No dia 18 de dezembro, terça-feira, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo promove uma passeata com dezenas de palhaços, a partir das 12 horas, para inaugurar a placa oficializando com o nome de Rua Piolin a Rua Abelardo Pinto, conhecida como “Beco do Piolin”.
Dezenas de palhaços caracterizados desfilarão pelas ruas do centro com seus equilibrismos, malabares, monociclos e demais apetrechos cômicos. E à frente deste batalhão circense seguirá uma banda, também com músicos palhaços.
A “palhasseata” sairá da Galeria Olido em direção à Rua 24 de Maio. Uma parada estratégica ocorre em frente ao Theatro Municipal de São Paulo e depois o grupo desce pela Rua Conselheiro Crispiniano até a Rua Piolin, que fica no Largo Paissandu. No local será descerrada uma placa em homenagem ao Piolin com 64 cm x 32 cm , que traz o nome do palhaço e referências à sua história.
Fotos tiradas no Dia do Circo pos Sylvia Masini
Haverá, durante o percurso, parada estratégica para breve número circense e leitura coletiva do Manifesto Palhaçal - Carta Aberta dos Palhaços para a cidade de São Paulo. A organização do evento tem participação e produção conjunta com a Secretaria da ABRACIRCO - Associação Brasileira do Circo, gestão de Camilo Torres.
Abelardo Pinto, mundialmente conhecido como Piolin (1887-1973), foi um dos maiores palhaços brasileiros. É considerado um grande representante circense, destacando-se pela grande criatividade cômica, além da habilidade como ginasta e equilibrista. Filho de artistas de circo, ele conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana da Arte Moderna, movimento artístico e literário realizado no Brasil, em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular.
Evento circense: Passeata de Palhaços no Centro de São Paulo
Dia 18 de dezembro – terça-feira – às 12 horas
Concentração e saída: Galeria Olido
Av. São João, 473 – Centro/SP - Tel: (11) 3331 8399.
Evento público, aberto a toda a comunidade. Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário