O 9º Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ segue com sua programação no Espaço Cultural Dr. Além, em Campos do Jordão, até o dia 28 de outubro, com acesso gratuito, incluindo sessões e votação online pelo no site www.fccj.com.br.
Oficinas de Animação Stop Motion e Vídeo de Bolso com Celular fazem parte das atividades oferecidas pelo FCCJ, sob responsabilidade de Ralph Friedericks e Marta Russo, da Matiz Filmes e Produções, entre os dias 24 e 27/10.
No dia 26/10, a oficina de Animação Stop Motion, ocorre no Centro de Convivência do Idoso, das 14h às 16h30, sendo aberta a toda a comunidade, diferente das demais que serão fechadas em três outros espaços de Campos do Jordão (escolas e instituições públicas).
Alunos do ensino básico e médio também participam das duas oficinas. No Instituto Federal (24/10, terça): alunos de Pedagogia - Animação Stop Motion (pela manhã) e alunos do Ensino Médio - Vídeo de Bolso com Celular (à tarde). Na Escola Externato SAA - Solidariedade Altruísmo e Amor (25/10, quarta): alunos do 1º Ciclo - Animação Stop Motion (pela manhã e à tarde). Já na Escola Camargo Freire (27/10, sexta): alunos do Ensino Médio - Animação Stop Motion (pela Manhã).
Oficina de Animação Stop Motion
A animação stop motion (quadro a quadro) nasceu praticamente junto com o cinema. É uma técnica que possibilita a movimentação, na tela, de um objeto inanimado. Os exemplos mais populares são aqueles realizados com bonecos de massinha de modelar para programas de TV, curtas ou longas-metragens (Fuga das Galinhas, é um exemplo.).
Na Oficina de Animação Stop Motion os participantes fazem uma animação utilizando massinha ou matérias como areia, palitos ou papel. A atividade concilia o uso da tecnologia (celular com aplicativos) com o trabalho manual para realizar uma animação, que passe pelo processo completo (ideia, roteiro, storyboard, produção e finalização), para contar a história. Tudo começa com uma breve história da animação por meio de vídeos e brinquedos ópticos que os participantes podem manusear. Em pequenos grupos, eles pensam numa ideia, elaboram um pequeno roteiro e storybord e escolhem os materiais a serem animados. A última etapa é a edição e a finalização da animação, quando as imagens estáticas ganham ‘vida’, e são colocados os sons e a trilha sonora.
Oficina de Vídeo de Bolso com Celular
Aos participantes é proposto produzir curtas-metragens de ficção ou documentários utilizando a câmera do celular, em uma atividade lúdica onde a criatividade e o trabalho coletivo são incentivados. A oficina esclarece também a importância da linguagem e os cuidados na produção para a realização de um produto audiovisual.
Durante a oficina, os alunos aprendem as noções básicas para a produção e realização de um curta-metragem com a câmera digital do celular; assistem alguns curtas-metragens e, em seguida, escrevem pequenos roteiros que são transformados em vídeos, produzidos com seus próprios aparelhos de celular. Estes vídeos serão finalizados (edição, áudio, créditos) em aplicativos gratuitos de edição e, por fim, são exibidos para todos os participantes.
Ralph Friedericks é cineasta e fotógrafo. Estudou fotografia e roteiro em Paris (França) e Propaganda & Criação, no Mackenzie. Realizou alguns curtas-metragens que participaram de festivais e foram exibidos na TV. É professor de fotografia na Escola Conceito (São Paulo) e diretor audiovisual na Matiz Filmes e Produções. Coordena oficinas e workshops de cinema-vídeo e fotografia, há 14 anos. Já realizou oficinas nos seguintes locais: Casa de Cultura de Paraty, Unidades do Sesc, Escolas da prefeitura de São Paulo e de Valinhos, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, ONG Sal da Terra (SP) e Campus Party (SP). Atualmente é oficineiro do projeto Oficinas De Vídeo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som de SP).
Marta Russo é especialista em Educomunicação. É produtora e roteirista. Produziu curtas-metragens, documentários, programas de TV e vídeos educativos (Maurício de Sousa/FIESP, TV Cultura). Como redatora trabalhou na Editora Globo (Revistas Sítio do Picapau Amarelo e Livros Ilustrados de Maurício de Sousa). Escreve roteiros de documentários para a empresa VALE (Biovale). Formada em Comunicação pela Universidade Mackenzie, cursou Jornalismo e Políticas Públicas na USP. Coordena Oficinas e Workshops de cinema-vídeo, há 14 anos. Atualmente, é oficineira do projeto Oficinas De Vídeo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som de SP).
O Festival Curta Campos do Jordão
O FCCJ tem por objetivo abrir espaço para a difusão da produção audiovisual na Região da Mantiqueira, no estado de São Paulo e em todo o território nacional. A iniciativa busca estimular a criatividade e revelar talentos, por meio da produção independente de filmes de curta-metragem e do contato direto entre realizadores de obras audiovisuais de todo o País com participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária juntamente com a Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão. O projeto visa novos horizontes profissionais, sobretudo entre os jovens artistas locais e das Regiões: Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo. Iniciado a partir de uma série de Oficinas de Cinema promovidas pelo Cineclube Araucária, em 2015, o Festival Curta Campos do Jordão cresce sensivelmente e amplia as suas fronteiras a cada edição.
FICHA TÉCNICA - FCCJ - Direção Artística: Cervantes Souto Sobrinho. Direção de produção: Paulo Gomes. Curadoria: Mateus Brito de Araújo, Cervantes Souto Sobrinho e Paulo Gomes. Jurados: Clarissa Kushnir, Di Moretti e Katia Mesel. Convidados Especiais: Jeferson De e Marcelo Ikeda. Oficinas - Stop Motion e Vídeo de Bolso: Ralph Friedericks e Marta Russo, Matiz Filmes e Produções. Art designer: Edgard Bittencourt. Edição de imagens: Sérgio Sachs. Produção: Pedro Bissoli. Making off: Márcio Branco. Apoio logístico: Josceline Aimon. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Transmissão online: Edigar Júnior. Site: WEBZ Comunicação Visual. Apoio / hospedagem e alimentação: Convention Visitors Bureaux Campos do Jordão. Realização: Associação Cultural Cineclube Araucária e Prefeitura de Campos do Jordão. Parcerias: Auditório Claudio Santoro, Baden Baden, Café Terraço, Chocolate Lugano, Caras de Malte, Campos do Jordão Parque Hotel, Centauro Comunicaciones, Cinema Paradiso - O Museu do Cinema, Flat Hotel, Palazzo Reale, GWG, Hotel Leão da Montanha, Hotel Le Renard, La Galia, Mãostiqueiras, Matterhorn, Museu Casa da Xilogravura, Museu Felícia Lerner, Natureza Maluca, Nonna Mimi, Pousada Chateau La Villette, Pousada das Hortênsias, Pousada da Pedra, Pousada Portal das Cerejeiras, Pousada Villagio Itália, Terra Campos Ambiental, Verbena Comunicação, VideoMidia, Vila Chã e Vitrine Filmes.
Serviço / Programação
9º Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ
De 23 a 28 de outubro de 2023
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr.
Januário Miráglia, 1582 - Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP.
Ingressos:
Gratuitos. Classificação: Livre. Tel: (12) 3664-2300
Programação e sessões
online: www.fccj.com.br
Abertura
e encerramento: www.youtube.com/@cineclubearaucaria
Acompanhe a programação pelo site e pelas
redes sociais:
Instagram -
@cineclube_araucaria | Facebook
- @cineclube.araucaria
Veja toda a programação completa e a lista dos filmes de cada sessão no site do FCCJ.
OFICINAS
24/10 (terça) - Instituto Federal
08h
às 12h: Animação Stop Motion - Alunos de Pedagogia.
13h às 17h: Vídeo
de Bolso com Celular - Alunos do Ensino Médio.
25/10 (quarta) - Escola Externato SAA - Solidariedade Altruísmo e Amor
08h às 12h e 13h30
às 17h30 - Animação Stop Motion - Alunos do 1º Ciclo.
26/10 (quinta) - Centro de Convivência do
Idoso
Avenida Frei
Orestes Girardi, 105 - Abernéssia.
14h às 16h30 - Animação
Stop Motion
Aberto ao público interessado, em geral. Inscrições no dia, no local.
27/10 (sexta) - Escola Camargo Freire
7h45 às 12h40 - Animação
Stop Motion - Alunos do Ensino Médio.
Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane
Verbena
Tel: (11) 99373-0181 | verbena@verbena.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário