quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sesc Bom Retiro apresenta King Arthur, de Purcell, com o NUO

O Sesc Bom Retiro apresenta a nova montagem do Núcleo Universitário de Ópera, King Arthur, semi-ópera de Henry Purcell, com direção do maestro Paulo Maron, que estreia no dia 14 de junho, sexta-feira, às 20 horas. A temporada segue até 23 de junho, com sessões de sexta a domingo. 
 
Henry Purcell (1659-1695) é considerado um dos mais importantes compositores do período barroco e o maior compositor da Inglaterra. Escreveu inúmeras obras para grupos orquestrais e de câmara, uma única ópera (Dido e Aeneas) e três semi-óperas (obra que intercala diálogos e canções) como é o caso de King Arthur, uma semi-ópera que conjuga comédia e aventura.
 
O enredo traz os rivais Arthur, rei dos bretões, e Oswald, rei saxão. Ambos desejam a mão de Emeline, a filha cega do Duque da Cornualha. Nesse cenário, depois de várias batalhas travadas os saxões foram expulsos. O conflito decisivo está prestes a ser lançado quando Emeline e sua acompanhante Matilda são raptadas por Oswald. Para resgatá-las,Arthur, parte em uma viagem pela floresta encantada, onde passa por provações como resistir às tentações de duas sereias e enfrentar espíritos malignos; tudo isso com a ajuda do Mago Merlin, o qual enfrenta a fúria do Mago Osmond. Por fim, Arthur trava uma luta de espadas com Oswald.
 
Na versão do Núcleo Universitário de Ópera não vão faltar cenas de ação com muita movimentação, danças e batalhas. O NUO é reconhecido pela interpretação e pelo forte trabalho corporal. O cenário é um gigantesco tabuleiro de xadrez, onde os personagens funcionam como as próprias peças do jogo. Completam a encenação os efeitos de luz e os figurinos que remetem à estéticavisual medieval.
 
Elenco principal: King Arthur – Caio Oliveira (tenor); Emeline – Isabel Nobre (soprano); Merlin – Pedro Ometto (barítono); Oswald, Rei dos Saxões – André Estevez (tenor); Osmond – Luis Fidelis (barítono); Espírito do Ar – Natalia Capucim (soprano); Espírito da Terra – Jorge Trabanco (Barítono); Matilda – Gabrielle Agura (soprano). 

Espetáculo: King Arthur
Semi ópera em dois atos de Henry Purcell
Texto: John Dryden
Direção: Paulo Maron
Cenário e produção: Paulo Maron
Preparação corporal: Marília Velardi
Coreografias: Wesley Fernandez e Marília Velardi
Orquestra do Núcleo Universitário de Ópera
Solistas e coro do Núcleo Universitário de Ópera
Realização: Sesc São Paulo
Dias 14, 15 e 16; 21, 22 e 23 de junho
Sesc Bom Retirowww.sescsp.org.br
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos/SP – Tel: (11) 3332-3600
Horários: sexta (20 horas), sábado (19 horas) e domingo (18 horas)
Ingressos: R$ 12,00, R$ 6,00 e R$ 3,00 (disponíveis em toda Rede Sesc)
Duração: 90 min – Classificação etária: 12 anos – Capacidade: 291 lugares
Possui acesso universal, ar condicionado e estacionamento.
 
Núcleo Universitário de Ópera
 
No ano de 2003, Paulo Maron criou o Núcleo Universitário de Ópera (NUO), um grupo que congrega jovens estudantes de canto lírico com grau universitário (recém formados ou em fase de formação), vindos de diferentes escolas e universidades. Considerando a escassez de oportunidades de atuação para esses jovens, Maron acreditou que manter um grupo estável, participando de produções regulares e com desafios cênicos e vocais, seria a fórmula correta de estimular o desenvolvimento de seus potenciais. Ao mesmo tempo, a direção do NUO apostou que o grupo estaria apto para apresentar à cena lírica paulistana não só um novo repertório, mas uma inovadora forma de montagem operística, valendo-se de um trabalho cênico diferenciado, devido à junção das técnicas de Stanislawisky com as técnicas corporais de Martha Grahan, Feldenkrais e Laban.
 
A parceria com a Orquestra Sinfônica do NUO é fundamental para o sucesso desta empreitada, pois oferece a estabilidade e estrutura para o bom resultado frente aos repertórios. Hoje, com 12 produções de sucesso em cinco anos de existência, o NUO conseguiu estabilidade e reconhecimento do meio musical, da crítica e especialmente do público que, récita após récita, tem lotado os teatros onde o Núcleo se apresenta.
 
Paulo Maron coordena todos os projetos realizados pela Orquestra e Núcleo Universitário de Ópera, assinando também a cenografia e direção cênica e musical, com uma equipe composta por, aproximadamente, 35 cantores, 45 instrumentistas e 10 profissionais técnicos e artísticos. Dentre os trabalhos produzidos pelo Núcleo se destacam: O Mikado, de Willian Gilbert e Arthur Sullivan (2004); Forrobodó, de Francisco Bittencourt e Chiquinha Gonzaga (2005); Os Piratas de Penzance, de Willian Gilbert e Arthur Sullivan (2005); A Ópera dos Três Vinténs, Bertolt Brecht e Kurt Weill (2006); HMS Pinafore, de Gilbert e Sullivan (2006); Julgamento com Júri, de Gilbert e Sullivan; Der Mond (A Lua), de Carl Orff (2007); Patience, de Gilbert e Sullivan (2007), Moscou, Tcheryomushki, de Dmitri Shostakovich (2008), O Feiticeiro, Gilbert e Sullivan (2008), O Falso Filho, de Joaquín Rodrigo (2009), Utopia, Ilimitada, de Gilbert e Sullivan (2009), A Jornada do Peregrino, de Ralph Vaughan Williams (2010); Iolanthe, de Gilbert e Sullivan (2010); Prometheus, de Gabriel Fauré (2011); Os Gondoleiros, de William Gilbert e Arthur Sullivan (2011); e The Fairy Queen - Sonho de Uma Noite de Verão (2012), de Henry Purcell e William Shakespeare.
 
O NUO é reconhecido pela Gilbert & Sullivan Society como o único grupo especializado nesses autores em toda a América Latina. Em 2007, o Núcleo Universitário de Ópera lançou o DVD HMS Pinafore – uma das mais populares óperas cômicas de Gilbert e Sullivan, encenada em 2006, no Theatro São Pedro, em São Paulo. Esta é a primeira produção brasileira lançada em DVD no circuito comercial com distribuição da LPC Comunicações.

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