quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Em fevereiro o Grupo Rosas Periféricas circula pela ZL com o infantil Ladeira das Crianças - TeatroFunk

A programação ainda traz performance em homenagem à Semana de Arte Moderna,
na Casa de Cultura São Rafael, e visita do Sarau da Antiga 28 a saraus paulistanos.

Ladeira das Crianças - TeatroFunk (foto de Allan Bravos) 

O Grupo Rosas Periféricas segue com o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, c
ontemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Em fevereiro, tem circulação no território de atuação e de afeto do grupo - na Zona Leste da capital - com o espetáculo infantojuvenil Ladeira das Crianças – TeatroFunk. O acesso é grátis!

Nos dias 13 e 19 de fevereiro (domingo e sábado, às 11h), o grupo se apresenta na Praça Oswaldo Luiz da Silveira, no Parque São Rafael. Além de exibições online, nos dias 9 e 10/02 (quarta e quinta, às 15h) pelo Facebook - @rosas.perifericas e YouTube - Grupo Rosas Periféricas, o espetáculo será apresentado também para alunos de escolas públicas: E.M.E.F. Professor José Carlos Nicoleto Zito (11/2), no Jardim Rodolfo Pirani; E.E. Professor Isaac Schraiber (11/2), no Parque São Rafael; CEU E.M.E.F. Tatiana Belinky (16/2), no Jardim Sapopemba; e E.E. Professor Didio da Silveira Baldy (18/2), na Vila Tolstói.

No enredo de Ladeira das Crianças - TeatroFunk, o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk.  No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. A dramaturgia é de Marcelo Romagnoli, a partir das memórias dos integrantes do grupo e de crianças moradoras do Parque São Rafael (ZL) e dos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, do escritor periférico Ferréz. A peça, dirigida pelo coletivo, estreou em 2019, quando o grupo completou 10 anos. Investigando o próprio território, os integrantes perceberam a importância das crianças para formação de um público periférico e, junto com elas, da valorização da linguagem do funk na região.

Texto: Grupo Rosas Periféricas - livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Fotos: Andressa Santos e Allan Bravos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.

Rosas faz 10 anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro foi concebido para festejar os 10 anos de trabalho do Grupo Rosas Periféricas (2009-2019), atuante na Zona Leste de São Paulo. Na programação, uma mostra de repertório de suas produções, além de apresentar trabalhos de companhias parceiras, pesquisas e vozes inspiradoras para o coletivo. Realizado durante a pandemia, as ações vêm acontecendo de maneira híbrida, ora remotamente (principalmente na fase inicial) ora presencialmente.

Esta terceira etapa do projeto leva o nome Roseira Floriu e Espalhou Perfume e traz três importantes ações, no primeiro semestre de 2022: a circulação do espetáculo Ladeira das Crianças - TeatroFunk pelas periferias da cidade (zonas leste, oeste, norte e sul), uma nova temporada do Sarau da Antiga 28 (datas a serem divulgadas) e uma Festa-Exposição com a exibição do filme sobre o projeto Rosas faz 10 anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro e o lançamento do livro com a história do grupo.

O Sarau da Antiga 28 Pergunta são encontros entre o sarau criado pelo Rosas Periféricas e saraus tradicionais de São Paulo, buscando entender a dinâmica de cada um, conhecer suas histórias e reverenciá-los, reservando momentos para literatura marginal e poesia. O Rosas Periféricas criou o Sarau da Antiga 28, em 2016, com temporadas mensais para discutir temas que passam pela política, mulher, América Latina, cor da pele e outros, além da poesia lida e/ou inventada. O nome vem do endereço de sua primeira sede, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael. Depois de receber e entrevistar integrantes de saraus tradicionais de São Paulo, em 2021, uma temporada acontece nos próximos meses.

Finalizando as atividades do projeto, a terceira etapa será concluída em uma Festa-Exposição para a comunidade na sede do grupo com a exibição do filme produzido durante as atividades de Rosas Faz 10 anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro, lançamento de um livro com a história do Rosas e uma exposição das fotografias. São registros poéticos sobre a memória do grupo e do projeto atual. O filme de curta-metragem será disponibilizado, posteriormente, em seu canal no YouTube. O livro registra toda a trajetória do grupo e de seus integrantes (atuais e antigos), história das produções e depoimentos de parceiros, parceiras e dos atores. A distribuição será gratuita aos presentes no encerramento e em bibliotecas municipais, preferencialmente naquelas localizadas na zona leste da cidade.

O projeto em 2021

As duas primeiras etapas de Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro aconteceram em 2021. Espetáculos montados pelo Rosas Periféricas, entre 2009 e 2019, foram apresentados em sessões online: Vênus de Aluguel, Rádio Popular da Criança, Narrativas Submersas, Lembranças do Quase Agora, Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças - TeatroFunk, além da performance Fêmea e da leitura dramática de A Mais Forte. “Nossas montagens trazem estudos sobre o universo da mulher e das crianças, o trabalho e a memória do bairro. O reencontro com uma produção nos faz repensar e refletir sobre o próprio trabalho, diante do distanciamento gerado pelo tempo”, comentam os integrantes. O projeto também recebeu espetáculos de grupos e coletivos parceiros em apresentações virtuais: As Caracutás, FemiSistah, O Buraco d’Oráculo, CTI - Companhia Teatro da Investigação, Grupo Pandora e Cia. Bendita. “Tecer redes possibilita difusão do teatro periférico, o acesso à cultura e a continuidade de trabalhos, mesmo fora de editais públicos”, argumentam.

As Rodas de Conversa sobre teatro trouxeram diálogos artísticos e discussão sobre o direito de todos ao acesso à arte e à cultura, mediadas por mulheres - Marta Baião e Fernanda Haucke. Oficinas Artísticas para crianças e jovens fizeram parte da programação com ministrantes convidados, cujos temas foram: Brincadeiras de Rua, Percussão, Escrita, Passinho, Rimas e História do Funk. Os encontros ao vivo com saraus paulistanos aprofundou a pesquisa do grupo na busca de aprimorar o formato do seu Sarau da Antiga 28. Foram eles: Sarau da Cooperifa, Sarau Urbanista Concerto, Sarau no Kintal, Sarau Elo da Corrente, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Sarau Comungar, Sarau do Vale, Sarau da Brasa e Sarau Tem Coragem!?.

Agenda | Fevereiro

TEATRO & PERFORMANCE

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças - TeatroFunk

Com: Grupo Rosas Periféricas

Grátis. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre

Online

9 e 10 de fevereiro (quarta e quinta)
15h - Exibição: Facebook/rosas.perifericas | YouTube - Grupo Rosas Periféricas.

Aberto ao público

13 e 19 de fevereiro (domingo e sábado)
11h - Praça Oswaldo Luiz da Silveira, s/n - Parque São Rafael – São Paulo/SP.

Fechado para escolas

11 de fevereiro (sexta)
14h - E.E. Professor Isaac Schraiber
Rua Álvaro de Prado, 165 – Parque São Rafael. São Paulo/SP.
17h - E.M.E.F. Professor José Carlos Nicoleto Zito
Rua Bandeira de Aracambi, 707 - Jardim Rodolfo Pirani. São Paulo/SP.

16 de fevereiro (quarta)
11h e 14h - CEU E.M.E.F. Tatiana Belinky
Rua Manuel Quirino De Mattos, s/n - Jardim Sapopemba, São Paulo - São Paulo.

18 de fevereiro (sexta)
11h e 14h - E.E. Professor Didio da Silveira Baldy
Rua Senador Sazarate, 31 – Vila Tolstói – São Paulo/SP.

Performance: Maloqueragem Moderna

Com: Grupo Rosas Periféricas
13 de fevereiro (domingo, às 13h)
Casa de Cultura São Rafael
R. Quaresma Delgado, 354 - Jardim Vera Cruz (ZL). São Paulo/SP.

Grátis. Duração: 30 minutos. Classificação: Livre.

A performance Maloqueragem Moderna  é a nova produção  do grupo em comemoração ao Centenário da Semana de 22. O nosso Teatro Maloqueiro é a ruptura dos moldes clássicos do teatro clássico elitista da cidade de São Paulo. Valorizamos e enaltecemos a nossa identidade periférica, as nossas vozes em gírias, os nossos corpos em movimento do funk, assim como no Movimento Modernista, em 1922, que tinha a perspectiva de valorizar a cultura brasileira. Chegamos no 22 +100 para mostrar a arte da ‘ponte pra cá’”.

Elenco: Michele Araújo, Monica Soares e Rogerio Nascimento. Percussionista: Rogerio Nascimento. Cenografia e adereços: O Grupo. Artista visual: Kari. Figurinista: Lais Da Lama. Artista gráfico: Fernando Santos @imneegrow. Composição original: MC GH da Capital. Direção musical: ONÃ. Operadora de som: Priscyla Kariny. Administração: Monica Soares. Produção geral e executiva: Michele Araújo. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: Gabriela Cerqueira, Paulo Reis, moradores e moradoras do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz e Daniela Machado.

SARAUS

Sarau da Antiga 28 Visita 

Eventos abertos ao público

21 de fevereiro (segunda, às 19h)
Sarau/Roots/Reggae
Ocupação Artística Canhoba - Rua Canhoba, 299 – Perus. São Paulo/SP.
O Sarau da Antiga 28 Visita o Sarau/Roots/Reggae durante o 7º Ato Artístico Coletivo Perus, organizado pelo Grupo Pandora de Teatro, do qual participa o Sarau Segunda Negra. Tradicional na zona norte da cidade, o Segunda Negra acontece no Espaço Cultural Libertário Fofão Rock’n Bar, misturando poesia e ritmos como punk, reggae, rap e samba com o objetivo de promover a literatura marginal.

25 de fevereiro (sexta, às 19h30)
Slam da Guilhermina
Rua Astorga, 774 - Metrô Guilhermina-Esperança. São Paulo/SP.
O Sarau da Antiga 28 visita o Slam da Guilhermina, que é um campeonato de poesias faladas, o 2º Poetry Slam do Brasil. O evento acontece mensalmente em uma praça a céu aberto na Vila Guilhermina - zona leste paulistana, desde fevereiro de 2012 com sucesso de público. 

Nas redes:
Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/GrupoRosasPeriféricas

 

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-38409 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário