terça-feira, 24 de setembro de 2019

Recital concebido por Anna Maria Kieffer é apresentado hoje no Tucarena em colóquio internacional sobre Rousseau


Acontece hoje (24/9), às 19 horas, no Tucarena (PUC-SP), o recital Cantando Rousseau, que integra a programação do I Colóquio Internacional Jean-Jacques-Rousseau: a voz e a escritura & do IX Colóquio Nacional Rousseau, com entrada franca.

Concebido pela cantora Anna Maria Kieffer, o espetáculo Encontros com Rousseau: a marquesa de Alorna e dois compositores brasileiros do século XVIII reúne no palco, além de Kieffer (meio-soprano), o barítono Sandro Bodilon e os músicos Andre Cortesi no traverso barroco e Gisele Nogueira na viola de arame.

O recital aborda o seguinte enredo: o encontro da Marquesa de Alorna com Madame de Stael, admiradora dos iluministas, especialmente de Rousseau; A influência de Madame de Stael sobre a Marquesa de Alorna; as ideias de Rousseau sobre a música - o retorno à simplicidade, à música de matriz popular; o Salão da Marquesa de Alorna em Portugal, frequentado por dois compositores “populares” brasileiros do período - Domingos Caldas Barbosa e Joaquim Manoel da Câmara; a música composta por Rousseau e as “bergerettes” compostas por seus contemporâneos a partir de cantigas de pastores; e a música de Domingos Caldas Barbosa e de Joaquim Manoel da Câmara (modinhas e lundus).

O Colóquio


O I Colóquio Internacional Jean-Jacques-Rousseau: a voz e a escritura – que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, na PUC-SP e na UNIFESP (no dia 26), juntamente com o IX Colóquio Nacional Rousseau, do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau e do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF - reúne pensadores e pesquisadores de vários países e faz homenagem a Jean Starobinski (1917-2019), linguista, filósofo e crítico de artes suíço.

O encontro – realizado pelo Centro de Estudos Jean-Jacques Rousseau do Brasil e pela PUC-SP - tem por objetivo discutir o tema A voz e a escritura a partir dos diversos domínios do saber aos quais Jean-Jacques Rousseau dedicou suas reflexões, entre eles a política, a educação, a literatura, a música, o teatro e a religião.  As abordagens buscam contribuir para o aprofundamento da compreensão do pensamento de Rousseau, bem como para sua contínua atualização, segundo os variados aspectos formulados pela recepção contemporânea de seu pensamento.

Além de diversas universidades brasileiras (PUC-SP, USP, UNIFESP, UNESP, UNICAMP, SENAC, UFMA, UFMG, UFBA, UFPR, UFG, PUC-PR, PUC-RS, UFABC, FDC, UFPA, UFRN, UFSCar, UFAL, UFRGS, UFES, UNIR, UFSC, UFPA, FEUSP, UFCG, UEM, UEL, IFAP, IFRS e IFG), o evento tem participação de representantes de instituições estrangeiras, como Alain Grosrichard (Université de Genève - Siuiça); Custódia Martins (Universidade do Minho, Portugal); Blaise Bachofen (Université Cergy-Pontoise, França); Cristophe Martin (Université Paris-Sorbonne, França); Karlfriedrich Herb (Universidade de Regensburg, Alemanha); Ourida Mostefai (Brown University, EUA); Vera Waksman (Universidade Nacional de La Plata, Argentina).

Nascido em Genebra (Suíca), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi um filósofo social, teórico político, escritor e compositor autodidata, considerado um dos principais pensadores do Iluminismo e precursor do Romantismo. Suas ideias serviram de inspiração para a Revolução Francesa. Merece destaque o fato de que, n’O Contrato Social, sua obra mais evocada, Rousseau afirma que a soberania reside no povo.

Serviço

Recital: Cantando Rousseau
Espetáculo: Encontros com Rousseau: a marquesa de Alorna e dois compositores brasileiros do século XVIII. Concepção: Anna Maria Kieffer
24 de setembro. Terça, às 19 horas
Local: Tucarena / PUC-SP
Rua Bartira, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024. Perdizes, SP/SP.

Colóquio: A voz e a escritura
I Colóquio Internacional do Centro de Estudos Jean-Jacques Rousseau &
IX Colóquio Nacional Rousseau do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau e do GT Rousseau e o Iluminismo da ANPOF
Dias 23, 24, 25 e 27 de setembro
Tucarena / PUC-SP (R. Bartira, esquina com R. Monte Alegre, 1024. Perdizes. SP).
PUC-SP (R. Monte Alegre, 984, Perdizes – SP/SP). Tel: (11) 3670-80000.
Dia 26 de setembro
EFLCH / UNIFESP (Estrada do Caminho Velho, 353. Jardim Nova Cidade, Guarulhos-SP).

Organização: Centro de Estudos Jean-Jacques Rousseau do Brasil (CER/PUC-SP)
Apoio: Société Jean-Jacques Rousseau – Université de Genève; Associação Brasileira de Estudos do século XVIII (ABES18); Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau (GIP Rousseau); GT Rousseau e o Iluminismo (da ANPOF); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário