segunda-feira, 8 de agosto de 2022

O Buraco d’Oráculo leva dois espetáculos de seu repertório a praça em São Miguel Paulista

O Encantamento da Rabeca (foto de Marcus Badoo )

O Buraco d´Oráculo
realiza circulação de espetáculos de seu repertório pelas ruas e praças da região de São Miguel Paulista, após período de afastamento devido à pandemia. Ponto de identidade do grupo teatral, o bairro recebe atividades do projeto Centro de Estudos Teatrais Cenopoéticos - Casa d´Oráculo”, contemplado pela 38º Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Nos próximos meses, o palco é a Praça Fortunato da Silveira (Praça do Murumbizinho) que recebe os espetáculos O Encantamento da Rabeca, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, e Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro, nos dias 2, 3 e 4 de setembro – às sextas e sábados, às 17h, e aos domingos, às 16h, com acesso gratuito.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2022, tem como proposta um estudo sistemático da cenopoesia, linguagem com o qual o Buraco d´Oráculo vem desenvolvendo seus trabalhos e as relações de construções artística. A circulação coloca em prática a experiência adquirida com o estudo cenopoético em contato direto com o público, atuando de forma não cotidiana no cotidiano do transeunte dos locais por onde a trupe se apresenta.

Programação

Circulação/teatro: O Buraco d’Oráculo
Local: Praça Fortunato da Silveira (Praça do Murumbizinho)
Vila Jacuí - São Miguel Paulista. SP/SP.
Grátis – apresentações ao ar livre. 

Espetáculo: O Encantamento da Rabeca
Dias 26, 27 e 28 de agosto. Sexta e sábado (17h) e domingo (16h).
Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.
Ficha técnica - Texto e direção: Lu Coelho. Atrizes: Lu Coelho e Nataly Oliveira.

O espetáculo conta histórias de transformações vividas por mulheres brincantes - que cantam, tocam, dançam, “vestem” bonecos e mascaras - com intuito de revelar seu protagonismo, sua força e sua resistência, bem como sua fragilidade em terreno originalmente masculino. Partindo da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras como o cavalo marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco vida e morte, passado e presente buscando um diálogo entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção. 

Foto de Carlos Goff

Espetáculo:
Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro
Dias 2, 3 e 4 de Setembro. Sexta e sábado (17h) e domingo (16h).
Duração: 50 minutos. Classificação: Livre.
Ficha técnica - Texto: Ray Lima. Direção: Elizete Gomes. Atuação: Lu Coelho, Nataly Oliveira, Luiza Galavotti, Edson Paulo e Mizael Alves. Canções: Ray Lima e Junio Santos.

Pelas Ordens do Rei que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando-se nos princípios da cenopoesia (estética na qual imagens, gestos, canções e palavras se misturam na composição de uma mesma expressão artística), O Buraco d´Oráculo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas. A encenação transita pelo cômico e o dramático com leveza poética, porém de forma contundente, tocando em temas do nosso cotidiano. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a questão político-social da disputa de poder.

Informações à Imprensa
VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
verbena@verbena.com.br | (11) 99373-0181

Nenhum comentário:

Postar um comentário