terça-feira, 9 de abril de 2019

Companhia de Danças de Diadema leva espetáculos a cidades paulistas pelo projeto Fluxo & Reflexo


Apresentações em Caraguatatuba, Pirassununga, Mogi das Cruzes, Praia Grande e Itatiba.

EU por detrás de MIM - foto de Sílvia Machado

Premiada e atuante no Brasil e no exterior, a Companhia de Danças de Diadema – que em maio completa 24 anos de história – está em circulação por cinco cidades do interior de São Paulo com o projeto Fluxo & Reflexo. A programação (grátis) ocorre nos meses de abril, maio e junho com apresentação de dois espetáculos de seu repertório - EU por detrás de MIM e Força Fluída -, além do workshop Fluxo & Reflexo.

São dois dias em cada cidade, a saber: Caraguatatuba (11 e 12/4), Pirassununga (18 e 19/4), Mogi das Cruzes (25 e 26/5), Praia Grande (6 e 7/6) e Itatiba (8 e 9/6). Rio Grande da Serra foi a primeira cidade a ser contemplada com o projeto. No primeiro dia, a atração é o espetáculo EU por detrás de MIM (coreografia de Ana Bottosso). No segundo, a companhia ministra o workshop Fluxo & Refluxo, à tarde, e apresenta a montagem Força Fluída (coreografia de Jaeduk Kim), à noite.

Fluxo & Reflexo pretende expor, por meio de duas obras distintas e de diferentes coreógrafos, a alta performance e versatilidade dos artistas da Companhia, ora no vigor visceral dos corpos, ora na carga dramatúrgica tão visceral da subjetividade da dança contemporânea.   

Circular com as mais recentes e premiadas obras desta Companhia mostra a flexibilidade de interpretação dos artistas, estimula a motivação às plateias de dança por meio de apresentações, workshops e conversas com o público após cada espetáculo.  O projeto oferece atividades que enfatizam o modo de trabalhar o corpo na cena e a visão artística sobre a linguagem da dança desenvolvida pela Companhia de Danças de Diadema.

Este projeto tem o incentivo da Secretaria de Estado da Cultura de SP por meio do Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo.

EU por detrás de MIM

A montagem EU por detrás de MIM (2017), que tem concepção, direção e coreografia assinadas por Ana Bottosso, foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.

Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além  deste que conhecemos, para conceber a coreografia. Seria este mundo mais - ou menos - real? Esta e outras questões surgiram durante o processo de criação, elaborado em conjunto com o elenco da Companhia. Já a trilha sonora foi especialmente criada por Fábio Cardia, fazendo uma analogia aos reflexos sonoros. Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana sentiu-se motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos na exposição eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. Esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta. O prorcesso recebeu também influências do conto O Espelho, de Guimarães Rosa, que apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que ainda convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso.

Força Fluída

Foto de Silvia Machado
Com coreografia assinada pelo sul-coreano Jaeduk Kim e direção geral de Ana Bottosso, Força Fluída estreou em 2017. O espetáculo harmoniza força e delicadeza em movimentos inspirados na cultura ancestral oriental pelo viés contemporâneo de Jaeduk. Artista de múltiplas facetas, o coreógrafo criou a trilha sonora baseada em cânticos de sua tradição oriental, utilizando a sonoridade de instrumentos típicos de sua cultura e voz monocórdia. A coreografia transita pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a música, com os sons, ora expressando-se com a força de um guerreiro, ora com a delicadeza de uma folha caindo no outono. Esses e demais elementos da ancestral cultura oriental se encontram na obra, traduzidos pelo olhar contemporâneo e sensível do criador e dos intérpretes da Companhia, que atuam em Força Fluída.    

Sinopse: O fluxo natural vem da natureza. O fluxo da respiração está de acordo com a natureza. Qual é a força que flui...? O que faz o forte fluir...? (Jaeduk Kim)

Programação

Caraguatatuba
11/04 (quinta, às 20h) – espetáculo: EU por detrás de MIM
12/04 (sexta, às 14h) – workshop: Fluxo & Reflexo
12/04 (sexta, às 20h – espetáculo: Força Fluída
Local: Teatro Mário Covas (Av. Goiás, 187 - Indaiá). Grátis.

Pirassununga
18/04 (quinta, às 20h) – espetáculo: EU por detrás de MIM
19/04 (sexta, às 14h) – workshop: Fluxo & Reflexo
19/04 (sexta, às 20h) – espetáculo: Força Fluída
Local: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli (Av. Painguás, 2014 - Vila Guimarães). Grátis.

Mogi das Cruzes
25/05 (sábado, às 20h) – espetáculo: EU por detrás de MIM
26/05 (domingo, às 14h) – workshop Fluxo & Reflexo
26/05 (domingo, às 19h) – espetáculo: Força Fluída
Local / espetáculos: Theatro Vasques (Rua Dr. Corrêa, 515 - Largo do Carmo). Grátis.
Local / workshop: Casa do Hip Hop (R. Coronel Cardoso de Siqueira, 48 - Centro)

Praia Grande
6/6 (quinta, às 20h30) – espetáculo: EU por detrás de MIM
7/6 (sexta, às 14h) – workshop: Fluxo & Reflexo 7/6
7/6 (sexta, às 20h30) – espetáculo: Força Fluída
Local / espetáculos: Palácio das Artes - Teatro Serafim Gonzales (Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão). Grátis.
Local / workshop: Escola Municipal Porto das Artes (Av. São Paulo, 900 - Boqueirão)

Itatiba
8/6 (sábado, às 20h) – espetáculo: EU por detrás de MIM
9/6 (domingo, às 19h) – espetáculo: Força Fluída
9/6 (domingo, ás 10h) – workshop: Fluxo & Reflexo
Local / espetáculos: Teatro Ralino Zambotto (Rua Romeu Augusto Rela, 1100 - Jardim do Engenho). Grátis.
Local / workshop: Biblioteca Municipal Chico Leme (Rua Campos Sales, 380 – Centro)

Ficha técnica

Direção geral: Ana Bottosso
Coreografia (EU por detrás de MIM): Ana Bottosso
Coregrafia (Força Fluída): Jaeduk Kim (Coreia do Sul)
Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones
Assistência de coreografia: Carolini Piovani
Concepção musical (EU por detrás de MIM): Fábio Cardia
Concepção musical e figurino (Força Fluída): Jaeduk Kim
Desenho e operação de luz: Silviane Ticher
Sonoplastia: Daniela Garcia / Jeh Salles
Confecção de figurinos (EU por detrás de MIM): Cleide Aniwa
Confecção de figurinos (Força Fluída): Célia Bonifácio
Professor de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinícius
Professor de dança moderna: Reinaldo Soares
Orientação de yoga: Daniele Santos
Professores de dança contemporânea: Ana Bottosso, Carolini Piovani, Elton de Souza e Ton Carbones
Condicionamento físico: Carolini Piovani
Assistência de produção: Daniela Garcia / Jeh Salles

Elenco: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Guilherme Nunes, Júlia Brandão, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

Facebook @companhiadedancas | Instagram @ciadedancasdiadema


Nenhum comentário:

Postar um comentário