![]() |
| Imagem da videoinstalação (foto/Lilica) |
A obra - que propicia uma imersão sensorial na poética do ser e estar em movimentos, sons e ilusões - apresenta a reflexão de um Ser Presente e de um Ser Virtual com a possibilidade de se conectarem em tempos e espaços etéreos. A ilusão virtual e o real colocam os espectadores em movimento, levando-os por uma trajetória na qual a experiência sensorial é vivenciada pela visão de diferentes ângulos e espacialidade.
Ruy Bento Vidal afirma que “Dança Comigo Essa Noite? busca difundir a arte como um meio de transformação e percepção sensorial, além de impactar o público nos possíveis planos de ser e de estar. Por meio do estímulo física-mental-sensorial, numa ação lúdica, a proposta é levar a arte a um papel de experimentação artística na qual o ‘ser’ proporciona sensações para além da sua existência”.
O espaço cenográfico é composto por faixas de voal (tecido leve, fino e transparente) suspensas onde ocorrem projeções de imagens da natureza, entremeadas por painéis verticais de acetato espelhado, criando um espaço de interação. As imagens em vídeo refletem nas telas de tecido ao mesmo tempo em que as imagens dos visitantes são multi-refletidas nos painéis espelhados em um sedutor jogo de imagens que lhes convida: “Dança Comigo Essa Noite?”.
O espectador vai interagir, e refletir, com a imagem de um indígena que surge em expressão corporal análoga à letra Y, com pernas juntas e braços levantados (o corpo coberto por grafismo indígenas). O indígena “pagão” masculino inicia sua dança enquanto se contamina com a evangelização cristã. Os grafismos pagãos vão se apagando até ele se tornar um “civilizado sagrado”, sem nenhum registro de sua ancestralidade. Um raio provoca nele um choque de consciência. Recebe uma veste civilizada, um short. Outro raio! E, apesar da vestimenta, fecunda-se de sua ancestralidade, mesmo no ambiente “civilizado”. Começa, então, a receber novamente no corpo os seus signos ancestrais. Agora aparece renascido indígena ancestral com o corpo recoberto de sua identidade original.
Realizado com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e Governo do Estado de São Paulo, o projeto Dança Comigo Essa Noite? propõe acentuar a espacialidade e transcendência do público para exaltar e alertar sobre os direitos dos povos indígenas, sobretudo no reconhecimento à sua ancestralidade.
Serviço
Vídeoinstalação: Dança Comigo Essa Noite?
Abertura: 28 de fevereiro - Sábado, às 14h
Temporada: 28 de fevereiro à 16 de março de 2026
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábado, das 14h às 21h
Centro de Referência da Dança
Praça Ramos de Azevedo, S/N - Centro Histórico. SP/SP. CEP: 01037-000.
Tel.: (11) 3214-3249. Na rede: @crdancasp.
FICHA TÉCNICA (videoinstalação) - Dança Comigo Essa Noite? - Autor: Ruy Bento Vidal. Direção fotográfica: Alex Ribeiro. Edição / 1ª câmera: Eduardo Acevedo. Trilha sonora: Fernando Dias Martins Netto. Ator performer: Aury Porto. Coreógrafo indígena: Jandé Nhandu Potyguara. Grafismo indígena: Mbondjapé. Coordenação geral: Corpo Rastreado. Administração: Tatiane Aragão de Andrade. Som: Studio Sonora Indoor. Vídeo: Salinas Audiovisual. Making of: Lilica. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Apoio / projeto: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa e Governo do Estado de São Paulo.
Ruy Bento Vidal
Paulistano, Ruy Bento Vidal é artista visual e diretor e produtor de cinema, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (1978). Foi sócio-diretor da Construtora Rizzano (1979 - 1986), da Nave Mater Indústria e Comércio (1989 - 2000) e do Studio RBV Criações Artísticas (desde 2000).
Sua trajetória de mais de 50 anos de atuação tem destaque em trabalhos de cenografia urbana e de palco, em vídeoarte e em vídeoinstalações. Entre as instalações de arte, destaque para Seres em Arame (Memorial da América Latina), Mulheres de 68 (Osasco) e Natal Praça do Obelisco (Parque do Ibirapuera). Já em vídeoinstalações, Almas Aflitas (Memorial América Latina), Mar de Lágrimas (Museu Paulo Setúbal, Tatuí), Amores Possíveis (Clube Paineiras do Morumby) e Vídeo Instalação Holográfica (Alameda Janiah, SP).
Para unidades do Sesc São Paulo, criou as cenografias Mar de Águas Vivas (Ipiranga - Virada Cultural), Tendas de Luz, De Buriquioca a Bertioga e Copa 2014 (Bertioga). Também criou cenografias para prefeituras de São Paulo, Osasco, Carapicuíba e São Bernardo do Campo. Assinou cenografias de palco para shows de Maga Lieri (Centro Cultural São Paulo), Marcos Murimbau (Teatro Guaralhufa e Livraria da Vila), Fredi Jon / Irmãs Galvão (Itaú Cultural), Movimento Elefantes (Teatro da Vila), Grupo Araticum (Teatro da Vila) e para o espetáculo Ensaio Sobre a Orgia (Espaço Pinho de Riga), além das criações XIX Olimpíadas (Ginásio São Paulo Futebol Clube) e Saravá Ogum (Ginásio Municipal de Osasco).
Ruy atua também na direção e produção de filmes de curta-metragem, entre os quais O All Star e o Sax (2015 - Melhor Filme Experimental no Festival Internacional de Curtas-metragens de Villavicenzo - FICVI, Colômbia), Boxed in (2017), Asas de Encontro (2019), Almas Aflitas (2019) e Camélias (2023), além de Anno Domini e Fênix Astral, ambos em fase de finalização. Publicou os livros Receita de Prazeres (2012), que traz receitas em forma de poesia erótica, e a trilogia Explícito 1, Explícito 2 e Explícito 3 (2020), livros de poesias e crônicas que resultaram em roteiros para seus filmes.
Informações à imprensa - VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel.: (11) 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário