sexta-feira, 22 de outubro de 2021

SESI-SP apresenta Filó Machado 60 Anos de Música em teatros de São Paulo e Piracicaba

Filó Machado (by Eugenio Goulart)

O SESI-SP apresenta o espetáculo (presencial) Filó Machado 60 Anos de Música com o Filó Machado Sexteto, nos dias 29 e 30 de outubro (sexta e sábado, às 20h), respectivamente nos teatros do SESI SP A.E. Carvalho e SESI Piracicaba. Os ingressos são gratuitos com reservas pelo site Sesisp.org.br.

Com direção musical de Thiago Espirito Santo, o show marca a comemoração dos 60 anos de carreira e 70 anos de vida do multi-instrumentista, completados em fevereiro de 2021. No palco, Filó Machado (voz e violão) se apresenta acompanhado por Felipe Machado (violão e voz), Thiago Espirito Santo (baixo), Sergio Machado (bateria), Raphael Ferreira (sax) e Lissandro Massa (piano).

Filó é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições; sua interpretação encanta pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto. O roteiro ilustra sua rica e longa trajetória de parcerias em paralelo à sua busca pela originalidade: acordes inspirados no que aprisiona e na liberdade despretensiosa, usando as linhas melódicas como elementos de ligação entre as perspectivas e as influências recebidas. Filó Machado 60 Anos de Música é uma viagem que promete emocionar o público pelos acordes, pelas melodias e pelas canções.

No programa do show estão músicas autorais compostas ao longo da carreira, incluindo parcerias com Sérgio Ricardo (“Por Onde Andávamos”), Aldir Blanc (“Carmens e Consuelos”), Cacaso (“Amar a Maria”), Michel Legrand (“Je Viens te Dire la Verite”) e Judith de Souza (“O Polvo” e “Diamante Negro”). Completam o roteiro as composições “Marco Zero”, “L'habitant du Ciel”, “Iara-Iuri”, “Campagne de Dedè”, “Forró na Vovó”, “Plano de Vôo”, “Improvisation” e “Tarde de Novembro”.

Filó Machado

 

Filo Machado, que começou a tocar aos 10 anos, é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor. Com mais de 60 anos de carreira, 13 discos gravados e uma indicação ao Grammy Latin Jazz, é considerado um "mestre da música". Entre discos e palcos, realizou trabalhos com nomes como: Michel Legrand, Jon Hendricks, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai, Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Djavan, Jorge Vercillo, Rosa Passos, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel, entre outros.

 

Apresentou-se em teatros e festivais: Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (New York), Massey Hall (Toronto), Java Jazz Festival (Jackarta), Teatre Flagey (Bruxelles), Teatro Nacional Sucre (Quito), Teatro de Kiev (Kiev), D'izzys Club Coca-Cola (New York), The Triple Door (Seattle), Pescara Jazz (Ilhas Canárias), Barquisimeto Jazz (Venezuela), Brazilian Day in Stolcom e, no Brasil, Lençois Jazz & Blues, POA Jazz Festival, Santos Jazz, Natal Fest Bossa & Jazz.

 

No ano de 2011, ministrou masterclass na Berklee College of Music, em Boston/EUA. Em 2015, participou do programa Ensaio com Fernando Faro. Em 2017, recebeu o prêmio de melhor autor/compositor pelo PPM; realizou turnê e workshop pela Ucrânia, Bielorrúsia, Inglaterra e França; participou do Toronto Jazz Festival, além de fazer shows e workshop em Montreal. Também participou do primeiro Fundinho Jazz Festival em Uberlândia, MG, e foi jurado do FENAE, na cidade de Curitiba. Em 2018, participou do Festival Jazz & Blues de Guaramiranga, realizou turnê com seu neto Felipe Machado, seu irmão Celso Machado e o baterista canadense Alan Hetherington pelo Canadá (Toronto, Vancouver, Sydney e Montreal), participou do Toronto Jazz Festival e realizou o show Gerações com seu filho, o baterista Sergio Machado, e o neto Felipe ao lado de Arismar do Espírito Santo e Thiago Espírito Santo, no Sesc Belenzinho, e participou do Curitiba Jazz Festival, no Paraná.

 

Em 2019, participou do Brasil Music Summit (SP, Brasil) e do HUA HIN Jazz Festival (Tailândia), do Brazilian Day (Estocolmo/Suécia), e do Choro Jazz 10 Anos (Jericoacoara). Em 2020, Filó Machado realizou um show online em comemoração aos 40 anos do Teatro Sergio Cardoso, além de outros virtuais com seus músicos em formações diversas: Brooklinfest pela AEMB, Dia da Consciência Negra pela Vila Itororó, Dia do Samba pela Casa de Cultura Hip Hop Sul, Dia da Bossa Nova pelo Clube da Bossa de Brasília e outros.

 

Em 2021, comemorou 70 anos de vida e 60 de carreira com shows virtuais; lançou o Filó Machado 60/70 Songbook para ser baixado gratuitamente; dirigiu show do neto Felipe Machado; e participou do Festival SP Choro in Jazz, do qual também foi diretor musical, entre outras atividades.

 

Serviço


Show:
Filó Machado 60 Anos de Música
Com Filó Machado Sexteto
Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.
Ingressos: Grátis | Reservas: https://www.sesisp.org.br/Eventos
Filó Machado nas redes - @filomachadomusico. 

29 de outubro. Sexta, às 20h
Teatro do SESI SP A.E. Carvalho
Rua Deodato Saraiva da Silva, 110 - Cidade A.E. Carvalho. São Paulo/SP.
Nas redes: @sesiaecarvalho. 

30 de outubro. Sábado, às 20h
Teatro do SESI Piracicaba
Av. Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial. Piracicaba/SP.
Nas redes: @sesipiracicaba.

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-38409 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário