terça-feira, 23 de novembro de 2021

Projeto Painel Sustentável em Ermelino Matarazzo chega à fase final






Iniciado em janeiro de 2021 no bairro Ermelino Matarazzo, zona leste paulistana, o projeto Painel Sustentável entra em sua fase conclusiva. Tendo como pilar a economia circular, as atividades partiram da reciclagem de garrafas de vidro com capacitação e formação profissional para jovens, além do estímulo à valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

A partir de 23 de novembro, acontece uma série de atividades online (palestras, workshops e documentário), além da inauguração do Painel Sustentável: um painel artístico de 50 m2 criado com pastilhas de vidro reciclado de garrafas, contando a história do bairro por meio de etnias indígenas que habitavam a região de Ermelino Matarazzo (Tupi-Guarani, Tamoio e Guaianás). Assinada pelo artista plástico Evandro Damasceno, a obra foi criada durante o projeto, junto com os jovens nas oficinas de capacitação, e será fixada no Clube Desportivo Municipal Areão de Vila Císper, localizado no bairro.

Cronograma - Painel Sustentável
Novembro e dezembro/2021

A partir de 23/11

Ciclo online de workshops/palestras (sustentabilidade, cultura e empreendedorismo)
Onde assistir: http://www.painelsustentavel.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTbc6Xj5YwmGqg4dVv865ig
TEMAS:
Sustentabilidade - com Edson Grandisoli (pelo Reconectta).
Reciclagem do Vidro - com Vitor Honda (Owens Illinois).
Economia Circular - com Edson Grandisoli (pelo Movimento Circular).
ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – c/ Lívia de Campos Ribeiro (Reconectta).
Documentários e Sustentabilidade - com Francisco Cesar Filho.
Economia Criativa - Arte e Geração de Renda – com Edson Caeiro (Estima Cultural).
Empreendedorismo e Comunicação – com Lena Whitaker
Marketing - com Daniel Amaral (Owens Illinois).
Leis de Incentivo - com Américo Córdula.

24 e 25/11 – às 13h30
Palestras: Reciclagem do Vidro e Economia Circular
Local: Escola Estadual Jd. Iguatemi - São Matheus 

A partir de 03/12
MiniDoc: Ermelino Matarazzo, Somos Nós
Site: http://www.painelsustentavel.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTbc6Xj5YwmGqg4dVv865ig
O mini documentário foi realizado pelos alunos do Curso Regular de Audiovisual (foto e vídeo) do projeto com supervisão de Alexandre de Oliveira Silva e colaboração de Ademilson Mitcho.

Data a definir
Inauguração do Painel Sustentável
Local: Clube Desportivo Municipal Aéreo de Vila Cisper
Rua Barra de Santa Rosa, S/N, Parque Cisper -  Ermelino Matarazzo - SP/SP.
Feito de pastilhas de garrafas de vidro recicladas com a técnica fusing, o painel (com curadoria da artista Gisele Rosa) foi criado pelo artista Evandro Damasceno, com participação do oficineiro Odair dos Santos e dos alunos da oficina regular de fusing. A obra contou com apoio da ONG Fábrica de Vidro Palmares, e o artesão José Gimenez é o responsável pela instalação do painel. Todos os envolvidos são profissionais da região de Ermelino Matarazzo.

O projeto

O projeto Painel Sustentável, realizado em Ermelino Matarazzo (ZL), na capital paulista, teve início em fevereiro, foi suspenso por alguns meses devido à pandemia e retomou as atividades em agosto com jovens da região. Toda a programação foi pautada em temas como reciclagem de garrafas de vidro, economia circular, objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), empreendedorismo, políticas culturais e marketing. A iniciativa é fruto da parceria entre comunidade, instituições sociais, profissionais e artistas locais, e conta com o apoio da Owens Illinois, com o investimento de R$ 499 mil, por meio de Edital do ProAC-ICMS.

O projeto promoveu oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops, atividades culturais e palestras para os moradores e alunos de escolas da região, além da produção de um minidocumentário (sobre o projeto e o bairro, feito pelos alunos do curso de audiovisual) e de um painel artístico criado coletivamente durante a oficina de Design em Vidro pelo Método Fusing, ministrada pelo artista visual Evandro Damasceno. As oficinas foram realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, especializada em fusing artesanal e artístico, que permite transformar as garrafas em peças artísticas pela alta temperatura (800ºC).

O vidro, que leva milhares de anos para se decompor na natureza, tem infinitas possibilidades de transformação. A elaboração do projeto levou em conta a questão ambiental, diante do baixíssimo valor pago pelas garrafas nos centros de recolhimento de material reciclável, desestimulando a coleta. Ao todo, o projeto foi responsável pelo reaproveitamento de mais de 4 mil garrafas, que se transformaram em 18.590 pastilhas nas atividades da oficina. Além de Ermelino Matarazzo ser um bairro periférico com escassas possibilidades para os jovens, abriga a maior fabricante de garrafas de vidro, a Owens Illinois, e também a única fábrica de reciclagem das mesmas garrafas que se tem conhecimento, a Fábrica de Vidro Palmares.

O projeto Painel Sustentável é uma realização de O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - ProAC - ICMS (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da Owens Illinois, produção da Lenci Cultura Incentivada e apoio institucional da Fábrica de Vidro Palmares. O projeto tem a direção geral de Marcos Lenci, com assistência de Kiko Vianello e Fernanda Couto e administração de Cleo Chaves. O projeto gráfico é de Marcelo Cordeiro. No núcleo artístico e educativo de Ermelino, o artista plástico Evandro Damasceno, assina a criação do Painel e ministra o curso Regular de Fusing, juntamente com a curadora do projeto Gisele Rosa e com o oficineiro Odair dos Santos. As oficinas de Audiovisual (Foto e Vídeo) foram realizadas pelo professor Alexandre de Oliveira e com a colaboração de Ademilson Mitcho. O projeto teve o apoio da Fábrica de Vidro Palmares e de seu diretor Khondi, líder comunitário. E a implantação do Painel foi realizada pelo artesão José Gimenez. Todos estes profissionais, além dos profissionais de apoio envolvidos, são da região de Ermelino Matarazzo, valorizando os talentos locais.

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário