sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Renato Linhares dirige peça de Alex Cassal sobre apocalipse zumbi que estreia no Sesc Belenzinho

Foto de Francisco Costa

No dia 28 de setembro, sexta, às 21h30, estreia no Sesc Belenzinho o espetáculo Mortos-Vivos - Uma Ex-Conferência. O texto de Alex Cassal, dirigido por Renato Linhares, parte da premissa fantástica da que o apocalipse zumbi é fato, neste momento. A nova montagem do grupo carioca Foguetes Maravilha, que está completando 10 anos, é a uma metáfora sobre as mazelas do mundo contemporâneo, e uma conferência é realizada para descobrir as armas necessárias para enfrentar esses ‘zumbis’.

No enredo, o apocalipse zumbi já aconteceu, e neste exato momento cadáveres animados e famintos andam pelas ruas da cidade. A montagem é uma espécie de conferência à beira do abismo, onde quatro especialistas analisam a crise que tomou o mundo e instruem os espectadores sobre estratégias de sobrevivência. Enquanto o caos se espalha, discutem assuntos como alteridade, xenofobia, fascismo, preconceito, tortura, banalidade do mal, fascínio pela violência, sistema digestivo dos zumbis e razões evolutivas para que os seres humanos tenham um medo inato de serpentes.

Pairam no ar inquietantes questões sobre como enfrentar a ameaça, combater mortos-vivos insaciáveis que invadem as casas e despedaçam as pessoas, discutir ética com seres inarticulados que tentam mastigar o nosso cérebro. O mundo que conhecíamos acabou. Não há mais governo, sinais de trânsito, produtos de supermercado, etiqueta social, amenidades. O que resta é a sobrevivência, resta saber do que é possível abrir mão para garantir essa sobrevivência.

Segundo o autor Alex Cassal, “do filme A Noite dos Mortos-Vivos a Walking Dead, o zumbi foi se tornando o monstro por excelência do nosso tempo. A sua imagem, simultaneamente, patética e assustadora conquistou o cinema, a literatura e a cultura pop. Tornou-se uma metáfora explorada por políticos e filósofos, cantores e cientistas”. O espetáculo reflete sobre esse zumbi que é sempre o outro, aquele que é semelhante, porém alienígena; aquele que nos ameaça com sua presença. E para enfrenta-lo todas as armas são permitidas: o isolamento, a agressão, até a destruição completa. Os zumbis estão nas ruas, nas redes sociais, na televisão, no congresso brasileiro.

Mortos-Vivos:Uma Ex-Conferência - nova realização dos Foguetes Maravilha - estreou no Festival Cena Brasil Internacional (RJ). A companhia já realizou as montagens Ele Precisa Começar, Ninguém Falou Que Seria Fácil e Síndrome de Chimpanzé. Em suas produções explora modos de estar em cena e de se relacionar com o público. Suas encenações borram os limites entre palco, plateia, ficção e realidade, e empilham camadas de significados, linguagens e procedimentos artísticos, criando um território híbrido e fluido. A Foguetes Maravilha busca por um teatro calcado na comunicação com os espectadores e na revelação dos mecanismos cênicos, convidando o público a questionar seu próprio papel no mundo.

Ficha técnica - Texto: Alex Cassal. Direção: Renato Linhares. Elenco: Felipe Rocha/Fabio Osório, Lucas Canavarro, Renato Linhares e Stella Rabello/Wallace Ruy. Assistência de direção: Fábio Osório Monteiro. Colaboração artística: Marina Provenzzano e Tereza Alvarez. Direção de produção: Tatiana Garcias. Produção local: Náshara Silveira. Iluminação: Tomás Ribas. Cenografia: Estúdio Chão – Adriano Carneiro de Mendonça e Antonio Pedro Coutinho. Figurinos: Antônio Medeiros e Guilherme Kato. Direção musical: Domenico Lancellotti. Consultoria de som: Leo Moreira. Desenho de som: Francisco Slade. Caracterização: Rodrigo Bastos. Programação visual: Lucas Canavarro. Fotos: Francisco Costa. Registro em vídeo: Pedro Henrique Ferreira. Idealização/produção: Foguetes Maravilha. Realização: Sesc SP

Serviço

Espetáculo: Mortos-Vivos - Uma Ex-Conferência
Temporada: 28 de setembro a 27 de outubro
Horários: Sexta e sábado, às 21h30; domingo, às 18h30
Local: Sala de Espetáculos I (90 lugares).
Gênero: Drama. Duração: 80 minutos. Não recomendado para menores de 12.
Ingressos: R$ 30,00 (inteira); 15,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 9,00 (credencial plena do Sesc: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes).
Venda pelo Portal e unidades do Sesc. Limite de 4 ingressos por pessoa.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700


Nenhum comentário:

Postar um comentário