivo na sociedade. Tornamo-nos referência em simulações realísticas com atores em universidades de medicina no Brasil, sendo a primeira empresa a profissionalizar e qualificar atores para atuar como pacientes simulados na graduação do curso. Somando mais de 150 mil horas simuladas. Acreditamos no poder transformador do teatro e na diferença que ele pode fazer na vida das pessoas. Na Inima Produções Culturais, somos cúmplices da transformação através da arte!
Informações à
imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane
Verbena
Tel.: (11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário