quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Companhia de Danças de Diadema leva os espetáculos SCinestesia e Crocodilo Embaixo da Cama à cidade de Salto

Foto de Carol Vidal
A cidade de Salto, SP, vai receber os dois novos espetáculos da Companhia de Danças de Diadema em sessões presenciais na Sala Palma de Ouro, do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, com ingressos gratuitos distribuídos por ordem de chegada.

No dia 10 de setembro (sexta), o grupo apresenta SCinestesia, às 20 horas. E no dia 11/9 (sábado), a diversão é para a garotada com o infantil Crocodilo Embaixo da Cama, às 16 horas. As sessões seguem os protocolos de distanciamento social.

No sábado (11/9), acontece ainda um Workshop de Dança Contemporânea, ministrado pelos integrantes da Companhia de Danças de Diadema, das 10h às 12h, na Sala Giuseppe Verdi.

SCinestesia

Concebido pela diretora e coreógrafa Ana Bottosso em colaboração com o elenco da Companhia, SCinestesia transita pelo universo do surrealismo, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. No processo criativo, a Companhia de Danças de Diadema contou com a colaboração em dramaturgia cênica do ator e diretor teatral Matteo Bonfitto (Performa Teatro) e do músico e compositor Luciano Sallum (Grupo Pedra Branca).

No espetáculo, as possibilidades se multiplicam a cada repetição dos hábitos mais corriqueiros. Eles podem parecer, mas nunca são iguais. Como um processo de causa x efeito, ação x reação, tudo pode se modificar a partir de uma mínima desordem, da ocorrência do inesperado, do acaso da vida. Ao percebermos que as realidades são construções, uma pergunta inusitada surge: seriam elas – e nós mesmos – transformáveis? 

Crocodilo Embaixo da Cama

Foto de Fábio Vera Cruz
Com coreografia de Clébio Oliveira e direção geral de Ana Bottosso, Crocodilo Embaixo da Cama foi concebido durante a pandemia da covid-19. O espetáculo é uma viagem poética pela ótica infantil sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossos estados mentais que podem desencadear monstros - sejamos crianças ou adultos - diante de algo que desconhecemos. 

O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas, monstros, que podem despertar medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, expressa a descoberta do mundo, o discernimento entre o que é real e o que é fantasia. Porém, o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Como o estado mental da criança fica frente a um momento pandêmico? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com algo desconhecido? Como encarar algo ameaçador e invisível? Como pôr-se em acordo com as emoções, os medos e os sentimentos ao serem afetados por uma pandemia mundial, tendo que encarar a imensidão extraordinária da realidade?

Fichas técnicas

SCinestesia - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Dramaturgia cênica: Ana Bottosso e Matteo Bonfitto. Intérpretes colaboradores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Júlia Brandão, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Luciano Sallun. Desenho de luz: Alexandre Zullu e Ana Bottosso. Operação de luz: Alexandre Zullu. Sonoplastia: Jehn Sales. Cenografia e adereços cênicos: Júlio Dojcsar. Figurinos: Bruna Recchia. Confecção de figurinos: Zezé de Castro. Fotos: Silvia Machado. Assistência de produção e e-flyer: Jehn Sales. Realização: Projeto viabilizado pelo Edital 03.2019 - Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança no Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Crocodilo Embaixo da Cama - Direção geral: Ana Bottosso. Criação coreográfica, pesquisa de material cênico: Clébio Oliveira. Bailarinos criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Júlia Brandão, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Música original: Matresanch. Ligth designer: Mirella Brandi. Concepção e confecção de figurino: Salomé Abdala. Assistência de confecção de figurino: Felipe Lemos. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Aderecistas: Marcos Sanchez e Patrícia Lopes. Operação de luz: Alexandre Zullu. Fotografia: Fábio Vera Cruz, Zullu e Leonardo Acevedo. Assistência de produção e sonoplasta: Jehn Salles. Realização: Projeto viabilizado pelo Edital 06.2019 - Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos para Público Infanto-juvenil, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A Companhia de Danças de Diadema tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Serviço

Espetáculos com a Companhia de Danças de Diadema
Sala Palma de Ouro
Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte
Rua Prudente de Moraes, 580, Centro. Salto/SP. Tel: (11) 4602-8693

10 de setembro. Sexta, às 20h
Espetáculo/dança: SCinestesia
Duração: 60 min. Indicação etária: 16 anos.
Grátis. Ingressos serão distribuídos 1h antes da sessão

11 de Setembro. Sábado, às 16h
Infantil: Crocodilo Embaixo da Cama
Duração: 37 minutos. Classificação: Livre.
Grátis. Ingressos serão distribuídos 1h antes da sessão

11 de Setembro. Sábado, das 10h às 12h
Workshop de Dança Contemporânea
Sala Giuseppe Verdi (Teatro Verdi)
Rua: José Galvão, 104 / 146, Centro. Salto/SP.
Informações: (11) 4029-3473. Indicação de idade: acima de 14 anos

Acompanhe a programação da Companhia de Danças de Diadema pelas redes sociais:
Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadancasdiadema | WhatsApp: (11) 94029-9469 

Informações à imprensa | VERBENA Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
 (11) 2548-8409 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário