terça-feira, 5 de julho de 2022

Inspirada na realidade dos profissionais de entregas por aplicativo a Cia. Palhadiaço estreia O C.O.R.R.E.

 O “corre” diário é subvertido pela palhaçaria: malabares, músicas, mágica
 e manobras radicais são entregues de patins, patinete e pernas de pau.


A Cia. Palhadiaço estreia O C.O.R.R.E. no dia 14 de julho (quinta, às 15h), na Casa de Cultura do Itaim Paulista, em temporada itinerante pela zona leste de São Paulo. Com texto assinado por Matheus Barreto, junto ao coletivo, e direção de Renato Ribeiro, que também é artista-palhaço, o espetáculo dá continuidade ao trabalho de “palhaçaria periférica” da trupe, no qual cria diálogos com a cidade, suas periferias e seus artistas com suas habilidades artísticas, subversivas e resistentes.

Três personagens palhaçes, entre uma corrida e outra, sempre se encontram na Adega. Estacionam por lá os meios de transporte inusitados que utilizam para suas entregas, como patins, bicicletas, patinetes e pernas de pau (para entregas em prédios). Cansades de serem explorades e mal pagues pelo aplicativo de entrega Mifood, decidem iniciar uma revolução. O espetáculo - interpretado por Priscyla Kariny, Rogério Nascimento e Kauan Scaldelai - reúne palhaçada, malabares, mágica, música, acrobacia e manobras radicais, um verdadeiro “corre” de diversão.

O C.O.R.R.E. tem sessões na Praça do Forró (16/7, às 15h), Parque Ecológico Chico Mendes (17/7, às 15h), Praça Osvaldo Luís da Silveira (24/7, às 15h), E.M.E.I. Professora Eldy Poli Bifone (29/7, às 9h e 15h) e Centro Cultural Arte em Construção (30/7, às 16h). O espetáculo é resultado do projeto Repi - A Entrega do Riso, viabilizado pelo ProAC - Programa de Ação Cultural (edital 10/2020), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Guiada pela comicidade, a Cia. Palhadiaço criou o espetáculo a partir de pesquisa calcada nas histórias e no trabalho de entregadores/as de aplicativos. Os integrantes imergiram no universo desses/as profissionais fundamentais nas cidades, principalmente durante a pandemia. A montagem traz o palhaçe marginal, resistente, de enfrentamento: uma estética criada a partir da pesquisa da oralidade e da expressão corporal com olhar contemporâneo e lúdico para as questões urbanas e periféricas.

A encenação mostra a realidade do “corre” da profissão subvertida pela palhaçaria, pela vertente circense ao entregar habilidades, histórias e humor, costurados pela música ao vivo em ritmo de hip hop, funk, videogame e cantigas infantis. “A trilha sonora tem o sotaque paulistano. Esses gêneros são ótimos para contar histórias, assumindo também a função dramatúrgica, inclusive pesquisamos como seria a voz de  palhaçe cantando”, comenta Rogério Nascimento. A sonorização do espetáculo é repleta de sons da cidade como escapamentos, buzinas, freagem e sinos de bicicleta. A caracterização contemporânea da Cia. Palhadiaço vem com adereços carregados de simbolismos que ajudam a contar a história, a exemplo das “máscaras utilitárias” feitas com objetos de consumo cotidiano (sacolas, sacos, embalagens de pizzas e caixas) que são ressignificados.

O C.O.R.R.E. busca um diálogo consciente sobre a luta por melhores condições de trabalho, temperado pelas curiosidades de um cotidiano nada convencional. Entrevistas com entregadores/as e pesquisa em material registrado pela imprensa resultaram em uma ficção que usa o cômico para debater as opiniões e direitos da classe. “O capital é o vilão dessa categoria de profissionais que não possui nenhum tipo de assistência”, argumenta Rogério. Os personagens dessa história também enfrentam o conflito da falta de autoridade em sua “organização”, e o desafio é operacionalizar essa organização diluída. “Haja malabarismos para isto!”, brinca o elenco.

FICHA TÉCNICA - Criação: Cia. Palhadiaço. Texto: Matheus Barreto e Cia. Palhadiaço. Direção: Renato Ribeiro. Elenco: Kauan Scaldelai, Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Direção musical: Kauan Scaldelai. Figurino: Eliana Carvalho, Paola Carvalho e Diego Felipe. Cenografia: Renato Ribeiro e Cia. Palhadiaço. Arte gráfica: Renan Preto. Fotografia e vídeo: LSF. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Produção executiva: Pião Produções Artísticas. Idealização: Cia. Palhadiaço. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa via Edital ProAC 10/2020.

Programação

Espetáculo: O C.O.R.R.E.

Com: Cia. Palhadiaço
Temporada: 14 a 30 de julho de 2022
Grátis. Classificação: Livre. Duração: 50 min.
Nas redes: @ciapalhadiaco 

14/07 - Quinta, às 15h
Casa de Cultura do Itaim Paulista
Rua Monte Camberela, 490 - Itaim Paulista. SP/SP. 

16/07 - Sábado, às 15h
Praça do Forró
Avenida São Miguel, 9663 - São Miguel Paulista. SP/SP. 

17/07 – Domingo, às 15h
Parque Ecológico Chico Mendes
Rua Cembira, 1201 – Vila Nova Curuca. SP/SP. 

24/07 – Domingo, às 15h
Praça Osvaldo Luís da Silveira
“Praça do Wi-fi” - Parque São Rafael. SP/ SP.

29/07 – Sexta, às 9h e às 15h
E.M.E.I. Professora Eldy Poli Bifone
Avenida Ariston Azevedo, 134 - Belenzinho. SP/SP. 

30/07 - Sábado, às 16h
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes. SP/SP. 

A Cia. Palhadiaço

A Companhia Palhadiaço iniciou, em 2013, sua pesquisa sobre fazer teatro a partir de estudos e pesquisas na arte do ator e da atriz. Em 2014, apresentou seu primeiro trabalho no Festival de Cenas Curtas - O Retrato Oval, de Edgar Allan Poe. No mesmo ano, produziu Que Isso Fique Entre Nós, texto autoral, e no segundo semestre começou o estudo de palhaçe. O Espetáculo Espetacular estreou, em 2014, com apresentações na Praça da Matriz, em Iracemápolis/SP, e na Biblioteca Municipal de Limeira/SP. Em 2015, participou do Sarau Pé de Cana, em Iracemápolis, e do Sarau MERAKI, em Cosmópolis/SP; também apresentou o espetáculo no espaço CEAC (Centro de Educação de Arte e Cultura) em Iracemápolis, Piracicaba e Limeira. Em 2016, dois integrantes foram selecionados para o Programa de Formação para Jovens do Doutores da Alegria. Em 2017, ocorreu a reestreia de Espetáculo Espetacular no Sarau do Povo, em São Miguel Paulista, com novos integrantes e novos números. No mesmo ano, a companhia realizou seu primeiro Cabaré Palhadiaço, no Parque São Rafael (ZL), na sede do Grupo Rosas Periféricas, e iniciou o projeto Banda Palhadiaço, cujo repertório traz músicas circenses, ritmos brasileiros e composições próprias. Em 2018, a Cia. estreou Presepadas, que conta com habilidades circenses e pesquisa junto ao público infantil, e, em 2019, Podia ser Pior, que investiga a palhaçaria periférica.

Em 2019, a Palhadiaço foi contemplada pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI 1 com o projeto Palhaço Marginal - A Lógica do Ilógico, que resultou no espetáculo Depósito, um estudo sobre palhaçe que está na borda e que não se adequa a um padrão. Após realizar pesquisas com moradories dos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista, a trupe trouxe a questão: Qual o lugar des artistas na sociedade? A obra foi apresentada na Praça do Forró e Ocupação dos Coroinhas, sendo logo adaptada para o formato virtual, devido à pandemia do coronavírus, para seguir a circulação pela ZL (Casa de Cultura Itaim Paulista e Casa de Cultura São Rafael), incluindo duas oficinas online e bate-papos sobre produção, dramaturgia e música. Em 2020, o coletivo foi contemplado novamente pelo VAI 1 com o projeto Palhaço Marginal - Pandemia Artística. Ainda sob restrições da pandemia, o espetáculo ocorreu de forma online em espaços da zona leste - São Mateus, Tiradentes, Guaianazes, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Em 2021, a pesquisa do audiovisual se tornou presente tanto pelo momento vivido quanto como alternativa para continuar trabalhando em tempos pandêmicos. Atualemnte, apresenta O C.O.R.R.E. (projeto Repi - A Entrega do Riso), contemplado pelo Edital ProAC 10/2020, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

 

Assessoria de imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário