quarta-feira, 1 de abril de 2015

Mostra Animações Sem Fronteiras traz a magia do desenho no cinema para adultos e crianças

A terceira mostra temática do projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão acontece entre os dias 16 e 21 de abril, no Espaço Cultural Dr. Além (antigo Cine Glória), em Campos do Jordão. Trata-se da Mostra Animações Sem Fronteiras que engloba filmes tanto para o público adulto, quanto para o infantil.

Os filmes de animação, durante muito tempo, tiveram como padrão absoluto os longas-metragens produzidos pelos estúdios americanos, principalmente a Disney. Na última década, assistimos a globalização deste gênero com ótimos filmes de vários países, inclusive do Brasil, dominando bilheterias e premiações e trazendo peculiaridades regionais para esse segmento cinematográfico, cuja riqueza cultural e artística não permite fronteiras.

Na seleção das obras, a curadoria da Mostra Animações Sem Fronteiras se preocupou com a abrangência das produções, considerando não apenas o estilo dos animadores, mas também suas culturas de origem. Para as noites dedicadas ao público adulto, a programação contempla filmes de animadores do Japão, França, Espanha, Austrália e Brasil; já para o público infantil a Argentina foi o país escolhido.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Programação - Mostra Animações Sem Fronteiras

16 de abril – às 19h30
As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville)
De Sylvain Chomet. França, Bélgica, Canadá, Reino Unido e Letônia. 2004. 80 minutos. Classificação: 10 Anos.

Champion (Michel Robin) é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta. Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento para fazê-lo um verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. A avó e o cachorro Bruno partem então em sua captura, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano, chamada Belleville. O filme, cujo orçamento alcançou a casa dos oito milhões de dólares, recebeu duas indicações ao Óscar e ao César como Melhor Filme e Melhor Canção Original.

17 de abril – às 19h30
Vidas ao Vento (Kaze Tachinu)
De Hayao Miyazaki. Japão. 2013. 126 minutos. Classificação: 12 Anos.

Vidas ao Vento é um belo espetáculo visual que conta com uma história de amor e demonstra a inocência dos jovens japoneses diante da guerra. O roteiro de Hayao Miyazaki conta a vida Jiro Horikoshi, um jovem cujo sonho maior era pilotar aviões. No entanto a miopia o fez desenvolver uma outra aptidão, a de designer de máquinas voadoras potentes, o que o levou a projetar aviões para o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Além da paixão pelo ar, o personagem também é apaixonado, desde a adolescência por Naoko, uma linda jovem atingida pela epidemia de tuberculose que assolou o país durante a guerra. O filme é baseado numa história real e isso o difere dos trabalhos anteriores do diretor. O protagonista de fato projetou aviões para o Japão na II Guerra. Porém não foram simples aviões. Jiro projetou o modelo dos aviões que fizeram o famoso ataque à Pearl Harbor. É o filme perfeito para se ver no cinema. Os efeitos especiais são fantásticos. Foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e ao Oscar de Melhor Animação. Hayao Miyazaki é, sem dúvida, um dos maiores animadores da história do cinema. Sua filmografia inclui grandes obras como Princesa Mononoke, O Castelo Animado e Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, além de sua grande obra-prima A Viagem de Chihiro. Com Vidas ao Vento, no entanto, ele anunciou a sua aposentadoria, despedindo-se dos estúdios de cinema.

18 de abril – às 19h30
Chico & Rita (Chico & Rita)
De Fernando Trueba, Tono Errando e Javier Mariscal. Espanha, Reino Unido. 2010. 94 minutos. Classificação: 14 Anos.

Em Havana, Cuba, no ano de 1948, Chico, um jovem pianista que tem grandes sonhos, conhece Rita, uma bela e excelente cantora, em uma apresentação, e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem; o que é contornado quando Ramon, amigo dele, convida-a para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que se reaproximem, mas o sucesso dela provoca em Chico uma crise de ciúmes e os separam por um longo período. Já nas primeiras cenas percebemos que não se trata de uma animação voltada para o público infantil. Cenas de sexo e nudez deixam clara essa premissa. Além disso, o filme aborda também algumas temáticas consideradas adultas, como a discriminação racial nos EUA da década de 50 e a dura vida no show business, além da própria implantação do regime de Fidel Castro em Cuba. Apesar do panorama social e histórico apresentado, em momento algum seu foco principal é desviado: contar a atribulada história de amor entre os personagens. Outro ponto positivo é a ótima trilha sonora, composta, predominantemente, por ritmos cubanos e jazz, contando com participação de vários músicos famosos da época, também retratados em animação, entre eles, os lendários Charlie Parker e Thelonious Monk.

19 de abril – às 15 horas
Um Time Show de Bola (Metegol).
De Juan José Campanella. Argentina, Espanha, India, USA. 2013. 106 minutos. Livre.

Desde garoto, Amadeo é aficionado por pebolim, tendo construído seus próprios jogadores e com eles ensaiado diversas jogadas. Um dia ele é desafiado por Ezequiel, um arrogante garoto que vive se gabando de ser exímio jogador de futebol de verdade, mas a partida épica foi vencida por ele. Anos mais tarde, ele retorna rico e querendo transformar a cidade natal em uma espécie de parque temático. Para salvar a cidade, Amadeo aceita o desafio proposto pelo vilão: enfrentá-lo numa partida de futebol de campo. Algo mágico acontece e os bonecos da mesa de jogo ganham vida para ajudar o companheiro de grandes jogadas. O cineasta argentino Juan José Campanella, ganhador do Oscar por O Segredo dos Seus Olhos, é mais um que se aventurou no universo das animações. E foi bom ver que ele não levou uma por baixo das pernas; pelo contrário, fez até um belo gol, apresentando uma gostosa aventura contada por um pai - ‘ligadão’ no tradicional jogo de pebolim - para o filho, viciado em jogos eletrônicos. Um programa especial para grandes e pequenos assistirem juntos.

20 de abril – às 19h30
Mary e Max – Uma Amizade Diferente (Mary & Max)
De Adam Elliot. Austrália. 2009. 92 minutos. Classificação: 14 Anos.

O filme é uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu, que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e dois continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é uma viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. Antes do seu lançamento comercial, o filme, baseado em uma história real, foi premiado no Festival de Berlim, no Festival de Animação de Annecy e no Asia Pacific Screen Awards.

21 de abril – às 19h30
Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi
Brasil. 2013. 75 minutos. Classificação: 12 Anos.

Uma História de Amor e Fúria é um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal e Janaína, a mulher por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, esse longa de Luiz Bolognesi ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto, com traços de linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas, além da participação de Rodrigo Santoro na voz de um chefe indígena e de um guerrilheiro. Uma História de Amor e Fúria venceu o principal prêmio do Festival de Animação de Annecy (França) em 2013, após ter sido o primeiro filme brasileiro a ser selecionado para essa competição, e foi um dos 19 filmes submetidos ao Óscar de melhor filme de animação em 2014. Também participou da Première Brasil – Mostra competitiva do Festival de Cinema do Rio de Janeiro, em 2012.

Serviço

Mostra Animação Sem Fronteiras
Projeto: Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300
Grátis - os ingressos são distribuídos 1h antes das exibições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário