segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Cirandança tem inspiração na Semana de Arte Moderna e em coleção de Di Cavalcanti com espetáculos no Teatro Clara Nunes

Sete dias de apresentações grátis reúnem cerca de 1.200 participantes entre alunos, artistas orientadores e agentes culturais e antecipa os festejos do aniversário de 63 anos de Diadema (8/12).


A 25ª edição do Cirandança, tradicional evento realizado pela Companhia de Danças de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, acontece entre os dias 01 e 07 de dezembro de 2022, no Teatro Clara Nunes (Centro Cultural Diadema).

Esta edição reúne 1.200 participantes, envolvidos em todas turmas do Programa Oficinas de Dança de 2022, regido pelos integrantes da Companhia e também pelos demais professores do projeto desenvolvido da Prefeitura de Diadema. Os ingressos são gratuitos com distribuição 1 hora antes de cada sessão.

São várias apresentações diferentes em cada sessão nos mais variados estilos, desde o ballet clássico e a dança contemporânea, passando pelas danças populares e étnicas, até a dança de salão e a capoeira.  Os protagonistas são crianças, adolescentes, adultos e idosos, incluindo pessoas com deficiência, participantes das oficinas em oito centros culturais e duas bibliotecas municipais.

Entre os dias 01 e 04/12 (quinta, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 16h), o Cirandança traz espetáculos norteados pelo tema Museu Moderno - 100 Anos da Semana de Arte Moderna, tendo no palco os participantes das Oficinas de Dança ministradas pelos integrantes da Companhia de Danças de Diadema. Estas apresentações encerram o projeto Bailando em Cirandas – Etapa 3, viabilizado com apoio da Waelzholz Brasmetal por meio do ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Do dia 04 ao 07/12 (domingo, às 10 e 11h30; segunda e terça, às 19h; e quarta, às 19h e às 20h30), o tema é Di Carnavais, com apresentações inspiradas na coleção “Carnaval” (da década de 1920), do pintor modernista Di Cavalcanti (1897-1976). Nesses dias, entram em cena as turmas das Oficinas de Dança comandadas pelo Instituto Cultural Cenários Futuros, com monitoramento dos integrantes da Companhia de Danças de Diadema.

O Cirandança é um projeto desenvolvido para a população de Diadema, desde 1995, agregando pessoas que amam a dança e que se reúnem ao final de cada ano para apresentar uma temporada de múltiplos espetáculos com o intuito de divertir, informar, provocar reflexões e inspirar os espectadores. A concepção e criação têm participação de todos os integrantes, de forma integrativa e colaborativa, reafirmando a importância da troca de experiências que contribui para o crescimento pessoal e aprendizado de vida. Durante as oficinas de dança, eles também recebem orientações sobre todo o universo de um espetáculo, como noções de iluminação e trilha sonora, posicionamento no palco, criação de figurino e acessórios cênicos e relação com a plateia. A cada edição, um tema é eleito para o desenvolvimento das coreografias, e as turmas mostram no palco mais importante de Diadema, o Teatro Clara Nunes, o resultado da inspiração ou leitura que o tema provocou. Entre os temas que já nortearam o projeto nesses 25 anos estão: Tropicalismo, Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Monteiro Lobato, Santos Dumont, Menino Maluquinho, Charlie Chaplin, Ivonice Satie e outros.

FICHA TÉCNICA - Coordenação geral: Ana Bottosso. Produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de Produção: Jehn Salles. Artistas orientadores da Companhia de Danças de Diadema: Ana Bottosso, Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Costureiras: Ana Lúcia Silva, Camila Haddad, Dora Lima, Eldorado Têxteis, Maria Carolina Câncio e Silva, Phellips Santos e Sebastiana Fonseca. Iluminação e sonoplastia: Companhia de Danças de Diadema. Cenário: Patrícia Lopes e Marcos Sanches. Víideocenário: Fábio Pazitto. Captação de imagens: Taurina Filmes. Art designer: Tono Guimarães. Centros culturais e bibliotecas: Complexo Cultural Diadema, Centro Cultural e Biblioteca Serraria, Complexo Cultural Eldorado, Céu das Artes, Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Centro Cultural Promissão, Centr Cultural Heleny Guariba, Centro Cultural Canhema, Centro Cultural Vladmir Herzog, Centro Cultural Taboão, Biblioteca Santa Luzia. Secretário de Cultura: Deivid Couto. Secretário adjunto: Francisco de Assis. Diretora de cultura: Silvana Moura. Serviço de Formação: Reinaldo Leiva. Assistência do Serviço de Formação: Hellen Bonifácio. Comissão da Linguagem Dança: Ana Bottosso, Hellen Bonifácio e Reinaldo Leiva. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Comunicação: Cristina Ávila. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema. Apoio / Bailando em Cirandas – Etapa 3: Waelzholz Brasmetal - ProAc ICMS, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

25º Cirandança
Programa Oficinas de Danças de Diadema & Companhia de Danças de Diadema 

Espetáculos: Museu Moderno - 100 Anos da Semana de Arte Moderna
Dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2022
Quinta, sexta e sábado, às 20h | Domingo, às 16h. 

Espetáculos: Di Carnavais
Dias 04, 05, 06 e 07 de dezembro de 2022
Domingo, às 10 e 11h30 | Segunda e terça, às 19h | Quarta, às 19h e às 20h30. 

Local: Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300. Centro, Diadema. Tel: (11) 4056-3366
Ingressos: Grátis (distribuição: 1h antes das sessões). Classificação: Livre. 370 lugares. 

www.ciadedancas.apbd.org.br | youtube.com/ciadedancasdediadema
Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema
WhatsApp: (11) 99992-7799 e (11) 99883-8276.

 

Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181 | verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário