quinta-feira, 16 de maio de 2013

NO DIA 29 ACONTECE O DIA DO DESAFIO. SESC COORDENA O EVENTO NO CONTINENTE AMERICANO

Participam 21 países e a meta é ultrapassar a marca de 51 milhões de participantes. Veja o resultado do sorteio das cidades desafiantes no www.sescsp.org.br/diadodesafio.
 
Em 2013, o 19º Dia do Desafio acontece no dia 29 de maio, quarta-feira, com início à 0h e término às 21h. O Dia do Desafio é uma campanha fundamentada em uma competição amigável entre cidades, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância da prática de atividade física e esportiva no cotidiano e para a adoção de hábitos saudáveis. A competição é apenas estímulo à participação mobilizando o maior número de pessoas.

Todas as pessoas podem entrar no clima do desafio e participar, basta praticar qualquer esporte ou atividade física individualmente ou em grupo, entre 0h e 21h, e registrar a participação. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades, que organizam programação especial de jogos, gincanas, aulas, caminhadas e outras atividades que acontecem em escolas, academias, empresas e espaços públicos.

No continente americano, o Dia do Desafio é coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio, Administração Regional do Estado de São Paulo) e, mundialmente, a Campanha é promovida pela TAFISA (The Association for International Sport for All).
 
Destaques da programação do Dia do Desafio – 29/5
Unidades do Sesc – São Paulo

Consulte cada Unidade do Sesc para ver a programação completa.
7h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30 - Le Parkour

Apresentações artísticas e performáticas, seguidas de experimentação prática (vivências) da modalidade que envolve a transposição de obstáculos em percursos urbanos.
Deck de Entrada.

Santana

 

8h às 17h - Arco e Flecha

Aprendizagem dos movimentos básicos da modalidade, que se tornou esporte olímpico nos Jogos Olímpicos da Inglaterra, em 1908. A partir de 7 anos. Inscrições no local.

Ginásio.

Ipiranga

 

9h e 15h - Equipe Magic Hands - basquete cadeirante

Apresentação esportiva e vivência do basquete em cadeira de rodas. Somente para atletas da ADD.

Ginásio Ônix - 7° andar.

Pinheiros

 

9h às 21h - Orientalidades

Diversas vivências, jogos e brincadeiras que têm como referência a influencia artes marciais da China, Tailândia, Índia e Japão sobre a cultura fisicoesportiva brasileira. A partir de 5 anos. Necessário cadeado para guardar os pertences nos armários dos vestiários.

Salas de Expressão Corporal, Ginásio e Praça.

Belenzinho

 

9h30 às 11h30 - Beisebol

Fundamentos básicos da modalidade como arremesso, recepção e utilização dos equipamentos.

Interlagos

 

9h30 às 17h - Esgrima Sobre Cadeira de Rodas

Haverá vivência, bate-papo e apresentação. Livre para todos os públicos.

Ginásio Ludus.

Vila Mariana

 

10h às 16h - Espaço Radical com Skates e Obstáculos

Estrutura com rampas e obstáculos, onde haverá empréstimo de skates, com orientação de professores e apresentação de Dj e grafite.

Praça de Eventos.

Itaquera

 

12h às 14h - Desafio de Tênis de Mesa com Marcos Yamada

O público será convidado para o desafio de rebater o saque do Atleta de Tênis de Mesa Marcos Yamada, além de experimentar a modalidade.

Praça de Convivência.

Bom Retiro

 

17h30 às 19h30 - Jogo com as Estrelas – Handebol Feminino

Com ex-atletas integrantes da seleção brasileira e de times de São Paulo: Audinéia Reis Pereira, Patricia Matieli, Flávia Vidal e Fernanda Barbosa. Serão abordados os aspectos do jogo em competições nacionais e internacionais.

Ginásio (térreo). Para maiores de 16 anos. Inscrições grátis no local da atividade.

Santo Amaro

 

18h30 às 21h20 - Desafio Relâmpago de Voleibol 4x4

Torneio aberto de voleibol de quarteto. Eliminatória simples. Inscrições: 30 min. antes ou até o fim das vagas. Até 6 jogadores inscritos por equipe. Vagas limitadas.

Conjunto Esportivo.

Pompeia

 

19h30 - Clínica de Vôlei com Lipe Fonteles

Aula aberta com o atleta brasileiro, campeão da Liga Japonesa e Pan-americano, jogador atual do Zaksa, Polônia, que visa o aprimoramento técnico da modalidade.

Ginásio Vermelho.

Consolação



Destaques da programação do Dia do Desafio – 29/5

Atividades em espaços públicos de São Paulo


6h às 20h - Ecopista - Exercite-Se!

Pista que gera energia para alimentar caixas de som dispostas nas rampas do Metrô.

Metrô Barra Funda

 

7h às 18h - Patins

Parque do Ibirapuera (Marquise)

 

7h30 - Rádio Taissô

Atividade física oriental.

Praça Rotary – Vila Buarque

 

8h às 17h Parede de Escalada Infinita

CPTM Barra Funda

 

9h - O Desafio Sobre Rodas

Espaço para apresentação e vivência da Patinação.

Praça do Poupatempo Sé

 

9h às 17h - Desafio Gera Energia

Bicicletas ergométricas e pista de dança que geram energia.

Metrô Sé – Praça da Sé - Centro

 

9h às 17h - Air Track

Apresentação seguida de experimentação de movimentos ginásticos em pista retangular inflável.

Parque da Juventude - Av. Cruzeiro do Sul, 2630

 

10h às 12h e 14h às 17h - Bambodança

Centro Esportivo do UNAS – Heliópolis

 

10h às 16h - Mini Golf Na Estação de Trem

CPTM Luz

 

10h às 19h - Ginástica Artística com Arthur Zanetti

Apresentações artísticas e performáticas, seguidas de experimentação prática desta bela modalidade olímpica. Com a presença do campeão olímpico Arthur Zanetti (das 11h às 13h) e ginastas da Academia Yashi.

Shopping Center Norte (Praça de Eventos)

 

13h às 16h30 - Vivência de Badminton

Participação do ex-atleta Guilherme Kumasaka.

Parque Severo Gomes

 
 
A organização do Dia do Desafio

A coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias informa que “após 18 edições, o Dia do Desafio se expande enquanto proposta e passa a ter um papel preponderante para revigorar as parcerias com órgãos públicos e privados, instituições e empresas no sentido de promover uma grande mudança no comportamento da população frente ao esporte e a atividade física, como atividade vinculada à campanha Move Brasil”. Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc, reitera que “o alinhamento de objetivos do Dia do Desafio com a proposta da campanha Move Brasil reforça a proposição institucional de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pois ambos privilegiam aspectos fundamentais das atividades físico-esportivas para o convívio humano, para a ampliação de uma rede de cidades e pessoas engajadas no aprimoramento de uma vida mais saudável”.

A organização do evento envolve poderes públicos, instituições privadas, organizações não governamentais e cidadãos. O Dia do Desafio ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio e, a partir deste ano, passa a ser uma das ações da Campanha MOVE Brasil, que busca ampliar o número de brasileiros que praticam esportes e atividades físicas até o ano de 2016, quando ocorrem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A Campanha Move Brasil foi lançada em 2012, tendo como movedores a Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), a organização Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO), a International Sport and Culture Association (ISCA), os Ministérios do Esporte e da Saúde e o SESC. Outras informações podem ser obtidas em www.movebrasil.org.br.

Todas as cidades são convidadas a participar do desafio, de pequenas comunidades a grandes metrópoles. A ideia é envolver pessoas de todas as idades, classes sociais e profissionais na prática de qualquer tipo de esporte e atividade física. As atividades são programadas e desenvolvidas pelas secretarias municipais de esportes, educação e saúde com o apoio de escolas, empresas, instituições, clubes e grupos sociais.

Dia do Desafio - história

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite ao exercício do corpo e ao associativismo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o Dia do Desafio. A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2012, o evento completou 18 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas de todo o Continente Americano.

Em 1995, o Sesc São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez. No mesmo ano, o então Ministro Extraordinário do Esporte, Edson Arantes do Nascimento (Pelé) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes". Em 2012, no Continente Americano, os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Exemplos de projetos realizados no Dia do Desafio e que se tornaram permanentes podem ser encontrados em: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/sobre/ganhos
 
Serviço:
SESC COORDENA 19ª EDIÇÃO DO DIA DO DESAFIO
Dia 29 de maio de 2013, das 0h às 21h.

Para registrar a participação:
Em São Paulo – 0800 118220
Para as demais cidades, consulte a secretaria municipal ou acesse
sescsp.org.br/diadodesafio
O sorteio das cidades desafiantes ocorreu em 6 de maio, no Sesc Pinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário