segunda-feira, 13 de abril de 2015

Kleber Albuquerque mostra novo show no Photozofia

foto de Vivi Correa
Tendo duas safenas e uma mamária como inspiração, Kleber Albuquerque apresenta seu novo show, Psicoaudiocardiograma, nos dias 19 e 20 de abril, domingo e segunda, no Photozofia Arte & Cozinha, em São Francisco Xavier, às 21 horas.

No repertório, um apanhado de canções “cardíacas” do autor, entremeadas por clássicos da música popular que trafegam pela mesma temática. O espetáculo, intimista, tem Keleber acompanhado somente por seu violão e seu cavaquinho, além de algumas texturas sonoras programadas no computador.

A ideia de um espetáculo com canções que de alguma forma falam deste músculo involuntário tão presente – pra não dizer batido – na lírica da música brasileira surgiu quando Kleber sentiu seu próprio coração de poeta começar a falhar, não metaforicamente falando, mas de verdade, devido a um entupimento arterial causado, quem sabe, por excesso de uso ou de cigarros. Kleber passou por uma revascularização, colocou uma “ponte de safena” no final do ano passado.

O repertório, portanto, tem como inspiração a metáfora do coração, no qual o artista alinhava inéditas com canções de vários momentos de sua carreira, incluindo também versões bastante pessoais para clássicos do cancioneiro, como “Carinhoso” (Pixinguinha e João de Barro), “Explode Coração” (Gonzaguinha) e até de uma pérola da internet, o hino da igreja dos bêbados de Deus “Deixe Outro Para Mim” (Rui Grudi). Seguindo por essa mesma linha cardiotóxica, o show apresenta também a inédita (e canábica) “Passeando Com Meu Cachorro” (Kleber Albuquerque) e uma versão funk a lá passinho do romano para “Isopor” (Élio Camalle e Kleber Albuquerque). “É claro que esse pretexto é uma brincadeira com a propensão aos exageros românticos da canção brasileira, mas é também uma oportunidade de visitar canções que possam expressar outros sentimentos e indagações”, comenta.

Outras composições próprias completam o roteiro – “O Zabumbeiro do Amor”, “Por Um Triz”, “Permitido”, “Uns 10 Amantes”, “Os Presentes”, “Milonga da Noite Preta”, “Olhai os Lírios”, “Besouro”, “O Encontro de Zé Limeira com A Mulher de Um Dedo Só”, “Canoeiro” e “Espera” -, além de parcerias com Dante Ozzetti (“Canto Para Aldebarã”), Tata Fernandes (“Ai”) e Flávio Alves (“Orquídea Cósmica”).

O coração como metáfora se faz presente não só nas melodias derramadas do repertório mais popular, mas em toda tradição da poesia. Com a atribuição de ser o centro das emoções, e por fácil associação, do amor (este sentimento tão musicável), o coração habita grande parte da multidão de versos que já foram inventados e cantados no mundo, tenham eles a franca emotividade da música brega ou a contenção contemplativa de um clássico. Lugar comum ou não, as referências a este comboio de corda chamado coração pulsam durante todo tempo neste emocionante e divertido espetáculo de Kleber Albuquerque.

O artista explica que sua intenção é fazer uma apresentação onde possa mostrar de forma leve e bem humorada um pouco da sua contribuição pessoal a essa imensa tradição lírica brasileira, que continua viva.

Kleber Albuquerque já está em processo de produção de um novo CD de inéditas, que será lançado ainda este ano, e o espetáculo evidencia um pouco da experiência estética deste trabalho. “Quero que esse novo disco seja radicalmente pessoal, no qual irei cantar e tocar todos os instrumentos. Também há menos parcerias no novo repertório. Até o momento, estão presentes: uma parceria com Dante Ozzetti e outra com o letrista e escritor Léo Nogueira e um poema de Flávio Alves que musiquei”. Finaliza.

Serviço

Show: Kleber Albuquerque
Dias 19 e 20 de abril, domingo e segunda, às 21 horas
Photozofia Arte & Cozinha
Largo São Sebastião, 105 - São Francisco Xavier/SP. Tel.: (12) 3926-1406
Ingressos: R$ 20,00. Duração: 75 min. - Classificação: 10 anos. 
Aceita dinheiro e cartões de crédito/débito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário