segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Heliópolis, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres

As atividades têm participação da sambista Bernadete e da cantora Naira Marcatto.

Bernadete (foto de Dani Souza)
No dia 25 de outubro de 2025, sábado, o CEU Heliópolis recebe a estreia do projeto Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo, das 14h às 19h, com entrada gratuita. O evento, que celebra a presença e a força das mulheres no samba, inclui uma oficina de canto com Naira Marcatto e duas rodas de samba conduzidas pelo coletivo Saia Sambando.

A primeira roda de samba é com microfone aberto para que as mulheres do público, mesmo sem experiência em canto, possam experimentar suas vozes. A outra, que acontece na sequência, conta com a presença de Bernadete (foto) - primeira mulher a interpretar um samba-enredo no Sambódromo do Anhembi. A artista participa da roda, intercalando música e bate-papo, quando divide com o público um pouco da sua trajetória.

Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo acontecerá em cinco espaços de diferentes regiões da cidade de São Paulo - entre CEUs, centros culturais e casas de cultura - com o objetivo de incentivar mulheres a experimentarem o canto, sempre por meio de oficinas e rodas de samba abertas. As atividades contam com participação não só das integrantes atuais do Saia Sambando, bem como de ex-integrantes do coletivo.

Fundado em 2018, o Saia Sambando é composto por cantoras, cujo objetivo é possibilitar a inserção de mulheres no samba como uma forma de acolhimento para que elas possam cantar. O grupo é fruto do esforço de mulheres de diferentes origens e profissões que encontraram no canto e no samba esse lugar de acolhimento, afeto e desenvolvimento pessoal. As mulheres são parte fundamental da história do samba, ocupando um papel cada vez mais relevante na sua preservação e disseminação. O projeto busca aproximar as mulheres do universo do samba com o intuito de ampliar suas potencialidades, fortalecendo suas vozes e presenças.

O projeto Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo foi contemplado pela 2ª Edição de Fomento às Comunidades de Samba e Fomento ao Samba da Cidade de São Paulo para a Cidade de São Paulo – da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. As ações ocorrem entre outubro de 2025 e maio de 2026, em equipamentos culturais públicos da capital, sempre com uma oficina de canto ou de percussão e uma roda de samba, realizadas em um mesmo dia, com entrada gratuita.

FICHA TÉCNICA Oficineira: Naira Marcatto. Cantora convidada: Bernadete (“a Tulipa Negra do Samba”). Coletivo Saia Sambando: Vozes - Izabel Donati, Marta Guerreiro, Nicole Costa, Nilce Reis, Renata Bruggemman e Tati Barile. Banda: Claudio Temóteo (violão), Edilene Ferreira dos Santos (cavaco), Jessica Souza, Luciana Fernandes e Moema Souza (percussão). Som: Claudio Moraes - CM2 Sonorização. Designer gráfico e fotos: Ema Soluções Criativas / Amanda Sangali. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Concepção do projeto: Tati Barile e Nathalia Meyer. Produção: Leonardo Escobar e Nathalia Meyer.

Serviço

Saia Sambando: Celebração de Vozes Femininas nas Ruas de São Paulo
Dia 25 de outubro de 2025 - Sábado, das 14h às 19h
Entrada gratuita. Classificação: Livre.
Local: CEU Heliópolis
Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco. São Paulo/SP.

14h - LAB Interpretação Criativa: Módulo Samba (oficina de canto)
Ministrante: Naira Marcatto. Duração: 2h. Indicação: Mulheres acima de 14 anos.
Nº de vagas: 20. Inscrições: Sympla (na semana do evento).

16h30 - Roda de Samba com Microfone Aberto às Vozes Femininas
Com: Coletivo Saia Sambando. Duração: 70 min. Classificação: Livre. 

18h - Roda de Samba e Bate-papo com a Convidada Bernadete
Com: Coletivo Saia Sambando & Bernadete. Duração: 70 min. Classificação: Livre. 

SOBRE AS ATIVIDADES

LAB Interpretação Criativa: Módulo Samba - com Naira Marcatto

Esta oficina de canto, dento do projeto Saia Sambando, é destinada para mulheres. Criada e ministrada pela cantora e pesquisadora Naira Marcatto, a oficina de canto apresenta uma metodologia de estudo da voz na canção que parte do exercício da escuta ativa para a realização. Cantar uma canção pode ser um processo natural, apreendido ou aprendido. Para além de entoar um texto, interpretar demanda procedimentos técnico-vocais, musicais e emotivos que, juntamente do texto, devem ser trabalhados. O LAB Interpretação Criativa: Módulo Samba é uma oficina voltada para o cantar a partir da escuta das vozes que formaram o samba tal como conhecemos.

Naira Marcatto é cantora, locutora e pesquisadora da história da música popular brasileira. Especialista em canção popular, é professora universitária e articulista. Aluna de Jeller Filipe, Joana Mariz, Ná Ozzetti e Regina Machado, foi a partir do aprendizado com Regina que desenvolveu uma metodologia de estudo e ensino de canto popular brasileiro pautada na escuta orientada de procedimentos vocais. Criadora do Tapa na Orelha Podcast, programa musical sobre discos e fonogramas clássicos da MPB, Naira tem raízes no samba de raiz: foi pastora, crooner e produtora no gênero. Apadrinhada por Seu Nenê de Vila Matilde, gravou e se apresentou com diversos artistas e, atualmente, desenvolve pesquisa artística sobre a sonoridade da voz falada em parceria com o saxofonista Gustavo D'Amico.

Roda de Samba com Microfone Aberto

Conduzida pelo coletivo Saia Sambando, a roda de samba deixa o microfone aberto para que mulheres - em toda a sua diversidade - possam experimentar o canto, cantar e descobrir sua voz. Com o suporte musical e afetivo do grupo, as participantes são incentivadas a interpretar canções consagradas do repertório do samba, fortalecendo a relação com o gênero e promovendo um espaço de troca e aprendizado e gerando autoconfiança.

Roda de Samba e Bate-papo com Bernadete

Esse encontro, também conduzido pelo Saia Sambando, é abrilhantado pela participação da convidada especial Bernadete, cantora negra com trajetória significativa na construção do samba paulista e que fez história no Sambódromo do Anhembi. A artista participa da roda de samba e de uma conversa aberta ao público, quando fala sobre sua história de vida, sua carreira e sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no universo do samba.

Bernadete - conhecida como “A Tulipa Negra do Samba” - possui uma trajetória singular no contexto do samba e do carnaval de São Paulo. Consagrou-se como a primeira mulher a interpretar um samba-enredo na passarela do Anhembi, em 1991, pela Unidos do Peruche, e, em 2008, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo de diretora da ala de compositores de uma escola de samba, em São Paulo. Gravou dois álbuns e participou de diversas coletâneas de samba e de samba-enredo. Em 2019, Yuri Dinalli escreveu sua biografia, Bernadete - A Tulipa Negra do Samba. Em 2022, recebeu o Prêmio Grão de Música pelo segundo álbum, Samba, Minha Verdade.

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário