terça-feira, 30 de abril de 2019

Longa coproduzido pela Escola de Atores Wolf Maya entra em circuito nacional pelo Projeta às 7 do Cinemark



O longa-metragem “A Quarta Parede” estreia no dia 9 de maio na rede Cinemark de todo o Brasil. Dirigido por Hudson Senna e produzido pela Labuta Filmes, o filme tem a Escola de Atores Wolf Maya e do Estúdio Tocha como coprodutores. Bruno Autran assina o roteiro e Rodrigo Trevisan Siqueira, a produção.

O longa foi realizado como projeto de conclusão de curso da Escola de Atores Wolf Maya, em 2016, e parcerias para finalização e pós-produção viabilizaram a conclusão do projeto que chega às telas. Com exceção de dois atores convidados (Dagoberto Feliz e Jair Assumpção), o elenco é composto por alunos do último módulo da escola. “A Quarta Parede” marca a estreia de Hudson Senna na direção de longas.

As sessões integram a programação do Projeta às 7uma iniciativa da Cinemark em parceria com a distribuidora Elo Company, que oferece sessões de segunda à sexta-feira, às 19 horas, em 20 salas da rede, em 19 cidades do país, a preços especiais de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Em São Paulo, “A Quarta Parede” tem exibições em salas dos shoppings Eldorado e Santa Cruz.


Cronograma

3 de maio (sexta, às 10h30)
Cabine / Imprensa – Cinemark Eldorado
Local: Cinemark / Shopping Eldorado

4 de maio (sábado, às 15h)
Local: Teatro Nair Bello / Escola Wolf Maya São Paulo
Rua Frei Caneca, 569 - Cerqueira César. SP/SP. Tel: (11) 3472-2444.
Shopping Frei Caneca  - 3º Piso, Loja 401ª.
Bate-papo sobre a produção e o processo criativo dos atores com presença do elenco, roteirista e diretor do longa.

7 de maio (terça, às 19h)
Local: Cinemark / Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 - SP/SP.
Pré-estreia do filme, em São Paulo, com presença de atores e do diretor. Início da sessão: às 20h.

9 de maio (quinta, às 19h)
Local: Cinemark
Estreia nacional do filme no Projeta às 7, em todas as cidades que o projeto contempla.

13 de maio (segunda, às 19h)
Local: Cinemark / Downtown & Escola de Atores Wolf Maya
Cinemark - Av. das Américas, 500, Barra da Tijuca. RJ.
Escola Wolf Maya - Av. das Américas, 2.000, Barra da Tijuca. RJ. Freeway Center.
Evento carioca de estreia do filme com presença de atores e do diretor, seguido de bate-papo na Escola de Atores Wolf Maya.

A QUARTA PAREDE
Brasil, 2019. Ficção, 96min. Cor.

 “A Quarta Parede” é um longa ficcional que mostra a preparação de uma equipe de jovens atores prestes a estrear uma peça de teatro, e montra ainda o que ocorre com esse grupo fora dos palcos, durante este período. Nas relações dos personagens são abordados temas sociais importantes como descoberta da sexualidade, abusos, cyberbullyng, violência doméstica e suicídio, retratados intencionalmente de maneiras superficiais e imediatistas. “Esses temas são citados, mas logo são deixados de lado, por conta do surgimento de uma nova informação. O filme faz uma metáfora com as redes sociais, como em um feed de Facebook, o qual não há aprofundamento nos assuntos, apenas uma breve vontade de falar sobre aquilo”, explica Bruno Autran, produtor do longa.

Já no início do filme, descobrimos que um dos integrantes da companhia de teatro cometeu suicídio. Em seguida, o protagonista Teo (Tutty Mendes) é interrogado pela polícia, em busca de entender o seu envolvimento no fato, questionando-o sobre um vídeo postado na Internet. A narrativa, nem sempre linear, intercala três camadas e apoia-se em uma linguagem cinematográfica dinâmica e moderna.. A primeira delas ilustra a encenação da peça “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre. A segunda é uma espécie de documentário, composta por breves testemunhos de personagens ajudam a construir o perfil de Teo e entender suas ações. A terceira camada é a representação ficcional do cotidiano.

Sinopse - Teo é um jovem e talentoso ator, membro de uma companhia de teatro que está prestes a encenar “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre. No processo de escolha do elenco, o diretor utiliza de critérios duvidosos para selecionar os protagonistas - popularidade nas redes sociais – e o rapaz acaba ficando de fora da montagem. Sentindo-se injustiçado, Teo decide fazer sua própria performance a fim de provar que o “inferno são os outros”, máxima da obra de Sartre. Para tal, o rapaz enxerga nas redes sociais, uma ferramenta poderosa para manipular todo o grupo. Quando um dos integrantes da companhia comete suicídio, Teo percebe que o plano fugira de seu controle.

Ficha técnica - Direção: Hudson Senna. Roteiro: Bruno Autran. Produção: Rodrigo. Trevisan Siqueira. Produção executiva: Hudson Senna, Hudson Glauber e Bruno Autran. Direção de fotografia: Hudson Senna. Assistência de fotografia e câmera: Lucas Bazoni. Arte: Hudson Senna e Bruno Autran. Edição: Jackson Ono e Bruno Autran. Desenho de som, trilha sonora e mixagem: Ladislau Kardos. Som direto: Heitor Neves. Assistência de produção: Davyd Rafael. Assistência de direção: Desireé Valagna. Elenco: Tutty Mendes, Lucila Miranda Araújo, João Barletta, Bruna Massarelli, Mila Salomão, Rafael Bertholini, Amanda Vieira, Nathalia Bacci, Muriel Munin, Breno Pedroza, Ellen Navarro, Adriana Prado, Jéssica Oliva, Stella Abreu, Sophia Dutra, Dagoberto Feliz e Jair Assumpção. Produção: Labuta Filmes, Estúdio Tocha e Escola de Atores Wolf Maya. Distribuição: Elo Company.

Nota do diretor

Esse filme surgiu de uma demanda da própria classe (da Escola de Atores Wolf Maya) em ver seus questionamentos expostos e de minha busca em formar atores que reflitam sobre a realidade em que vivem. Convidei o Bruno Autran para escrever um roteiro que tratasse das questões levantadas pelos próprios alunos. Com sua enorme sensibilidade, ele traduziu as questões dos alunos em um belíssimo filme de ficção.

Depois de montado, Bruno decidiu trocar o título do filme. Inicialmente, era “Para Existir”, já que o filme se trata dos bastidores de uma montagem do texto do Sartre. “A Quarta Parede” é um título que traz essa metalinguagem que permeia realidade e ficção. Como professor, dirigi vários filmes de formação de atores. Essas horas de set oferecem uma agilidade de direção que foi muito bem aproveitada para esse filme. Minha experiência como fotógrafo também me auxiliou na linguagem que eu desejava retratar. Como estar muito próximo da cena, explorar a câmera na mão, deixar os atores a vontade na frente da câmera. Dirigir e fazer a fotografia do filme foi uma experiência nova, mas fui muito bem auxiliado por ter o autor dentro do set.

O diretor

Hudson Senna começou sua carreira artística, em 2001, como ator. Atuou em diversas peças teatrais, novelas e campanhas publicitárias até assumir o papel de diretor de teatro, 10 anos depois. Dirigiu o espetáculo “Trilogia do Fim”, em 2010, “Véspera”, em 2012, e o musical infantil “A Carruagem de Berenice”, em 2018, que recebeu quatro estrelas tanto da Folha de S. Paulo quanto na revista Veja SP. É professor da Escola de Atores Wolf Maya, desde 2004. Faz preparação de atores nas disciplinas de Interpretação para TV/Cinema e Projeto de Vídeo, escrevendo e dirigindo filmes dos alunos. Formado em fotografia e artes plásticas pela Escola Panamericana de Artes e em Direção de fotografia pela Escola Inspiratorium, fundou seu próprio estúdio, em 2015. Atualmente, Hudson desenvolve ensaios fotográficos autorais, direção de clipes musicais, direção de teatro e de cinema. “A Quarta Parede” é a sua estreia na direção de longas-metragens.

Depoimento do ator - Tutty Mendes, Teo

Por enxergar certas semelhanças entre mim e o Teo, acho que esse foi um dos trabalhos onde mais emprestei coisas minhas para a personagem. Um dos métodos que utilizei para criar o Teo foi a pesquisa e construção de partituras de ação física; gosto de utilizar essa ferramenta em meus trabalhos. Algumas características do Teodoro me lembravam muito o próprio roteirista do nosso longa, mesmo Bruno sendo contrário a isso (risos). Sendo assim, resolvi fazer uma “homenagem” a ele e adotei seu jeito “pendular” andar para o Teo. Pesquisar referências de jovens cineastas brasileiros, passei a seguí-los nas redes sociais e acompanhar alguns canais relacionados no YouTube. Foi um processo muito divertido.  Esse roteiro aborda temas atuais e infelizmente muito comuns. Neutralizar a empatia do ser humano, tão comum em nós, e passar a encarar certas situações com frieza e dar corda para ver até onde o Teo iria para atingir seu objetivo, sem julgá-lo, foram as coisas mais desafiadoras nesse personagem para mim.

