quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Stela Nesrine é protagonista do novo episódio de 12 Histórias no canal do Festival das Marias

Stela Nesarine (foto / Letícia Aoki)

O Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino apresenta a cantora e compositora Stela Nesrine na série musical 12 Histórias, que dá sequência às atividades que antecedem a edição 2021 do evento, previsto para acontecer de 18 a 25 de novembro.

A partir das 11 horas do dia 29 de outubro, estará disponível no YouTube / Festival das Marias o micro documentário sobre a artista e seu novo single, Sonho Preto. Este é o décimo episódio da série audiovisual que destaca 12 mulheres do universo da música, cuja publicação é simultânea ao lançamento de seus respectivos singles nas plataformas digitais.  

Em 12 Histórias as artistas falam sobre as particularidades de suas composições e sobre o papel da música em suas vidas, evidenciando suas relações pessoais com a arte. Um videoclipe da canção lançada formado por cenas captadas em estúdio completa cada produção.

Sonho Preto é a primeira canção autoral solo da musicista Stela Nesrine, compositora e multi-instrumentista, que chega como um desabafo íntimo nascido em forma de canção. Inspirada em momentos opostos da vida – nascimento e morte, puerpério e luto –, a música traz nos versos a expressão da fragilidade de alguém sendo atravessada por tantos acontecimentos, mas também a força imaginativa de quem ousa e, mesmo em meio ao caos, sonha com o futuro. A música foi composta por Stela com teclado e voz, mas no arranjo sofisticado de Gudino Miranda traz instrumentação de piano, baixo, bateria e violão, conferindo novas nuances para a canção. Sonho Preto carrega referências ao R&B, soul e gospel, tendo como inspiração a sonoridade de artistas como Kirk Franklin, Alicia Keys, Snoh Alegra, Liane La Havas e Jorja Smith.

Os documentários, bem como os singles, foram produzidos e gravados no estúdio O’Sete Arte, em Diadema, com a direção artística de Letícia Aoki e produção musical do baterista Gudino Miranda. A ideia de 12 Histórias surgiu em 2018, quando, Gudino e Letícia produziram os quatro primeiros episódios de forma independente. Dois anos depois, o projeto foi concluído com o apoio do Governo Federal e da Secretaria de Cultura de Diadema, por meio da Lei Aldir Blanc. O Festival das Marias entra como parceiro do O’Sete Arte para dar palco à música dessas mulheres, difundir suas histórias e contemplar o fazer feminino.

Os próximos episódios serão com Pri Rosa (novembro) e Funmilayo Afrobeat Orquestra (dezembro). O Festival das Marias já disponibilizou as dez primeiras histórias: Amanda Temponi (Não Estou Artista), Sejuh (Você Diz que a Vida Passou), Re Chandra (Infinity Voice), Julia Pagano (Repara), Eva Treva (Barata), Nathalie Alvim (Outro), Tabatha Sanches (Sinais), Flávia Ellen (Um Tanto Bom) e Stela Nesrine (Sonho Preto).

Stela Nesrine

Stela Nesrine (28 anos) é multi-instrumentista, compositora, podcaster, sonoplasta e produtora cultural. Teve o primeiro contato com a música na periferia da zona leste de São Paulo, sendo influenciada pela polifonia musical periférica, que vai do gospel ao funk, passando pelo reggae, samba, pagode, afrobeat, baião e outras rezas. Tem a voz e os sopros – saxofone, clarinete e pífano – como instrumentos principais, mas utiliza também o teclado e o violão para compor. Atualmente, é integrante da Funmilayo Afrobeat Orquestra, diretora musical do podcast Calunguinha, o Cantador de Histórias (Original Spotify) e produz trilhas sonoras para peças teatrais e espetáculos de dança. Integrou O Grande Grupo Viajante com o qual gravou o disco Todas as Cores, com três faixas de sua autoria, e o EP Ganeshaipim, em ambos assinando os arranjos de sopros. Tocou com bandas/grupos como As Bahias e a Cozinha Mineira, Bia Ferreira, Sumactus, Garga Groove Gang, Onã, Bloco Afro-afirmativo Ilu Inã, Banda Tocaê e Doutores da Alegria. Fundou, em 2019, a Funmilayo Afrobeat Orquestra, primeira banda do gênero formada por mulheres e pessoas não-binárias, que gravou Negração (de sua autoria, selecionada no edital Escuta As Minas do Spotify Brasil), Vazante de Verão (Projeto 12 Histórias), também contemplada pelo Edital Rumos – Itaú Cultural para produzir, em 2021, seu primeiro disco.

O Festival das Marias

Nascido em Portugal, em 2019, o Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino se apresenta como palco do feminino, trazendo discussões de temas pertinentes ao fazer artístico da mulher e colocando criações femininas sob os holofotes. As protagonistas são mulheres brasileiras que atuam na música, nas artes cênicas, na literatura e nas artes visuais, entre outras áreas artísticas. O objetivo é incentivar e difundir o fazer nas artes pelo feminino, provocando reflexões sobre o impacto das desigualdades na vida das mulheres. A primeira edição no Brasil, realizado pela Belic Arte.Cultura, aconteceu em novembro de 2020 em formato online, partir da cidade de São Paulo. Em 2021, o Festival das Marias no Brasil acontece entre os dias 18 e 25 de novembro, a partir das cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, simultaneamente à realização em Portugal, onde segue até 27/11.

FICHA TÉCNICA | Festival das Marias - Direção geral: Adriana Belic. Consultoria: Bianchi Associados. Curadoria artística - Portugal: Antonio Revez. Curadoria artística - Brasil: Bel Toledo. Curadoria de cinema: Pandora Filmes e Cine Petra Belas Artes. Curadoria Entre Marias - Portugal: Leo Almeida. Curadoria Diálogos Musicais - Brasil: Casa da Abelha Cultural.  Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assessoria em mídias: Platea Comunicação e Artes. Apoio: Câmara Municipal de Beja, Governo de Portugal - DGArtes. Realização: CADAC - Companhia Alentejana de Dança Contemporânea, Lendias d’Encantar e Belic Arte.Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

FICHA TÉCNICA | 12 Histórias | Sonho PretoDireção artística, fotografia, filmagem e edição: Letícia Aoki. Assistência de fotografia e filmagem: Camilla Miranda Barros. Produção musical: Gudino Miranda e Rodrigo Simplício. Músicos: Stela Nesrine (voz), Erica Motta (guitarra), Rodrigo Simplício (piano), Victor Kutlak (baixo) e Gudino Miranda (bateria). Captação, mixagem e Materização: Gudino Miranda / estúdio O'Sete Arte.

Serviço

Série documentários musicais: 12 Histórias
Festival das Marias - Festival Internacional de Artes no Feminino
Artista / outubro: Stela Nesrine
Data/publicação: 29 de outubro, às 11h
Canal de exibição: YouTube / Festival das Marias - Festival das Marias - YouTube
Grátis. Duração média / episódios: até 10 min. Classificação: Livre.
Esta atividade integra as ações do Festival das Marias no Brasil que ocorrerá de 18 a 25/11/21.

Informações à imprensa | Verbena Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel.: (11) 2548-38409 / (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário