segunda-feira, 16 de junho de 2014

Sesc Pinheiros traz recital com Chrystian Dozza e Paulo Porto Alegre e mesa redonda com Bellinati

 Em junho, A Série Erudita Formas do violão do Sesc Pinheiros – que apresenta obras e compositores do universo das guitarras, passando pela música de Bach, música brasileira e desafios atuais do repertório – traz programação com importantes instrumentistas.

Abrindo a edição do mês, no dia 25 de junho, quarta-feira, às 19 horas, acontece a mesa-redonda Composição para Violão Hoje com os compositores Paulo Bellinati e Sérgio Molina. No mesmo dia, às 20h30, os violonistas Chrystian Dozza e Paulo Porto Alegre realizam o concerto Violão Brasileiro em Tempos Pós-Moderno, com repertório de composições autorais. Já no dia 26 de junho, quinta-feira, o violonista Paulo Porto Alegre apresenta masterclass sobe as peculiaridades que envolvem a arte de tocar o vilão, às 18 horas.


Mesa redonda:

Composição para Violão Hoje
Com Paulo Bellinati e Sérgio Molina - mediação de Sidney Molina
Dia 25 de junho. Quarta, das 19h às 20h
Local: Auditório (3º andar)
Grátis. Classificação: 16 anos. Retirar ingressos na bilheteria com 1h de antecedência.

No dia 25 de junho, quarta-feira, a mesa-redonda Composição para Violão Hoje Formas do violão do Sesc Pinheiros abre a edição do mês da Série Erudita Formas do violão do Sesc Pinheiros, às 19 horas. Os compositores Paulo Bellinati e Sérgio Molina, ambos com obras dedicadas ao violão, de estilos e gerações contrastantes, falam sobre o universo da composição.

Bellinati é violonista, guitarrista, compositor e arranjador brasileiro. Teve aulas de violão erudito com Isaías Sávio, formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e prosseguiu seus estudos no Conservatório de Genebra, além de lecionar no Conservatório de Lausanne. Molina é compositor e violonista, mestre em musicologia e doutorando em Processos Criativos pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Durante boa parte do século 20, intérpretes como Andrés Segovia e Julian Bream estimularam compositores não violonistas a escreverem para o instrumento. Desse processo surgiram obras importantes de autores como Joaquín Turina, Mario Castelnuovo-Tedesco, Manuel Ponce, William Walton e Benjamin Britten, entre muitos outros. A partir da década 1980, entretanto, começou um movimento de renovação liderado por compositores-intérpretes que – tal como os seus antecessores nos séculos 18 e 19 – escrevem, antes de tudo, para as suas próprias performances. Para discutir essas e outras tendências, foram convidados Paulo Bellinati – um dos mais importantes compositores para violão da atualidade – e Sérgio Molina, que tem inserido o violão em cursos regulares de composição na academia.

Concerto

Violão Brasileiro em Tempos Pós-Moderno
Dia 25 de junho. Quarta, às 20h30
Com Chrystian Dozza e Paulo Porto Alegre
Local: Auditório (3º andar)
Ingressos: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (comerciários e trabalhadores em empresas do comércio de bens, serviços e turismo).
Classificação: 10 anos. Duração: 1 hora.

No dia 25 de junho, quarta-feira, a Série Erudita Formas do violão do Sesc Pinheiros apresenta o concerto Violão Brasileiro em Tempos Pós-Moderno, com os violonistas Chrystian Dozza e Paulo Porto Alegre, às 20h30. Os dois violonistas interpretam composições autorais de duas gerações do violão brasileiro.

Em tempos pós-modernos, o repertório para violão tem se beneficiado tanto dos efeitos idiomáticos que constituem a identidade do instrumento, como das fusões entre diferentes linguagens e estilos instrumentais. A rica tradição do violão popular brasileiro parte de precursores como Garoto (1915-55), Dilermando Reis (1916-77) e Baden Powell (1937-2000) para desaguar nos mestres da atualidade – Egberto Gismonti, Paulo Bellinati, Marco Pereira e Sérgio Assad, entre tantos outros. Suas obras permitem o trânsito criativo pelas formas clássicas, mas incluem os ritmos populares e a improvisação.

Compositores-intérpretes de diferentes gerações, Chrystian Dozza e Paulo Porto Alegre atualizam essas questões em um recital de violão, cujo programa é formado apenas por obras autorais.

Repertório - Chrystian Dozza (1983):
Passacaglia Coral
Homenagem a Tedesco
Sobre um tema de Gismonti
Sinos do Parais
Baião de Dois
Ella´s Jig

Repertório - Paulo Porto Alegre (1953):
Guarapari
4 Estudos Modais
I- Lídio / II- Eólio / III-Simétrico / IV-Blues
Variações Jazzísticas

Workshop

Masterclass com Paulo Porto Alegre
Dia 26 de junho. Quinta, às 18h
Local: Auditório (3º andar).
Ingressos: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 5,00 (comerciários e trabalhadores em empresas do comércio de bens, serviços e turismo).
Classificação: 10 anos. Capacidade:

No dia 26 de junho, quinta-feira, o violonista Paulo Porto Alegre apresenta masterclass, no Sesc Pinheiros, às 18 horas, dentro da Série Erudita Formas do violão. Segundo o artista, o enfoque deste encontro será voltado para a performance do instrumentista com as suas diversas peculiaridades, tais como a relação compositor-intérprete-ouvinte, os métodos de estudo, a memória musical e a atuação em público propriamente dita.

Currículos

Paulo Bellinati é considerado um dos maiores nomes do violão brasileiro contemporâneo. Recebeu o Prêmio Sharp de arranjador pelo disco O Sorriso do Gato de Alice, de Gal Costa. Participa do grupo Pau Brasil, que lançou em 2012 uma caixa com 8 CDs, DVD e livro para comemorar 30 anos de trajetória. Tem composições gravadas pelos maiores violonistas e grupos instrumentais da atualidade, e vários de seus  CDs são referência no Brasil e no mundo, como The Guitar Works of Garoto e Lira Brasileira. Seu Concerto para dois violões e orquestra, encomendado pela OSESP, teve a estreia mundial em 2012 na Sala São Paulo e, em 2013, nos Estados Unidos.

Chrystian Dozza teve o primeiro contato com o violão aos 14 anos, por meio de seu pai, Pedro Ernesto da Cunha. Estudou com Frederah e Marcos Sarques. É Bacharel em Violão pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, onde estudou com Paola Picherzky e Paulo Porto Alegre. Em 2004 foi segundo colocado do Concurso de Violão Souza Lima, recebendo também prêmio como Destaque; foi ganhador do 1º Concurso Novos Talentos promovido pelo Centro de Cultura Judaica e primeiro colocado do Concurso Nacional Musicalis (2007). Atualmente, é professor de violão da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e integra o grupo Quaternaglia. Possui dois CDs lançados, Songs from the Land e Fantasia Mineira.

Paulo Porto Alegre é reconhecido como um dos mais importantes violonistas brasileiros da atualidade. Foi vencedor do V Concurso Internacional de Violão Palestrina e do III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa-Lobos. Tem se destacado pelo ecletismo de seu repertório, que vai dos clássicos à música contemporânea, da música popular brasileira ao jazz. Violonista, compositor e arranjador, Paulo Porto Alegre apresentou-se como solista e camerista em todo o Brasil e em países como Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e China. Tocou com as principais orquestras brasileiras sob a regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Fábio Mechetti e Camargo Guarnieri. Sua discografia inclui dois LPs e 9 CDs, sendo o último, Varandeio, disco solo autoral. É professor da EMESP e da Escola Municipal de Música de São Paulo. 

Sérgio Molina é compositor, doutorando pela USP e coordenador da Pós-Graduação em Canção Popular na Faculdade Santa Marcelina. É professor de composição na Fundação Carlos Gomes (PA) e idealizador do Curso de Degustação Musical (SP). Dentre as estreias internacionais de obras de sua autoria destacam-se O Percurso das Almas Cansadas (EUA, 2005); Quinteto para um Outro Tempo (EUA, 2007); Poema de Vidro (Tóquio, 2008) e Down the Black River into the Dark Night (EUA, 2009). Com o projeto Sem Pensar Nem Pensar (Sérgio Molina / Itamar Assumpção) foi premiado duas vezes e realizou 50 apresentações. Atuou como coordenador da publicação A Música na Escola

Sidney Molina é violonista e crítico de música da Folha de S. Paulo. É bacharel em Filosofia (USP), mestre e doutor em Semiótica (PUC-SP). Atua como professor do Uni FIAM/FAAM (SP) e da Fundação Carlos Gomes (PA). Membro fundador do Quaternaglia Guitar Quartet, tem realizado recitais e concertos com orquestra em cidades como New York, Chicago, Los Angeles, Lisboa, Havana, Tóquio e em mais de 15 estados brasileiros, bem como masterclasses e palestras em instituições como Yale University e Conservatório de Coimbra. É autor dos livros Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara n.1 e Música Clássica Brasileira Hoje.

SERVIÇO

Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

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