Labuta Filmes

Produtora brasileira independente, especializada na área de conteúdo audiovisual, que nasceu para representar os projetos experimentais criados e coproduzidos por seu fundador, o jovem cineasta Bruno Autran. Desde sua criação em 2012, os filmes da Labuta Filmes já se destacam no circuito dos festivais nacionais e internacionais tais como: Gramado, Kinoforum, Cartagena, Huelva, Molodist, Huesca, Oporto, Orlando, Bruxelas, Festin, Fesancor, Monterrey e muitos outros. Entre as produções mais relevantes estão os curtas-metragens: “Pedaços” (2013), “Dentro” (2014), “Deja Vu” (2015), “Coração Pela Boca” (2016), “Dueto” (2016), “O Museu das Pequenas Lembranças” (2016), “Abusos” (2017), “Joana Dar’c” (2017), “Objeto/Sujeito” (2017), “Um Homem Sem Importância” (2018) e os longas-metragens “A Quarta Parede” e “Volume Morto”, este último em fase de pós-produção. Tais trabalhos somam até agora mais de 40 prêmios e 150 seleções em festivais ao redor do mundo.

Elo Company

Empresa especializada em produção e distribuição audiovisual fundada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman. No mercado há 13 anos, conta com uma estrutura completa de desenvolvimento de conteúdo, curadoria, planejamento de distribuição e vendas nacionais e internacionais. São mais de 400 títulos em seu lineup, entre eles “O Menino e o Mundo”, “S.O.S: Mulheres ao Mar 2” e o documentário “Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil”, além de títulos de importantes produtoras brasileiras como RT Features, Paranoid e Ananã. Seu longa mais recente é "Tito e os Pássaros", exibido em festivais como o de Annecy, Toronto e Los Angeles, além de ser premiado no Anima Mundi e pré-indicado ao Oscar de 2019. Para o próximo ano, a Elo prevê lançar 30 títulos nos cinemas com destaque para "Rio Santos", "Cravos", "Torre das Donzelas" e "Mussum - O Filme do Cacildis". A Elo Company tem entre seus objetivos conectar produções brasileiras com o mercado internacional e desenvolver novos modelos de negócios como o Selo ELAS (fomenta projetos dirigidos por mulherres; o primeiro lançamento foi "Amores de Chumbo", em 2018) e o Projeta às 7 (parceria com a Cinemark, iniciada em 2018, com o objetivo de ressaltar o cinema nacional; lançou mais de 14 filmes - do terror ao documentário esportivo).

Projeta às 7

Iniciativa da Cinemark e Elo Company que abre uma nova janela para o cinema brasileiro. Os filmes participantes são de diversos gêneros, vindos de norte a sul do Brasil, dirigidos por homens e mulheres consagrados ou iniciantes, e ganham sessões de pré-estreia de segunda a sexta-feira, às 19h, com preços especiais de R$ 12 e exibição simultânea em 20 salas de cinema em 19 cidades do Brasil: São Paulo (Shoppings Eldorado e Santa Cruz), Rio de Janeiro (Downtown), Aracaju (Shopping Jardins), Belo Horizonte (Pátio Savassi), Brasília (Pier 21), Campinas (Iguatemi), Campo Grande (Shopping Campo Grande), Cuiabá (Shopping Goiabeiras), Curitiba (Shopping Miller), Goiânia (Shopping Flamboyant), Londrina (Boulevard Londrina), Natal (Midway Mall), Porto Alegre (Barra Sul), Recife (Riomar), Ribeirão Preto (Novo Shopping), Salvador (Salvador Shopping), Santos (Praiamar), São José dos Campos (Colinas) e Vitória (Shopping Vitória).

Escola de Atores Wolf Maya 

Criada em 2001, com o objetivo de preparar novos profissionais para o mercado de teatro, cinema e televisão, a Escola de Atores Wolf Maya é uma idealização do ator e diretor Wolf Maya, tendo uma unidade em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Já formou bem mais de 25 mil profissionais, muitos revelados como talentos em televisão, teatro, teatro musical e cinema. A escola oferece também cursos complementares de Interpretação para TV e Teatro Musical, entre outros. Possui um teatro em cada unidade - Teatro Nair Bello (SP) e Teatro Nathália Timberg (RJ), estúdio profissional de TV/cinema com equipamentos de última geração, ilhas de pós-produção e todo o formato industrial para a prática do audiovisual.


Informações à Imprensa

A QUARTA PAREDE
Fernanda Thompson Estratégias - (11) 3088-4252
Juliana Arruda - juliana.arruda@ftestrategias.com.br
Natália Vaquelli - natalia.vaquelli@ftestrategias.com.br

ESCOLA DE ATORES WOLF MAYA
 Verbena Comunicação - (11) 2738-3209 / 99373-0181-
Eliane Verbena / João Pedro - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário