terça-feira, 1 de julho de 2025

Álbum VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo, de Renata Pizi, chega às plataformas dia 11 de julho pelo selo Belic Music

Os shows de lançamento ocorrem no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, nos dias 26 e 27/07, com entrada gratuita.

VerDe Perto, o Musical Ecológico, espetáculo musical infanto-juvenil de Renata Pizi, ganha versão em álbum gravado ao vivo, e chega às plataformas de música no dia 11 de julho, pelo selo Belic Music com distribuição da Believe.

Dois shows de lançamento, gratuitos, estão programados, em São Paulo, no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey (zona oeste), nos dias 26 e 27 de julho, sábado e domingo, respectivamente às 11h e às 12h.

O álbum VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo traz seis canções compostas por Renata Pizi com letras que abordam temas ecológicos e consciência ambiental, falando diretamente com a natureza imaginária dos pequenos. A proposta da cantora e compositora foi criar algo que conectasse as crianças à natureza de forma alegre e divertida, lembrando que as atitudes corretas podem estar nos atos mais simples do cotidiano. As letras são recheadas de curiosidades que ressaltam a necessidade de cuidarmos da planeta. Renata trata o tema com leveza e muito bom humor, cativando os pequenos pela graça e originalidade dos poemas cantados. 

Em 2016, refletindo sobre a nossa relação com a natureza, Renata criou as poesias, e depois as melodias, extraindo a musicalidade própria de cada poema. As canções passeiam por diferentes ritmos brasileiros, como baião e maracatu, e por gêneros como rock, pop e rap. São elas: “Pet Repet”, “Árvore”, “Lixo na Rua”, “Água”, “Tamanduá” e “Rio Tietê”, sendo as duas últimas em parceria de Pizi com Sonekka. Esse trabalho cênico-musical vem sendo apresentando com sucesso para o público infantojuvenil, desde então. Agora, com a gravação do álbum, o trabalho pode alcançar um público bem além das apresentações presenciais.

“O espetáculo musical infantil VerDe Perto, o Musical Ecológico foi um sonho lindo na minha vida . E o álbum com a trilha sonora dele é mais um sonho que toda a equipe envolvida me proporciona: os músicos, os cantores/atores, a Belic Music. Ele vem completar essa história; é a cereja do bolo. Por ser um musical, eu sempre desejei gravar as canções, portanto VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo chega com muito significado, pois a criança poderá levar para casa a música, as mensagens e a diversão que estão no espetáculo”, comenta Renata Pizi sobre o lançamento: “O retorno das crianças após as apresentações também significa muito nessa jornada, sempre encantadas e citando as canções que mais gostaram. Esse lançamento faz com que o VerDe Perto, o Musical Ecológico avance para além do palco e siga para as casas das famílias que nos prestigiam em cena”, finaliza a artista.

O álbum VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo tem direção artística, arranjos e produção musical da autora Renata Pizi, que também assume o violão e interpreta as músicas ao lado de Renata Machado e Giovana Andrade, Paulo Ribeiro (também ao violão) e Everton Reis (nas percussões). O registro sonoro e a mixagem foram feitos, em 2021, no Estúdio Arsis, pelo engenheiro de som Adonias Junior. Em 2025, a mixagem foi editada na Holanda, por Dokter Leo, sendo a masterização feita no Brasil, no Reference Mastering Studio, por Homero Lotito.

As faixas de VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo

Não à toa, a canção “Árvore” abre o álbum, pois foi ela que deu origem a série de canções. Renata observada a priminha Julia desenhar com lápis de cor em um papel branco, mas a cada traço errado lá se ia um papel rasgado. “Júlia! Você não tem pena das árvores?”, perguntou. “Árvores? O que o papel tem a ver com elas?”, questionou a pequena. Os versos que abrem a faixa são: De onde vem a minha casa, meu caderno, a cadeira, o meu violão? / Minha mesa, minha cama, prateleira e até o piso do meu chão / Minha vitamina, o sabor da gelatina e o suco de limão / O sabor do meu sorvete, o doce da minha bala e a geleia do meu pão (...).

Em ritmo de rock, a segunda faixa, “Lixo na Rua”, é um canto à cidade limpa, sem lixo. A letra brinca com o trash, deixando o recado nas entrelinhas. Jogar lixo na rua é muito feio / Esse lixo entope o bueiro / Será que você não sabe / Cidade limpa é a melhor cidade (...). Segundo Renata, “é uma das canções mais aplaudidas no espetáculo. As crianças se divertem contagiadas pelo rock”. Seguindo, “Pet Repet” explora a dinâmica do repente, no qual a melodia se repete e acelera, para cantar o ciclo da reciclagem: Pet / Repete / Repete / Pet / É a garrafa que derrete / Pra depois se transformar (...).

“Água”, quarta faixa, nasceu de um riff de violão que, segundo a compositora, era muito melódico e o tema água lhe caia muito bem. É uma composição que conjuga muito bem a poesia e o ritmo com os movimentos e a vitalidade da água. Quero água a vida inteira / Então não vou fazer besteira / E vou correndo fechar a torneira (...). “Tamanduá” é pura diversão com letra cantada do ponto de vista do animal. “Vou cantar um bicho que está em extinção”, pensou Renata Pizi no momento de compor. “Então fui investigar o seu jeito, a sua rotina, o seu habitat. E o seu jeitinho de andar me sugeriu um blues”, revela. A adesão das crianças (e dos adultos) nas apresentações é certeira, que cantam animadas o divertido refrão em: Eu sou o Ta / Taman / Tamandu / Tamandá / Tamanduá.

Fechando o álbum, a música “Rio Tietê” - parceria de Renata Pizi com Sonekka, assim como na faixa anterior - usa como referência o refrão de “Aquele Abraço” (Gilberto Gil) - O Rio de Janeiro continua lindo - para cantar: O Rio Tietê continua sujo / (...) O Rio Tiete ET / Quer voltar a viver / (...) Onde nadou o meu avô hoje nada só cocô. O contagiante baião é carregado de humor para chegar de forma precisa e muito séria à consciência das crianças.

FICHA TÉCNICA | VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo - Ano: 2025 - Músicas e letras: Renata Pizi. Direção artística, arranjos e produção musical: Renata Pizi. Vozes: Renata Pizi, Renata Machado, Giovana Andrade, Paulo Ribeiro e Everton Reis. Instrumentistas: Renata Pizi (violão), Paulo Ribeiro (violão) e Everton Reis (percussões). Selo: Belic Music. Distribuição: Believe. Produção fonográfica: Adriana Belic. Gravação: Estúdio Arsis. Engenheiro de som: Adonias Junior.  Mixagem original: Adonias Junior. Mixagem - edição: Dokter Leo. Masterização: Reference Mastering Studio - Homero Lotito. Foto/capa: Eugênio Goulart. Projeto gráfico: Oré Design - Alexandre Caetano. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação.

Serviço

Lançamento/álbum: VerDe Perto, o Musical Ecológico - Ao Vivo
Data: 11 de julho de 2025
Em todas as plataformas.
Pre-save (1/7) -  VerDe Perto, o Musical Ecológico
Faixas em MP3: https://drive.google.com/drive/folders/1Yeh8V9vISGk1yM5xEbCz5G8n4iT8BEAe
Contatos: Instagram: @verdeperto_musical
Belic Music: Instagram - @music_belic | Facebook - @belicmusic

 

Espetáculos de lançamento:

26 de julho - Sábado, às 11h

27 de julho - Domingo, às 12h
Duração: 45 min. Classificação: Livre (indicado para todas as idades)
Ingressos: Grátis. Sessões com intérprete de Libras. 

Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey

Rua Santa Crescência, 201 e 323 - Ferreira. São Paulo/SP. 05524-020.
Tel.: (11) 95920-0736. Na rede: @jockey.cultural.
Acessibilidade: Sim.  Estacionamento nas proximidades. 

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
(11) 99373-0181 - verbena@verbena.com.br