quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Teatro do Incêndio abre novo chamamento público do projeto Ave, Bixiga! para grupos, crianças e adolescentes

A iniciativa, que tem como pesquisa cênica o bairro do Bixiga, traz ações de acolhimento e compartilhamento.

A Companhia Teatro do Incêndio, que comemorou 25 anos em 2021 com o lançamento do projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza da Vida, Esquina Cortada: Ave, Bixiga!,  abre inscrições para o segundo chamamento público que contempla coletivos, companhias ou grupos de teatro, crianças e adolescentes.

Trata-se da residência artística A Aurora É Coletiva e do projeto SOL.TE de teatro para crianças e adolescentes (iniciantes e rematrículas). Os interessados devem se inscrever no período de 19 de dezembro de 2021 a 18 de Janeiro de 2022 pelo site teatrodoincendio.com.

A Aurora É Coletiva – Residência Artística vai selecionar dois coletivos, companhias ou grupos teatrais para usufruir do espaço físico do Teatro do Incêndio, durante oito meses, para imersão em sua produção e/ou pesquisa estética. A finalidade é apoiar a manutenção e o trabalho continuado dos grupos, companhias ou coletivos, sediados na cidade de São Paulo, com mais de cinco anos de atividades comprovadas, que não tenham sido contemplados em editais públicos ou privados, exceto referentes à Lei Aldir Blanc. Ambos receberão apoio financeiro, uma ajuda de custo no valor de R$ 5.440,00.

Com nome emprestado de um poema de Leminski, o SOL.TE, projeto idealizado e coordenado pela arte-educadora Gabriela Morato, é uma ação permanente e gratuita de teatro para crianças e adolescentes. São duas turmas de 35 participantes cada - 6 a 12 anos e 13 a 17 anos - com aulas aos sábados, das 10h às 11h e das 11h às 12h, respectivamente, que vão de janeiro a maio de 2022.

Teatro do Incêndio submerge no Bixiga

Contemplado pela 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza de Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga!  tem como principal atividade a montagem de um espetáculo inédito sobre o Bixiga, resultante do treinamento e da pesquisa dramatúrgica, explorando a prática criativa do grupo. “A estética fica gasta. A linguagem de um grupo também precisa ser questionada constantemente. Assim, nos propusemos o desafio de nos reaprender. Na verdade é um espetáculo feito com o Bixiga e não sobre ele”, afirma Marcelo Marcus Fonseca, diretor e fundador do Teatro do Incêndio.

Integradas de forma orgânica ao projeto, e sem as quais ele não se realizaria, o grupo promove ações que envolvem a sociedade de forma geral. Além de Afluentes (vivência artística para jovens, realizada em 2021), de A Aurora É Coletiva (residência artística / 2021 e 2022) e do projeto permanente SOL.TE (teatro para crianças e adolescentes), Ave, Bixiga!, conta ainda com sete rodas de conversa com Mestres da cultura popular ligados ao carnaval e à identidade cultural do Bixiga, iniciadas em outubro.

Inscrições

Projeto: Sou Encruzilhada, Sou porta de entrada. Sou correnteza de vida, esquina cortada: Ave Bixiga!

Residência - A Aurora É Coletiva

Para coletivos, grupos e companhias de teatro. Acontece: de maio a dezembro/222.

Oficinas de teatro - SOL-TE
Para crianças (6 a 12 anos) e adolescentes (13 a 17 anos). Acontece: de janeiro a maio/2022.

Informações e inscrições: https://www.teatrodoincendio.com/ave-bixiga
Período: 19 de dezembro/2021 a 18 de janeiro/2022
Os nomes dos selecionados e contemplados serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2022, por e-mail e pelas redes sociais - @teatrodoincendio.

Teatro do Incêndio
Rua 13 de Maio, 48 - Bela Vista (Bixiga). São Paulo/SP.
(11) 95235-0664 | (11) 95118-3992
producao.teatrodoincendio@hotmail.com

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.brDescrição: Share Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário