segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

FCCJ abre inscrições para oficina de cinema ministrada por Cavi Borges e Patrícia Niedermeier

Cavi Borges e Patrícia Niedermeier 

O 10º Festival Curta Campos do Jordão - FCCJ está com inscrições abertas para a oficina de cinema Criando Filmes, que acontece no dia 20 de fevereiro, quinta, das 14 às 18h. A atividade terá lugar no Instituto Federal Campus Campos do Jordão. Conduzida pelo diretor e produtor Cavi Borges e pela diretora e atriz Patrícia Niedermeier, a oficina é aberta a todos os interessados, sem restrição de idade. As inscrições devem ser efetuadas unicamente por meio do link - Oficina: Criando Filmes. Os participantes devem comparecer munidos de seus celulares.

Segundo os ministrantes, trata-se de um curso intensivo de realização de filmes pensando caminhos alternativos e criativos, com baixo orçamento, mas com alta criatividade. Durante a atividade será(ão) produzido(s) filme(s) de curta-metragem que serão exibidos durante a cerimônia de encerramento do 10º Festival Curta Campos do Jordão, no dia 22 de fevereiro, sábado, às 19h, quando serão entregues os prêmio (Troféu Araucária de Cinema) aos melhores curtas da edição.

Cavi Borges é diretor e produtor da Cavideo, locadora referência dos cinéfilos do Rio de Janeiro que se tornou produtora e distribuidora de filmes nacionais independentes. Como diretor, realizou 18 filmes de longas-metragens e 54 de curtas-metragens. Como produtor ele realizou 87 longas e 154 curtas, ganhando 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Recentemente, inaugurou o Espaço Cultural Cavideo nas Casas Casadas, disponibilizando um acervo de 20 filmes e uma biblioteca de cinema com 6 mil livros totalmente gratuitos. Nas últimas décadas, foi responsável pela volta do movimento cineclubista ajudando na criação de 20 espaços de exibição alternativos. Realizou mais de 350 mostras e festivais de cinema. Tem desenvolvido projeto de restauração, preservação, divulgação e produção de filmes com cineastas veteranos brasileiros. Recentemente, tornou-se coordenador do Festival Recine, que trabalha filmes de arquivo e da memória do cinema brasileiro.

Patrícia Niedermeier é formada em dança pela Faculdade Angel Vianna e mestranda em NY no Laban Instituto. E atriz, bailarina, performer e diretora. No cinema atuou em dezenas e filmes, e como diretora fez seis filmes de longa-metragem. Como atriz, trabalhou, no teatro, com Gerald Thomas, Regina Miranda, Jeferson Miranda e, no Cinema, com Neville de Almeida, Luiz Rosemberg Filho, José Setter e Cavi Borges, entre outros. Ao lado de Cavi Borges realizou 40 Videoartes que, recentemente, foram premiados em Paris, FR.

O FCCJ

Do dia 15 ao dia 22 de fevereiro de 2025, o 10º Festival Curta Campos do Jordão vai exibir 109 curtas-metragens produzidos em todo o território nacional, que concorrem ao Prêmio Araucária de Cinema 2025. A Mostra será composta pelas categorias: Ficção (com 35 filmes, oriundos de 13 estados brasileiros e do DF); Documentário (com 27 obras, de 13 estados); Experimental (com 18 curtas, de 12 estados); Animação (com 15 filmes, de 8 estados e do DF); e Regional (com 14 obras produzidas nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Pindamonhangaba e Campos do Jordão). O Prêmio Araucária de Cinema vai premiar também a Melhor Direção e o Melhor Roteiro.

À exceção da cerimônia de abertura, que será realizada no Auditório Claudio Santoro, as sessões de exibição vão acontecer nas dependências do Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória de Campos do Jordão), no formato presencial. Cada sessão competitiva também será disponibilizada no canal do Cineclube Araucária no YouTube, por 24 horas, para visionamento e votação do público.

Festival Curta Campos do Jordão é organizado e produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária de Campos do Jordão em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura. Para a sua décima edição, o FCCJ conta com apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de Campos do Jordão, do Conselho Municipal de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, do Conselho Municipal de Políticas Culturais, do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e das empresas Natureza Maluca, Webz Comunicação Digital, VideoMidia Produção e Edição de Vídeos, GWG Telecom, Verbena Comunicação e DF Studio Foto e Vídeo.

Serviço
10º Festival Curta Campos do Jordão
Oficina: Criando Filmes
Ministrantes: Cavi Borges e Patrícia Niedermeier
Data: 20 de fevereiro de 2025 - Quinta, das 14 às 18h
Inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/12017/
Gratuito. Vagas limitadas. Livre.
Local: IFSP Campus Campos do Jordão
Rua Monsenhor José Vita, 280 - Abernéssia. Campos do Jordão/ SP. 12460-000. 

FCCJ - 15 e 22 de fevereiro de 2025
Informações, programação e sessões online: www.fccj.com.br
Ingressos: Gratuitos. Classificação: Livre. Tel.: (12) 3664-2300
Acompanhe o FCCJ pelo site e pelas redes sociais:
Instagram - @cineclube_araucaria | Facebook - @cineclube.araucaria e @araucariacineclube 

Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel.: (11) 99373-0181 | verbena@verbena.com.br

Instituto Pavão Cultural de Campinas recebe o espetáculo infantil VerDe Perto, o Musical Ecológico

Foto de Eugênio Goulart

No dia 9 de fevereiro, domingo, o espetáculo infantil VerDe Perto, o Musical Ecológico chega à Campinas, SP. A apresentação acontece no Instituto Pavão Cultural, às 11h, com intérprete de Libras. Os ingressos são gratuitos (ou com contribuição consciente).

VerDe Perto, o Musical Ecológico é um espetáculo cênico-musical com linguagem simples e poética que fala diretamente com a natureza imaginária das crianças. Com canções autorais, assinadas por Renata Pizi, o espetáculo aborda temas sobre ecologia e sustentabilidade.

Observando a priminha Júlia, que adorava desenhar, mas rasgava e jogava fora o que não lhe agradava, Renata Pizi teve a ideia de criar algo que despertasse nas crianças a consciência ambiental, que pode estar nas atitudes mais simples do cotidiano. E foi refletindo sobre a nossa relação com a natureza que ela criou, em 2016, as poesias, e depois as melodias, extraindo a musicalidade própria de cada poema.

As músicas, tocadas ao vivo, passeiam por diferentes ritmos brasileiros, como baião e maracatu, e por gêneros como rock, pop e rap, entrelaçando músicas e intervenções cênicas. Personagens, histórias e coreografias - conduzidos pela personagem Júlia - reforçam os argumentos das canções, recheadas de curiosidades sobre a natureza ressaltando a necessidade de cuidarmos do planeta. O espetáculo trata o tema com leveza e bom humor, cativando os pequenos espectadores pela graça e originalidade dos poemas cantados. 

O roteiro é formado por “Pet Repet”, “Árvore”, “Lixo na Rua”, “Água”, “Tamanduá” e “Rio Tietê”, entre outras. Todas as músicas foram compostas por Renata, sendo as duas últimas em parceria com Sonekka. A cenografia e os objetos de cena aparecem em composição lúdica. Elementos como lixeiras e galões de água são vestidos com fitas coloridas sendo manipulados e ressignificados durante o espetáculo. E a concepção do figurino foi inspirada na estética clown, com cores vivas que remetendo a fauna e a flora.

Esse projeto, idealizado pela Belic Arte.Cultura e proposto pela Magistral Produções, foi contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 - Difusão Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura, Governo do Brasil. A circulação, que totaliza 12 apresentações, após sessão em Guararema, segue por mais três cidades paulistas.

FICHA TÉCNICAConcepção e direção: Renata Pizi. Elenco: Renata Pizi (voz e violão), Renata Machado (atriz e voz), Paulo Ribeiro (voz e violão), Everton Alves dos Reis (percussão), Jonathan Campos (ator e voz). Cenário e visagismo: Rafaela Gimenez. Figurino: Alex Leandro. Gerenciamento e produção executiva: Adriana Belic. Assistência e produção executiva: Mili Slikta. Assistência de produção técnica: Arthur Maia. Técnico de som: Danilo Iwakura. Operação de luz: Igor Sully. Fotos: Eugenio Goulart. Projeto gráfico: Alexandre Caetano. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação. Interpretação em Libras: Rosemeire Santos.

 

Serviço

Espetáculo: VerDe Perto, o Musical Ecológico

Dia 9 de fevereiro de 2025 - Domingo, às 11h
Duração: 45 min. Classificação: Livre. Gênero: musical infantil.

Ingressos: Gratuitos - Contribuição consciente.
Sessão conta com intérprete de Libras.
Local: Instituto Pavão Cultural
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 - Barão Geraldo. Campinas/SP. 

Sinopse: A pequena Julia olhava pela janela, pegou alguns lápis de cor, folhas de papel em branco e pôs-se a desenhar. Mas, para cada traço errado, lá se ia mais um papel rasgado. Foi então que a tia, Renata, perguntou, um tanto indignada: “Júlia! Você não tem pena das árvores?”. Julia respondeu: “Árvores? E o que o papel tem a ver com elas?”. Esse é o mote que conduz o espetáculo.

 

 

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
(11) 99373-0181 -
verbena@verbena.com.br