segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Quintas Musicais do Sesc Santo André presta homenagem a Chico Buarque

 Projeto convida – em setembro e outubro - Wagner Homem,Marcelo Quintanilha, Trio Bolerinho, Fábio Cadore, Maria Butcher, Choro Moço, Guca & Deni Domenico e Quarteto de Cordas Vocais.

Para os meses de setembro e outubro, o projeto Quintas Musicais do Sesc Santo André preparou uma programação especial em homenagem um dos maiores artistas da música brasileira, Chico Buarque de Holanda, que completou 70 anos em junho deste ano. O cantor, compositor e escritor será reverenciado por meio de repertórios com variados estilos: romântico, político, malandro e outros. Cada intérprete ou grupo convidado tem “o seu Chico predileto” e o perfil dos shows parte deste quesito.

Em setembro, acompanhado por uma banda, o escritor Wagner Homem abre a programação com o show Chico, no dia 11, contando histórias bem humoradas sobre as canções de homenageado. Seguindo, dia 18, o cantor e compositor Marcelo Quintanilha entoa composições de cunho político de Chico Buarque. E, na última quinta do mês, dia 25, o Trio Bolerinho interpreta o repertório romântico do compositor.

No mês de outubro, a programação começa, no dia 2, com Fábio Cadore que mostra a cadência dos sambas de Chico Buarque de Holanda. Maria Butcher se apresenta, no dia 9, com o show As Mulheres de Chico. Já no dia 16, o grupo Choro Moço mostra o espetáculo Chico no Choro com releituras instrumentais de suas obras. Dia 23, Guca e Deni Domenico, acompanhados por banda, interpretam pérolas de seu repertório no show Em nome do Pai, do Filho e do Chico Buarque. E, fechando a programação, no dia 30, o Quarteto de Cordas Vocais faz releituras de sambas de Chico Buarque em criativos arranjos vocais e instrumentais.

PROGRAMAÇÃO/SETEMBRO – QUINTAS MUSICAIS

Wagner Homem - Chico

Wagner Homem conheceu Chico Buarque, em 1989, quando colaborou como o livro Chico Buarque Letra e Música, editado pela Companhia da Letras. Tempos depois, em 1998, sugeriu ao Chico a produção de um site pessoal contendo toda sua obra. Em pouco tempo, o site fez um enorme sucesso e estimulou a publicação do livro Histórias em Canções, que por sua vez, é o fio condutor do espetáculo musical que será apresentado. No show Chico, o escritor Wagner conta histórias e fatos sobre a obra de Chico Buarque e sobre as músicas executadas pela banda, sempre abusando do bom humor. Participam do espetáculo os músicos Mário Carvalho (piano, voz e violão), Fernando Barros (contrabaixo), Denílson Oliveira (percussão e vocais).
11 de setembro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Marcelo Quintanilha

Marcelo Quintanilha é paulistano e cresceu rodeado por música. Os pais tocavam acordeom e desde cedo o estimularam a aprender algum instrumento. Em 1992, aos 23 anos, classificou-se como o 'compositor mais jovem' entre os finalistas do Festival da Record, com a canção "Domingo Outra Vez", homenagem aos festivais dos anos 60. Suas composições já foram gravadas por artistas como Daniela Mercury, Belô Velloso, Vania Abreu e Jussara Silveira. Neste show, Quintanilha interpreta, entre outras,  músicas de cunho político de Chico Buarque como “Brejo da Cruz”, “Pedro Pedreiro” e “O Que Será”.
18 se setembro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Trio Bolerinho

Nascido em 2007, o Trio Bolerinho conta com uma delicada e inusitada formação de três musicistas, instrumentistas e cantoras da nova geração: Luísa Toller (voz e piano), Marina Beraldo Bastos (flauta e voz) e Maria Beraldo Bastos (clarinete, voz e pandeiro). Explorando diferentes texturas vocais e instrumentais, o trio tem como prática a criação de arranjos essencialmente vocais sobre o cancioneiro popular de forma original e sutil sugerindo ao público, por meio do carisma e bom humor, possíveis caminhos de memórias afetivas a serem visitadas. No show, serão apresentadas músicas do repertório romântico de Chico.
25 de setembro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

PROGRAMAÇÃO/OUTUBRO – QUINTAS MUSICAIS

Fábio Cadore

Aos 13 anos, Fábio Cadore iniciou seus estudos de violão erudito na Universidade Livre de Música Tom Jobim, na capital paulista. Logo começou a se apresentar em recitais solo e também em formações de câmara e orquestra. Aos 17 anos, decidiu trocar a música clássica pela música popular. Gravou dois CDs autorais e já trabalhou com artistas como Ivan Lins, Vander Lee, Fabiana Cozza, Liliana Herrero e Pedro Aznar. Nesta apresentação no Quintas Musicais, Fábio revive o lado sambista de Chico Buarque.
2 de outubro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Maria Butcher – As Mulheres de Chico      

A versatilidade no palco é a característica marcante de Maria Butcher. Em 20 anos de carreira, suas interpretações foram premiadas em vários festivais de MPB no Brasil, levando a cantora a se apresentar na Europa, Ásia e América do Sul. Neste show As Mulheres de Chico, Maria apresenta as músicas do “eu lírico feminino” de Chico, como “Olho nos Olhos”, “Bastidores” e “Atrás da Porta”.
9 de outubro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Choro Moço – Chico no Choro

O Choro Moço nasceu, em 2008, para interpretar o riquíssimo repertório de um gênero genuinamente brasileiro, o chorinho. No final de 2010, o grupo iniciou um trabalho de pesquisa e aprofundamento na obra Chico Buarque, adaptando-a ao choro. O fruto deste trabalho é o CD Chico no Choro, que traz belas releituras instrumentais de clássicos do compositor carioca. O grupo é formado por: Deni Domenico (cavaquinho), Diego Lisboa (flauta e saxofone), Lucas Silva (percussão), Matheus Motta (violão de 6 cordas) e Wesley Ferreira (violão de 7 cordas).
16 de outubro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Guca e Deni Domenico - Em nome do Pai, do Filho e do Chico Buarque

Guca Domenico é cantor e compositor, fundador do irreverente conjunto Língua de Trapo. Deni, integrante do grupo de chorinho Choro Moço, é filho de Guca com quem partilha a paixão pela obra de Chico Buarque. Desta paixão, surgiu o show Em nome do Pai, do Filho e do Chico Buarque, no qual os músicos - acompanhados de violão de sete cordas, percussão e sopro - apresentam “algumas pérolas do repertório do setentão de olhos cor de ardósia”, como eles mesmos dizem. No repertório, destaque para “Tatuagem”, “Vai Passar”, “Feijoada Completa” e “Jorge Maravilha”, entre outros. Com: Guca Domenico (violão e voz), Deni Domenico (violão, voz e cavaquinho),  Wesley  Vasconcelos (violão de sete cordas),  Lucas Brogiolo (percussão) e Márcio Modesto (flauta).
23 de outubro. Quinta, às 19h
Na Comedoria.
Grátis. Livre. Duração: 60 min.

Quarteto de Cordas Vocais

Em 1995, nos corredores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quatro rapazes juntaram seus talentos como instrumentistas e cantores para formar o Quarteto de Cordas Vocais. O grupo busca inspiração em compositores e intérpretes refinados da MPB como Guinga, Chico Buarque e o conjunto Boca Livre, privilegiando o samba como ritmo central. O trabalho resulta em apresentações com releituras criativas e dinâmicas, costuradas pelos arranjos vocais e instrumentais. Os integrantes são: Adriano Dias (voz, percussão, rabecolão, flauta, viola e violão sete cordas), Allessandro Dias (voz, violão, viola e percussão), DeoPiti (voz, percussão e pandeiro) e Rodrigo Duarte (voz, percussão e surdo).
30 de outubro. Quinta, às 19h
Na Comedoria
Grátis. Livre. Duração: 60 min

SERVIÇO

Sesc Santo André
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
Telefone: (11) 4469-1200
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento: R$ 3,00 a primeira hora + R$ 1,00 cada hora adicional. Desconto de 50% para matriculados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário