sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Arte Educar realiza 30 apresentações gratuitas em escolas públicas e espaços culturais de São Paulo


Em setembro de 2022, o projeto Arte Educar, idealizado pela Pôr do Som Produções, inicia uma série eventos culturais gratuitos por espaços culturais e escolas públicas da periferia da cidade de São Paulo. A programação é destinada a alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio, bem como para seus familiares e a comunidade.

São 30 espetáculos presenciais - que incluem shows musicais infantis, contação de histórias, teatro de bonecos e mamulengos, cantigas de roda, literatura popular e manifestações populares - e 6 oficinas sobre cultura popular brasileira que estimulam a criatividade e a imaginação, além de 4 shows online, disponibilizados
no YouTube.

Os grupos selecionados para o projeto são reconhecidos pelo trabalho voltado às crianças e aos adolescentes, realizando trabalhos de relevância no âmbito da cultura popular, da arte-educação e da diversidade cultural. São artistas que buscam elucidar temas sociais e usam a arte como ferramenta para a transformação da sociedade. Entre eles: Cia. Cabelo de Maria, Grupo
Girasonhos, Meu Pequeno Coração Caipira, Cris Barulins, Paulo Bira  & Brasileirinhos, Lili Flor & Paulo Pixu, Inimar dos Reis, Marco Vilane, Luana Bayô, Grupo Paranapanema, Zé Eduardo, Igor Bueno, Grupo Pé de Vento, Jonathan Silva, Cris Miguel, Ana Maria Carvalho e outros.

No mês de
setembro, as atrações têm foco na música infantil e na cultura popular; em outubro, a programação será alinhada às festividades do Mês da Criança; e em novembro, o destaque das atividades será em consonância com o Mês da Consciência Negra.

Segundo o idealizador e diretor artístico Sergio Mendonça,
o Arte Educar tem como objetivo promover o acesso de todos à cultura popular brasileira (teatro, música, poesia e literatura). “O projeto pretende contemplar um público de mais de 10 mil pessoas, principalmente na faixa etária entre 2 e 15 anos, além das comunidades ao redor das instituições, familiares, professores e funcionários das escolas e espaços culturais”. Ele comenta sobre a cidade de São Paulo oferecer uma infinidade de opções culturais que, na maioria das vezes, não chegam às crianças e aos jovens das da periferia. “É nesse ponto que o Arte Educar se impõe com uma iniciativa plural, levando cultura, lazer e conhecimento para seus próprios territórios”. E completa: “é importante que haja aproximação e identificação desse público, muitas vezes em situação de vulnerabilidade social, com o que lhe é oferecido. Por isso o projeto reúne profissionais de talento e produções artísticas de qualidade ímpar, nas quais o lúdico e a diversão passam pela diversidade cultural e pela raiz brasileira”.

Esse projeto é realizado por meio do
Pro-Mac, Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Meta.

FICHA TÉCNICA | Arte Educar -
Idealização: Pôr do Som Produções. Produção executiva: Sérgio Mendonça. Direção de produção: Leonardo Escobar. Direção artística: Sérgio Mendonça. Projeto gráfico e comunicação: Patrick Karassawa. Assistência de produção: José Marcos e Igor Pires Bueno. Direção de arte e cenografia: Iva Pinheiro. Engenharia de som: Rodrigo Carraro e Gustavo do Valle. Vídeos: Estúdio 185. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo - Pro-Mac. Patrocínio: Meta.

Programação | Setembro
Grátis. Duração: 60 minutos.  Classificação: Livre para todos os públicos.

5/9 (segunda) - CEU Perus
10h - Show: Cia Cabelo de Maria - Ping Pong
15h - Show: Marco Vilane

R. Bernardo José de Lorena, s/n - Vila Fanton. SP/SP. Tel: (11) 3915-8730.

13/9 (terça) - CEU Heliópolis
10h - Oficina: Jogos Musicais | Ministrante: Paulo Pixu
15h - Show: Lili Flor & Paulo Pixu - Piá e os Quintais da Imaginação
Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP. Tel: (11) 2083-2203.

14/9 (quarta) - CEU Heliópolis
10h - Oficina: Cantos do Mundo | Ministrante: Cris Miguel
15h - Show: Cris Miguel - Carmencita
Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco. SP/SP. Tel: (11) 2083-2203.

20/9 (terça) - CEU Paraisópolis
10h - Show: Marco Vilane
16h30 - Show: Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil
R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jd. Parque Morumbi. SP/SP. Tel: (11) 3747-1950.

27/9 (terça) - CEU Butantã
10h - Oficina: Cantos do Mundo | Ministrante: Cris Miguel
14h - Show: Pequeno Coração Caipira - Caipira Caiçara
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.

29/9 (quinta)
- CEU Butantã
10h - Show: Igor Bueno
15h - Show: Grupo Paranapanema
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda. SP/SP. Tel: (11) 3732-4550.

Atrações de outubro e novembro serão divulgadas, oportunamente.

SINOPSES

Cia Cabelo de Maria - Renata Mattar e Gustavo Finkler têm uma longa estrada permeada de trabalhos voltados ao público infantil. Renata atuou no grupo Palavra Cantada (SP) e Gustavo é fundador do grupo Cuidado Que Mancha (RS). Desde 2007, unidos na Cia Cabelo de Maria, criaram diversos espetáculos (São João do Carneirinho, Orquestra Poin e outros). No espetáculo Ping Pong, misturam vários ritmos e estilos da música regional com o realismo fantástico, o folclore brasileiro e o humor.

Marco Vilane
– Natural da Bahia, Marco Vilane é cantor, compositor, músico e poeta. Com roupagem contemporânea e pitadas da poesia nordestina, tendo a canção como elemento mais importante, Vilane faz parte da nova geração de talentos da música brasileira. Sua apresentação traz modernidade ao mesmo tempo que exalta e evidencia da tradição da música popular brasileira.

Lili Flor & Paulo Pixu
- Com canções autorais de Paulo Pixu em parceria com Lalau Simões, Rogério Alves e Giba Pedroza, o show Piá e os Quintais da Imaginação propõe um momento lúdico e de escuta poética. Com uma sonoridade contemporânea, o espetáculo mistura a música regional com música urbana, com vozes, bateria, guitarra, baixo, flauta e percussão.

Cris Miguel
- Cris Miguel criou Carmencita como um espetáculo intimista, musical e interativo. A atriz utiliza a linguagens de clown, teatro de bonecos e música ao vivo com acordeom, voz, castanholas e percussões. A renomada mezzo-soprano Cristianita apresenta sua ópera. De sua mala saem as personagens Carmencita, Don Josecito, Toureadorcito, Micaelita e o touro Pablito. Também tira da mala uma orquestra inteira, mas precisa de um coro; é quando a plateia entra em cena. Livremente inspirado na ópera Carmen, de Bizet. Cris Miguel recebeu prêmio de Melhor Atriz com o espetáculo no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Kiev, Ucrânia (2018, apresentando em ucraniano), e o prêmio de Melhor Espetáculo Solo no 2º FESTEVI - Festival de Teatro de Viçosa, MG, em 2020. Em 2022, apresentou-se no Festival de Teatro de Taza, Marrocos. FICHA TÉCNICA - Concepção, texto, interpretação: Cris Miguel. Direção: Danilo Tomic. Bonecos Paula Gallasso e Cris Miguel. Adereços e luz: Rayra Costa. Figurinos: Maria D’Cajas e Cris Miguel. Coreografia flamenca: Milene Muñoz. Cenografia: Cris Miguel. Duração: 60 minutos.

Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil
- Show comandando por Paulo Bira com canções que contam histórias e trazem curiosidades e características de animais da fauna brasileira que correm o risco de extinção. O trabalho é fruto da versão musicada dos poemas da coleção Brasileirinhos - Poesias para os Bichos Mais Especiais da Nossa Fauna, escritos por Lalau e ilustrados por Laura Beatriz. Bira deu som e vida a alguns desses bichos/poemas em diversos ritmos no CD Brasileirinhos - Música para os bichos do Brasil, Volume 1, indicado ao Grammy Latino 2010, na categoria Melhor Álbum de Música para Crianças, e, posteriormente, no Volume 2, com mais 16 poemas musicados.

Meu Pequeno Coração Caipira
- Grupo de artistas que tem um reconhecido trabalho prestado à produção cultural para crianças, bem como para a cena musical e teatral. Em Caipira Caiçara os artistas celebram a cultura tradicional caipira, fugindo de estereótipos e rótulos, por meio de canções, causos, modinhas, adivinhas, simpatias e trava-línguas em uma apresentação repleta de humor e poesia. O espetáculo propicia um mergulho nesse universo tão presente no cotidiano de muitos e na formação da identidade cultural do nosso povo em momentos ímpares de humor, encantamento e brasilidade.

Igor Bueno
- Igor é compositor, multi-instrumentista, intérprete, poeta e educador musical. Com formação em Licenciatura em Música pela UNESP, nasceu e cresceu no Grupo Cupuaçu, cujo trabalho fomenta a cultura popular brasileira, principalmente maranhense, por meio de diversos ritmos e danças como bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, lelê baralho, samba de roda e ciranda. Atualmente, dedica-se também ao trabalho autoral de canções que abarcam o universo da música popular brasileira e sua diversidade de ritmos.

Grupo Paranapanema
- O show Segura Nessa Pisada mostra a influência das vivências dos integrantes do grupo com as comunidades e os mestres da cultura popular no jongo, batuque de umbigada (Piracicaba, Tietê e Capivari), samba de bumbo, samba de terreiro (interior de SP), congado e terno de Moçambique. Suas vivências passam também por mestres e compositores contemporâneos ligados ao samba e às linguagens musicais de São Paulo, durante a trajetória de mais de 15 anos.

Oficina: Jogos Musicais
(Paulo Pixu) - Paulo Pixu é músico e arte-educador que, há muito tempo pesquisa e atua na área educação, música, literatura, teatro e narração de histórias. Na oficina Jogos Musicais predomina o jogo entre as palavras, convidando as crianças a experimentarem novas possibilidades. De maneira lúdica, divertida e muito diferente, as crianças cantam e dançam poesias, histórias enroscadas, trava-línguas e parlendas em um encontro muito interativo.

Oficina: Cantos do Mundo
(Cris Miguel) - A oficina apresenta cantos tradicionais de várias partes do mundo, por meio de brincadeiras musicais, histórias, exercícios vocais, ritmo, percussão corporal e danças. Vamos aprender a cantar em diferentes línguas de forma fácil e divertida”, brinca a atrizO objetivo é vivenciar o contato com culturas de diferentes países, além de estimular o gosto por práticas de musicalização, ampliar o universo artístico e cultural e desenvolver potencialidades por meio de atividades lúdicas.

 

Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181- verbena@verbena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário