quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Teatro do Incêndio encerra projeto de resistência com a peça Rebelião - O Coro de Todos os Santos


O Teatro do Incêndio apresenta também, no dia 7 de dezembro (sábado, às 15h30 e às 19h30), dois espetáculos criados pelo projeto Sol-Te, que atende crianças e adolescente.

Nos dias 14 e 15 de dezembro (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), o espetáculo Rebelião – O Coro de Todos os Santos finaliza o projeto Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida, iniciado em agosto, que reuniu cinco montagens da companhia, entre outras atividades.

Marcelo Marcus Fonseca, que fundou o grupo há mais de 23 anos, assina o texto e a direção de todas as montagens.

No enredo, Artura (Gabriela Morato), Cacimba (Elena Vago) e Jí (Paula Almeida) saem do interior do país com o intuito de salvar o Brasil, devolvendo para Portugal símbolos da colonização. Para cumprirem a missão eles enfrentam os terríveis Arranca-línguas, figuras míticas que encontram durante a viagem.

Rebelião - O Coro de Todos os Santos é a segunda peça do projeto A Gente Submersa, um trabalho de pesquisa do grupo sobre heranças e descaracterização da cultura e da sabedoria popular pelo esquecimento das raízes que moldaram o brasileiro. Trata da manifestação popular como revide contra seu apagamento, como arma de guerra no combate à intolerância religiosa, à infantilização da cultura produzida atualmente e às ingenuidades que aceitam lutas separadas e compartimentadas na sociedade moderna.

O diretor desabafa: “Esse é o espetáculo ‘de saco cheio’. Saco cheio de insensibilidade, de em cima do muro, de engolir a pobreza de manifestações sociais, políticas e culturais no país de Jorge Amado, Vinícius de Moraes, Nelson Sargento. Saco cheio de dizer que gostamos do que não gostamos, de dar ibope para o que não queremos, de desprezar a cultura do nosso país em prol de uma manifestação rasa. A indústria do entretenimento cria um mundo falso, de barulho ensurdecedor para destruir nossa identidade. Teatro não é entretenimento”.

Rebelião é a revolta de toda a raiz brasileira que se levanta com direito a protestar contra tudo que não lhe representa nas culturas oferecidas pela mídia. Protagonistas nas três montagens do projeto, Gabriela Morato afirma que o trabalho foi fundamental para sua formação como cidadã e como artista. “A mulher é a própria terra, é a vida. Hoje ela descobriu que pode mudar as coisas e que sua força inspira e transforma. Tive a honra de viver nessa trilogia várias faces e idades da mulher brasileira”.

FICHA TÉCNICA - Texto e direção: Marcelo Marcus Fonseca. Figurinos: Gabriela Morato. Iluminação: Rodrigo Alves, Marcelo Marcus Fonseca e Valcrez Siqueira. Preparação corporal, coreografias e adereços: Gabriela Morato. Música ao vivo: Renato Pereira, Luiz Viola, Renato Silvestre, Xantilee de Jesus e Yago Medeiros. Fotos: Giulia Martins. Design gráfico: Gustavo Oliveira. Produção e realização: Teatro do Incêndio.

Elenco: Gabriela Morato, Elena Vago, Marcelo Marcus Fonseca, Letícia Nerak, Valcrez Siqueira, Renato Silvestre, Paula Almeida, Thays Ferreira, Jade Buck, Gui Mameluco, Heloisa Feliciano, Kaena Chioratto e Amanda Santana.

Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida

Sem apoio de nenhuma natureza, em 2019, a Cia. Teatro do Incêndio, em reação ao atual momento de ‘estrangulamento cultural’, lançou uma programação de resistência para o segundo semestre de 2019. Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida apresentou, de julho a dezembro, cinco espetáculos do repertório do grupo, rodas de samba e oficinas livres de artes para crianças e adolescentes.

Os espetáculos, dirigidos por Marcelo Marcus Fonseca, que formaram a programação (um a cada mês) foram: São Paulo Surrealista (2012 / 2014), O Pornosamba e a Bossa Nova Metafísica (2014 / 2015), O Santo Dialético (2016), A Gente Submersa (2017) e Rebelião - O Coro de Todos os Santos (2018). Esta mostra sintetiza o trabalho de pesquisa de linguagem dos últimos sete anos do coletivo, período em que construiu três teatros até conquistar sua sede definitiva na emblemática entrada do bairro Bixiga, esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, onde já funcionou a lendária boate Igrejinha e o Café Society.

Serviço

Apresentações: Sol-Te
7 de dezembro. Sábado, às 15h30 e às 19h30
Ingressos: Contribuição voluntária. Duração: 1h. Classificação: Livre
Sinopse: Apresentação final de dois espetáculos criados pelas turmas do projeto Sol-te - Oficina Livre de Teatro, junto aos artistas educadores do Teatro do Incêndio: Pe.que.nos (6 a 11 anos) e E.vo.lu.ir (12 a 17 anos), às 15h30 e às 19h30, respectivamente. Esta atividade, idealizada pela atriz e produtora Gabriela Morato, teve início em 214.

Espetáculo: Rebelião – O Coro de Todos os Santos
Projeto: Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida
Datas: 14 e 15 de dezembro. Sábado (às 20h) e domingo (às 19h)
Duração: 90 min. Classificação: 14 anos. Gênero: Drama apocalíptico.
Ingressos. R$ 80,00. Bilheteria: 2 horas antes das sessões. Capacidade: 99 lugares.
http://www.teatrodoincendio.com / Nas redes: @teatrodoincendio

Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 - Bela Vista. São Paulo/SP.
Tel.: (11) 2609-3730 / 2609-8561 – Nas redes: @teatrodoincendio

Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Eliane verbena e João Pedro
Tel.: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário