quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Companhia de Danças de Diadema homenageia Ivonice Satie no 21º Cirandança


Três dias de apresentações grátis reúnem mais de 750 participantes, entre alunos, artistas orientadores e agentes culturais, com sessão também no dia do aniversário de Diadema (8/12).

Em 2018, o Cirandança, tradicional evento na cidade de Diadema, traz o tema Satie, uma homenagem à bailarina, coreógrafa e fundadora da Companhia de Danças de Diadema, Ivonice Satie (1950-2008), no ano que marca os 10 anos de sua morte.

As apresentações acontecem nos dias 7, 8, 9 de dezembro – sexta-feira (às 20h), sábado e domingo (às 19h) – no Teatro Clara Nunes (Centro Cultural Diadema). Os espetáculos, bem como o elenco, são diferentes a cada dia da programação. A entrada é franca.

O evento encerra as atividades do Programa de Oficinas de Dança desenvolvido, durante todo o ano, pela Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, e ministradas pelos bailarinos educadores da Companhia de Danças de Diadema. “O desejo de reunir os participantes desse projeto nasceu há 21 anos e vem se concretizando, anualmente, com a realização do Cirandança”, comenta a diretora da Companhia, Ana Bottosso.

Bottosso explica que o enredo do espetáculo Satie, performado pelo grande elenco do Cirandança, parte do sonho da criança de Ivonice em ser bailarina e passa por momentos importantes de sua trajetória até a criação da Companhia de Danças de Diadema.

O 21º Cirandança envolve cerca de 750 pessoas: alunos de todas as faixas etárias (crianças com mais de seis anos, jovens, adultos e idosos - todos participantes das oficinas), artistas orientadores da Companhia e agentes dos centros culturais da cidade, além de centenas de familiares e amigos dos alunos que lotam a plateia em todas as apresentações, completando esse espetáculo. 

A cada edição, um tema é eleito para o desenvolvimento das coreografias e cada turma mostra no palco, pelos movimentos da dança, o resultado da inspiração ou leitura feita. Entre os temas que já nortearam o Cirandança nesses 21 anos estão: Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Monteiro Lobato, Santos Dumont, Menino Maluquinho e Charlie Chaplin, entre outros.

A concepção e criação dos espetáculos contam com participação de todos os integrantes, de forma integrativa e colaborativa, reafirmando a importância da troca de experiências que contribui para o crescimento pessoal e aprendizado de vida de cada um. Durante as oficinas de dança, eles também recebem orientações sobre todo universo de um espetáculo, como noções de iluminação e trilha sonora, iniciação em posicionamento no palco, criação de figurino e acessórios cênicos e relação com a plateia. O Cirandança dá aos alunos a oportunidade de mostrar o resultado das oficinas de dança com o requinte de se apresentarem no palco mais importante de Diadema, o Teatro Clara Nunes.

A realização do Cirandança é da Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema por meio do ProAc ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O projeto conta também com o apoio cultural da Waelzholz Brasmetal, Fisio&Forma e Capézio

Ivonice Satie - Filha de imigrantes japoneses, Ivonice iniciou os estudos de dança, aos nove anos, na Escola Municipal de Bailado de São Paulo. Integrou o Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, por 14 anos. Foi bailarina e assistente de coreografia do Ballet du Grand Théatre de Genève e diretora artística do Balé da Cidade de São Paulo, onde criou a Cia. 2 (para bailarinos veteranos). Trabalhou como coreógrafa convidada em companhias na França, Alemanha, Croácia, Suíça, Estados Unidos e Portugal. Idealizou e fundou, junto à prefeitura, a Companhia de Danças de Diadema, em 1995, na qual permaneceu como diretora até 2003. Premiada internacionalmente, Ivonice Satie faleceu em 13 de agosto de 2008, aos 57 anos, vítima de câncer.
 
Ficha técnica - Coordenação geral: Ana Bottosso. Produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de produção: Daniela Garcia e Jeh Salles. Artistas orientadores: Ana Bottosso, Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Keila Akemi, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Iluminação: Cleiton Martins de Freitas, Ingrid Helena e Companhia de Danças de Diadema. Sonoplastia: José de Paula Diniz (Maravilha) e Companhia de Danças de Diadema. Cenário e adereços: Companhia de Danças de Diadema. Vídeo cenário: Leonardo Carvajal. Filmagem e edição: Cristina Ávila. Art designer: Márcio Edison.

Serviço

Espetáculo: Cirandança – Satie
Com alunos do Programa de Oficinas de Danças de Diadema & Companhia de Danças de Diadema
Dias 7, 8 e 9 de dezembro de 2017
Sexta (às 20h). Sábado e domingo (às 19h)
Centro Cultural Diadema - Teatro Clara Nunes
Rua Graciosa, 300. Centro, Diadema. Tel: (11) 4056-3366
Entrada franca (chegar com 1h de antecedência) – Classificação: Livre. 370 lugares


Nenhum comentário:

Postar um comentário