quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

PAINEL SUSTENTÁVEL: Projeto leva capacitação profissional e artística a Ermelino Matarazzo a partir da reutilização de garrafas de vidro

Evandro Damasceno (divulgação)
A comunidade do bairro Ermelino Matarazzo, na zona leste paulistana, ganha o projeto Painel Sustentável que tem como pilar a economia circular, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, da capacitação e formação profissional para sua transformação e da valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois (maior fabricante de embalagens de vidro do mundo, instalada em Ermelino Matarazzo), o projeto tem início em janeiro de 2021. A programação (toda gratuita) oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região, além da entrega de um minidocumentário (sobre o projeto e o bairro) e do Painel Sustentável (obra de arte com 50 m² que resultará das oficinas e ficará exposta permanentemente em local público como um presente para os moradores).

No dia 5 de janeiro começam as oficinas regulares de Design em Vidro pelo Método Fusing. A técnica do fusing - aprimorada, ao longo de 10 anos de pesquisa, pelo artista plástico Evandro Damasceno - permite transformar a garrafa de vidro em peças artísticas pela alta temperatura (800ºC). Evandro vai ministrar as aulas teóricas e assinar o Painel Sustentável, construído em pastilhas de vidro reciclado de garrafas, que será criado coletivamente durante as oficinas, tendo como inspiração a história do bairro Ermelino Matarazzo.

Paralelamente, acontecem as Oficinas de Audiovisual (de foto e vídeo) para o público jovem, com coordenação do professor Alexandre de Oliveira, cujo resultado final será a produção de um minidocumentário com o registro do processo de reciclagem e transformação das garrafas de vidro até a criação do Painel Sustentável, além e apresentar o bairro com suas histórias e curiosidades. Completando a programação, ocorrem palestras nas escolas sobre economia circular (reciclar / reduzir / reutilizar) e encontros com a comunidade por meio de palestras e workshops com o intuito de conscientizar e informar sobre a importância da economia sustentável, os benefícios da redução de resíduos vítreos e as oportunidades - de trabalho, artísticas e de empreendedorismo - que essa atitude consciente é capaz de gerar para a população.

As oficinas serão realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, que é uma instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Foi desta instituição que Evandro Damasceno emergiu como especialista na técnica. Na adolescência, integrava um projeto social que despertou nele o interesse em transformar a garrafa de vidro em arte. Sobre o Painel Sustentável, Khondi diz que “espera que o projeto inspire outras comunidades a montarem suas fábricas de reciclagem de garrafas de vidro, retirando-as das ruas e dos rios, gerando renda para artistas plásticos pela transformação do ‘lixo’ em ‘luxo’”.

Evandro Damasceno e Gisele Rosa
O vidro, que leva milhares de anos para se decompor na natureza, tem infinitas possibilidades de transformação. A elaboração do projeto levou em conta a questão ambiental, diante do baixíssimo valor pago pelas garrafas nos centros de recolhimento de material reciclável, desestimulando o seu recolhimento. O projeto Painel Sustentável foi desenvolvido após estudos sobre a garrafa de vidro, tendo a técnica desenvolvida por Evandro Damasceno como alternativa para retirar esse resíduo da natureza por meio da reciclagem artística. O local escolhido para dar corpo a esta iniciativa não poderia ser mais apropriado. Além de Ermelino Matarazzo ser um bairro periférico com escassas possibilidades de trabalho e de formação para os jovens, abriga a maior fabricante de garrafas de vidro (a Owens Illinois que abraçou e patrocina o projeto) e também a única fábrica de reciclagem das mesmas garrafas de que se tem conhecimento (a Fábrica de Vidro Palmares, que vai abrigar as oficinas).

Integrar a comunidade ao seu ambiente pela conscientização e geração de renda local, diminuindo o índice de vulnerabilidade e potencializado o sentido de cidadania é o propósito do projeto. “É importante mostrar para os jovens que há possibilidades de trabalho e renda no próprio bairro, partindo da oportunidade de uma formação agregada à versatilidade da reciclagem das garrafas e ao estímulo para a criatividade artística”, finaliza Gisele Rosa, curadora do Painel Sustentável, artista plástica e design de peças feitas com garrafa de vidro.

Protocolos de segurança para prevenção da covid-19 – Durante a realização do projeto Painel Sustentável serão respeitados todos os protocolos de segurança indicados Governo do Estado de São Paulo, como uso de máscara, viseiras, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre as pessoas. As oficinas ocorrerão com número reduzido de alunos em espaço amplo e arejado, e aulas teóricas estão sendo avaliadas para o formato online, se necessário, assim com as palestras e os workshops.

O projeto Painel Sustentável é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC - ICMS - Programa de Ação Cultural, com patrocínio da Owens Illinois, produção da Lenci Cultura Incentivada e apoio institucional da Fábrica de Vidro Palmares. O projeto tem a direção geral de Marcos Lenci com assistência de Kiko Vianello e Fernanda Couto, curadoria de Gisele Rosa, oficinas de vídeo com Alexandre de oliveira e Mitcho, consultoria de Khondi, Evandro Damasceno como artista plástico convidado e administração de Cleo Chaves.

Projeto: Painel Sustentável
Local: Bairro Ermelino Matarazzo, Zona Leste. São Paulo/SP.
Todas as atividades são gratuitas
Oficina 1: Design em Vidro pelo Método Fusing
Oficina 2: Oficinas de Audiovisual
Início: 5 de janeiro de 2020
Dias/horários: terças e quintas - 9h às 12h ou 14h às 17h
Vagas: 20 (cada oficina). Publico: jovens a partir de 18 anos
Informações e inscrições: painelsustentavel@gmail.com (com Gisele Rosa)
Palestras / Workshops / Inauguração do Painel Sustentável: Datas e horários serão divulgados oportunamente.

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário