segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dirigido por Lee Taylor, DOC. (des)prezados tem apresentações grátis no Sesc Campo Limpo

Foto de Marcelo Villas Boas
O Sesc Campo Limpo apresenta o espetáculo DOC. (des)prezados entre os dias 23 de abril e 3 de maio, com sessões (grátis) às quintas e sextas (às 20h30) e aos domingos (às 18 horas). A montagem, do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), tem direção de Lee Taylor e orientação de Alexandre Mate.

A encenação apresenta uma antologia documental poética, que reúne seis monólogos, criados a partir de visões de mundo particulares, mas que se universalizam ao reforçarem traços comuns da condição humana. Seis pessoas, que tiveram seus relatos de vida pinçados da realidade, revelam peculiaridades de homens e mulheres de nosso tempo ao expor paradoxos e contradições do ser humano.

O trabalho partiu de entrevistas com pessoas comuns, realizadas pelo elenco, que construiu monólogos documentais, reforçando o laço do teatro com o contexto social contemporâneo. A obra é pautada em relatos reais de modo que os materiais textuais são recortes de realidades que serviram de subsídio para a criação artística. A concepção cênica procurou valorizar tanto o conteúdo documental, presente na dramaturgia, quanto às reverberações do processo de contato com o entrevistado, além da criação poética dos artistas. Cada monólogo contém a etapa de contato e escolha do entrevistado seguida pela apresentação do monólogo documentário e do universo poético pessoal, que manifesta a camada indizível da produção de sentidos.

O espetáculo Café com Queijo do Lume, as pinturas de Edward Hopper e a proposta estética dos elementos cenográficos de algumas cenas do espetáculo Les Ephéméres do Théâtre du Soleil são referências para a composição de DOC. (des)prezados. A junção dos seis ambientes de cada monólogo documentário se configura como uma instalação cênica, inspirada, entre outras, pela obra Los Incontados do grupo Mapa Teatro da Colômbia, de modo que os espaços físicos se entrelaçam como nas relações estabelecidas entre as dramaturgias.

Ao final de cada apresentação, o público será convidado para uma conversa sobre o processo de construção da peça com os artistas envolvidos no projeto.


Sobre o NAC - O Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é um espaço de investigação teatral, coordenado por Lee Taylor, que oferece gratuitamente um curso de atuação teatral, em parceria com o Instituto de Artes da Unesp,  tendo em vista questionamentos de paradigmas vigentes tanto da linguagem cênica quanto das práticas humanas do nosso tempo. O curso é desenvolvido em dois módulos, sendo o primeiro dedicado ao aperfeiçoamento artístico e o segundo, à construção de uma obra teatral. Os planejamentos e procedimentos aplicados no NAC foram articulados por Lee Taylor na experiência prática de docência nas aulas de atuação no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc (CPT), em oficinas de atuação na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da USP (com estágio em docência na graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA), na dissertação de mestrado Manifestação do Ator - Formação no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA/USP e como docente do Instituto de Artes da Unesp.
NAC 2013
Ficha técnica
Espetáculo: DOC. (des)prezados
Com: Núcleo de Artes Cênicas (NAC)
Coordenação, concepção, direção cênica e direção de arte: Lee Taylor
Orientação: Alexandre Mate
Assistente: Hercules Morais
Assistente de palco: Bruno Ribeiro,
Elenco: Bia Malagueta, Camila Ferrazzano, Luana Crempe, Natalia Campanella, Pablo Diego e Paulo Salvetti.
Cenário, figurino e adereços: Priscilla Oliva
Iluminação: Fran Barros
Trilha sonora: Fernando Oliveira
Filmagem: Pablo Diego
Operação de luz: Danilo Mora
Fotos: Marcelo Villas Boas
Produção: NAC

Serviço

De 23 de abril a 03 de maio
Horários: quintas e sextas (às 20h30) e domingos (às 18h)
Gênero: drama. Duração: 100 minutos. Classificação: 14 anos.
Grátis - Retirar ingressos 1h antes. Nº de lugares: 70

Sesc Campo Limpo
Horário/Unidade: Terça a sábado (13h às 22). Domingos e feriados (11h às 20h)
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário