quinta-feira, 13 de março de 2014

VIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista



O teatro de rua invade a Zona Leste com 12 espetáculos, além de intervenções circenses, na 8ª edição da Mostra realizada pelo Buraco d’Oráculo. Cultura e diversão ao ar livre!

Entre os dias 4 e 13 de abril, acontece a VIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista, na Praça do Casarão (ao lado da Estação Vila Mara, da CPTM), no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo. A programação (gratuita) é diversificada e forma um grande painel atual do teatro de rua.

O evento reúne grupos, artistas e coletivos que são referência nesta arte, oriundos de diferentes regiões como Rosário (Argentina), Porto Alegre (RS), Londrina (PR), Palmas (TO), Maracanaú (CE), Recife (PE), Macapá (AP), São Paulo (interior e capital).

Idealizada e realizada pelo Buraco d’Oráculo, a Mostra chega à oitava edição, contemplada pelo ProAC Festivais e Mostras, da Secretaria de Estado da Cultura. Neste ano o evento celebra os 15 anos de história do grupo e os 12 anos de atuação na região leste da cidade. São Miguel Paulista se destaca por ser locus de realização de diversos projetos do grupo.

A Mostra foi criada com o intuito de estabelecer relações com outros artistas da região. No entanto, tornou-se referência nacional no âmbito do teatro de rua, pois desde a quarta edição, essa foi sua principal modalidade teatral.

BURACO D’ORÁCULO - Integrantes: Adailton Alves, Edson Paulo, Heber Humberto Teixeira, Lu Coelho, Patrícia Leal, Rominson Paulo, Selma Pavanelli e Thiago Thalles.

PROGRAMAÇÃO
Local: Praça do Casarão
Vila Mara (ao lado da estação de trem Vila Mara (CPTM). Jardim Helena. SP/SP
De 4 a 13 de abril - sexta a domingo - 15h30 e 17h (ou 19h)
Grátis (espetáculos ao ar livre). Recomendação: Livre

Mestres de Cerimônias - Antes de cada apresentação e também nos intervalos, os mestres de cerimônia fazem breves intervenções.
Dias 4, 5 e 6 de abrilPato e Laranjinha (Macapá, AP) - Os palhaços realizam números próprios e clássicos da palhaçaria, sempre se colocando em competição.
Dias 11, 12 e 13 de abrilJ. E. Tico (São Paulo, SP) - O ator, bonequeiro e palhaço faz pequenas intervenções, tendo como inspiração os brinquedos populares.

4 de abril - sexta-feira

15h30 – Espetáculo: Marruá
Com Grupo Teatral Parlendas (São Paulo, SP) - Duração: 50 min.

Sinopse - O espetáculo foi criado a partir de narrativas de diferentes brasileiros, recolhidas pelo grupo nas cinco regiões do país, em territórios de resistência e luta como: quilombos, seringais, aldeias, vilas e assentamentos. Fragmentado em blocos, apresenta o nascimento, desenvolvimento, morte e ressurreição de uma “comunidade” em constante transformação. Ficha técnica - Criação coletiva. Direção: Luciano Carvalho. Atores: Danilo Villa, Dara Freire, Elton Maioli, Igor Giangrossi, Maria Gabriela D’Ambrozio, Mário Queiroz e Natália Siufi. Preparação vocal e musical: Igor Giangrossi. Arranjo musical: Erik D’Ávila. Produção: O Grupo. Figurino: Nica Maria.

19 horas – Espetáculo: Plural
Com Cia. de Teatro Nu Escuro (Goiânia, GO) - Duração: 50 min.

Sinopse - A trama de Plural é tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria, desde as primeiras recordações que remetem aos seus sete anos. A narrativa segue costurando memória em memória, fiando o universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com seus encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor. Ficha técnica - Autores: Hélio Fróes, Abílio Carrascal e Izabela Nascente. Direção: Izabela Nascente. Atores: Adriana Brito, Eliana Santos e Izabela Nascente. Preparação vocal e musical: Abílio Carrascal. Preparação corporal: Lázaro Tuim. Produção: Lázaro Tuim. Figurino e bonecos: Izabela Nascente.

5 de abril - sábado

15h30 – Espetáculo: A Fêmea Dominante
Com Os Mamatchas (Presidente Prudente, SP) - Duração: 60 min.

Sinopse - Duas palhaças, tentando concorrer a uma vaga em um festival internacional, atrapalham-se ao demonstrar suas habilidades e se envolvem numa série de desentendimentos. Na disputa, intervém o músico Samambaia que, ao ajudá-las, acaba instigando cada vez mais a disputa. Ficha técnica - Texto e direção: Os Mamatchas. Atores: Bruno Palácio, Camila Peral e Lua Barbosa. Preparação musical: Bruno Palácio. Produção: Camila Peral e Lua Barbosa

19 horas - Espetáculo: Do Repente
Com Lamira Artes Cênicas (Palmas, TO) - Duração: 35 min.

Sinopse - A poética do espetáculo foi elaborada em torno do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro - mais especificamente nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calungueiro - e da influência e presença dessa cultura na formação das “diversas” culturas brasileiras. Seu processo de criação englobou pesquisas sobre commedia dell’arte e o uso das máscaras na construção de personagens. Ficha técnica - Coordenação geral: Carolina Galgane. Direção artística, coreografia e cenário: João Vicente. Atores: Aretha Maciel, Carolina Galgane, João Vicente e Renata Oliveira. Figurino: Patrícia Fregonesi. Operador de luz: Mauro Guilherme. Cenotécnica: Renata Oliveira. Contra-regragem e som: Jefferson Cerqueira. Preparação teatral e maquiagem: Jhon Weiner. Músicas: Lindalva e Terezinha; Os Nonatos; Mossinha de Passira e Valdir Teles; Galego Aboiador; Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia; Zé Cardoso e Waldir Teles; Dona Militana; Dedé Laurentino e Fenelor; Antônio Nóbrega. Causo: adaptação de Matuto Incrementado (de Amazan). Registro fotográfico: Flaviana OX.

6 de abril - domingo

15h30 - Espetáculo: O Testamento do Cangaceiro
Com Cia. Dell’arte de Teatro (Catanduva, SP) - Duração: 60 min.

Sinopse - O enredo conta a história de Cearin, um moço nordestino que perde os pais e decide buscar a sorte na cidade, tendo como padrinhos e orientadores uma Santa e um Capeta. No caminho, Cearin acaba prometendo pagar a promessa de um cangaceiro à beira da morte, cujo último desejo é que seja entregue um saco de dinheiro a uma moça da cidade. Ficha técnica - Autor: Chico de Assis. Direção: Isaac Ruy. Coordenação Geral: Rafael Back. Atores: Bianca Ladislau, Bruna Velo, Carlos Alexandre Moura, Dara Leandra, Eduardo Higuti, Fabíola Melo, Gabrielly Motta, Jéssica Souza, Joanito Novaes, Karollayne Dassena, Larissa Bianchi, Larissa Canovas, Lorena Moura Reis, Lucas Alves, Lukas Paschoal, Manoel Novais, Martha Ocon, Natana Garcia, Rafael Back, Rafael Jorda, Rafael Ramos, Rodrigo Bardiviesso, Sula Ocon e Vanessa Ferreira. Preparação vocal e musical: Martha e Sula Ocon. Preparação corporal: Isaac Ruy. Produção: Cris Anovazzi e Lucas Alves. Figurino, cenário e maquiagem: Isaac Ruy. Cinegrafista: Luan Andrade.

17 horas - Espetáculo: A Pereira da Tia Miséria
Com Núcleo Ás de Paus (Londrina, PR) - Duração: 50 min.

Sinopse - No dia em que deveria morrer, Tia Miséria engana a Morte, tão temida por todos, mas que é vista também como a melhor saída para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. E, por um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho, o Fome, para só então deixarem este lugar que nunca os quis. Ficha técnica - Texto: Luan Valero. Direção: Coletiva. Concepção e direção musical: Eric D’Ávila. Atores: Adalberto Pereira, Bruna Monã, Camila Feoli, Rebeca Oliveira de Carvalho, Rogério Costa e Thunay Tartari. Cenografia e bonecos: Rogério Costa e Alex Lima. Figurino: Alex Lima. Produção: Rogério Costa

11 de abril - sexta-feira

15h30 - Espetáculo: PatoLogias (45 min)
Com Cia. de Teatro, Circo y Música Pato Mojado (Rosário, Argentina)

Sinopse - PatoLogias é um espetáculo de humor para todos os públicos, recheado de música ao vivo, palhaços e acrobacias. Segundo a companhia, é “uma divertida comédia circense para crianças e adultos, animais e vegetais, robôs, marcianos e público em geral”. Ficha técnica - Autores: María Franchi e César Artero. Direção: Pato Mojado. Atores: María Franchi, César Artero e Pedro Jozami. Preparação vocal e musical: Alejo Castillo e Pedro Jozami. Figurino: Norma Veja e Vilma Artero. Produção: María Franchi.

17 horas - Espetáculo: A Exceção e a Regra
Com Cia. Estável de Teatro (São Paulo, SP) - Duração: 70 min.

Sinopse - Uma pequena caravana participa de uma corrida em direção à cidade de Urga. A expedição que chegar primeiro ganhará como prêmio uma concessão para explorar petróleo. Durante a viagem, vemos exposta a relação entre explorador e explorado, assim como os mecanismos que legitimam o abuso de um e a submissão do outro. Ficha técnica - Autor: Bertolt Brecht. Tradução: Alexandre Krug. Direção: Renata Zhaneta. Direção musical: Sérgio Zanck. Atores: Andressa Ferrarezi, Daniela Giampietro, Juliana Liegel, Luiz Calvo, Maurício Hiroshi, Nei Gomes, Osvaldo Pinheiro, Sandra Santana, Sérgio Zanck, Paula Cortezia e Zeca Volga. Músicas: Osvaldo Hortêncio e Sérgio Zanck. Produção: Mariza Pinto, Andressa Ferrarezi e Nei Gomes. Cenário e adereços: Valter Mendes e Dani Abreu. Figurino: Kath Ulian. Maquiagem: Dani Ferrarezi

12 de abril - sábado

15h30 - Espetáculo: Romeu e Julieta - O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular
Com Grupo Garajal (Maracanaú, CE) - Duração: 70 min.

Sinopse: A história de amor juvenil mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros que mediam o embate entre os Montecchio e os Capuleto, duas famílias que não se bicam e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco. Os artistas equilibram-se na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro. E ainda tocam e cantam. Ficha técnica - Autor: William Shakespeare. Adaptação: Victor Augusto. Direção: Mário Jorge e Diego Mesquita. Atores: Aldebaran Fautino, Aline Fontenele, Dielan Viana, Flavia Cavalcante, Henrique Rosa, Miguel Cairo, Rafael Melo, Rayane Mendes e Sudailson Kennedy. Figurino: Dielan Viana e Lu Nunes. Preparação corporal: Mário Jorge. Produção: Rafael Melo e Mário Jorge.

17 horas - Espetáculo: Cafuringa
Com Grupo Cafuringa (Recife, PE) - Duração: 60 min.

Sinopse - O espetáculo narra a história do ventriloquista, embolador, vendedor de pomadas e garrafadas, o Cafuringa. O trabalho faz um recorte no tempo, abordando desde seus momentos brincantes até a sua expulsão do Pátio do Carmo, na cidade de Recife, PE. Ficha técnica - Concepção e produção executiva: Alexandre Menezes. Encenação e texto: Alexandre Menezes e Luiz Filho. Ventriloquista: Luiz Filho. Atores: Alexandre Menezes, Luiz Filho, Pablo Dantas, Filippo Rodrigo e Temi Fogo. Poeta e letrista: Pablo Dantas. Criação e execução musical: Filippo Rodrigo. Provocador e facilitador cênico: Junio Santos. Construção de bonecos: Mestre Zé Lopes e Mestre Saúba. Execução musical: Temir Fogo. Execução de figurino, máscaras, bonecos e adereços: Cleydson Catarina. Desenho de figurino e maquiagem: Cayo Ogam. Preparação vocal: Leila Freitas. Programação visual: Java Araújo.

13 de abril - domingo

15h30 – Espetáculo: A Festa da Rosinha Boca Mole
Com Mamulengo da Folia (Guararema, SP) - Duração: 50 min.

Sinopse - Espetáculo de mamulengo em que muitos das personagens que aparecem para A Festa da Rosinha Boca Mole são clássicos da cultura popular e outras guardam parentesco com a commedia dell’arte. Outras entram ao som e ao sabor do improviso em cada lugar onde o brincante se instale e a brincadeira se faça, tratando do particular que se universaliza na identificação com o público que aprecia e brinca a brincadeira. Ficha técnica - Texto, direção, figurino: Danilo Cavalcante. Ator mamulengueiro: Danilo Cavalcante. Produção: Mamulengo da Folia. Músicos: Zé do Fole, Erasmo José e Sabino do Pandeiro.

17 horas – Espetáculo: O Baile dos Anastácio
Com Oigalê (Porto Alegre, RS) - Duração: 60 min.


Sinopse - O Baile dos Anastácio é uma parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra. A peça utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o real desejo da mulher. Um baile repleto de música, encontros, desencontros, pelejas, danças e namoros, são apresentados de forma divertida, dinâmica e bem humorada. Ficha técnica - Autor: Luís Alberto de Abreu. Direção: Cláudia Sachs. Atores: Giancarlo Carlomagno, Karine Paz, Hamilton Leite, Mariana Horlle, Paulo Roberto Farias e Paulo Brasil. Preparação vocal: Simone Rasslan. Trilha sonora: Diego Silveira, Mateus Mapa e Simone Rasslan. Cenário: Luís Marasca. Figurino: Alexandre Magalhães e Silva. Produção: Oigalê

*********

Nenhum comentário:

Postar um comentário