terça-feira, 3 de maio de 2022

Em maio o Grupo Rosas Periféricas circula pela Zona Sul com Ladeira das Crianças - TeatroFunk

Programação inclui ainda exibições online e realização do Sarau da Antiga 28 na sede do grupo, na ZL.

Foto de Andressa Santos
Em maio, Ladeira das Crianças - TeatroFunk, do Grupo Rosas Periféricas, chega à Zona Sul da capital, território do escritor Ferréz, cujos livros O Pote Mágico e Amanhecer Esmeralda foram mote para o espetáculo.

O autor é referência em literatura marginal na região e inspiração para muitos jovens de quebrada. O enredo traz ainda memórias dos(as) integrantes do grupo e sonhos das crianças moradoras da Zona Leste (Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz). Os ingressos são gratuitos.

Esta circulação - que já passou pelas zonas leste, oeste e norte - integra o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, contemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

As sessões presenciais começam no dia 6 de maio (às 14h e 15h30) para alunos e alunas da E.M.E.F. Professor Ricardo Vitiello. No dia 7/5, a trupe apresenta-se na Nave Capão (às 11h) e C.C. Inter Martin Luther King (às 15h). Em 18/5, na ONG Interferência (às 11h e 14h); em 28/5, no Espaço Cultural CITA (às 10h) e na Quadra da Comunidade Monte Azul (às 13h); e no dia 29/5, encerrando a temporada de Ladeira das Crianças no projeto comemorativo de seus 10 anos, o grupo encena a peça na Casa 27 (às 11h) e na Biblioteca Comunitária Luiza Erundina (às 15h). 

E ainda, duas sessões online do espetáculo ocorrem nos dias 25 e 27 de maio (às 15h), com exibição pelo Facebook e Youtube do Grupo Rosas Periféricas. Completando a programação do mês, o Sarau da Antiga 28 acontece no dia 28/5 (às 19h30), na sede do grupo que fica no Parque São Rafael, na Zona Leste paulistana.

Circulação Zona Sul | Maio

Espetáculo infantil: Ladeira das Crianças – TeatroFunk
Com: Grupo Rosas Periféricas | Dramaturgia: Marcelo Romagnoli
Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre.

Em Ladeira das Crianças - TeatroFunk, o universo das crianças periféricas ganha a cena. Seus desejos e sonhos são embalados pelo ritmo do funk. No ‘bonde’ da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem e garota que vive no mundo da lua. Tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. A peça, dirigida pelo coletivo, estreou em 2019, quando o grupo completou 10 anos. Investigando o próprio território, os integrantes perceberam a importância das crianças para formação de um público periférico e, junto com elas, da valorização da linguagem do funk na região.

Texto: Grupo Rosas Periféricas - livremente inspirado nos livros Amanhecer Esmeralda e O Pote Mágico, de Ferréz. Dramaturgia: Marcelo Romagnoli. Direção: O Grupo. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Coreografia: Michel Quebradeira Pura. Músicas: MC Kelvin Alves e Michele Araújo. Produção musical: Leony Fabulloso e Fezsantos. Preparação musical: Rogério Nascimento. Figurino: Isa Santos. Cenário: Patrícia Faria. Produção cenográfica: Paula Rosa, Camila Olivetti e Thabata Bluntrit. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Fotos: Andressa Santos e Allan Bravos. Artista gráfico: Rafael Victor. Social media: Priscyla Kariny. Intervenção nas redes: Cia. Palhadiaço. Realização: Grupo Rosas Periféricas. Agradecimentos: às crianças do Parque São Rafael e Jardim Vera Cruz que brincaram conosco, Daniela Cordeiro, Coral Alvarenga, Allan Bravos, Vitorino Manoel, Laís Oliveira, Renata Prado e Preta Rara.

6 de maio (sexta-feira)
14h e 15h30 - E.M.E.F. Professor Ricardo Vitiello
Rua da Solidariedade, 200 - Cohab Adventista, Capão Redondo. SP/SP 

7 de maio (sábado)
11h - Nave Capão
Rua Antônio Costa Ernesto, 461 - Capão Redondo - SP/SP
15h - CCINTER Martin Luther King
Rua Estr. da Ponte Alta, 04 - Emburá, Parelheiros. SP/SP. 

18/ de maio (quarta-feira)
11h e 14h - ONG Interferência
Rua José de Brito, 91 - Jardim Lilah. SP/SP. 

25 de maio (quarta feira)
15h - Exibição online nas páginas
Facebook e Youtube do Grupo Rosas Periféricas

27 de maio (sexta-feira)
15h - Exibição online nas páginas
Facebook e Youtube do Grupo Rosas Periféricas

28 de maio (sábado)
10h - Espaço Cultural - CITA
Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio. Campo Limpo. SP/SP.
13h - Quadra da Comunidade Monte Azul
Rua Vitalina Grasmann, 290 - Jardim Monte Azul. SP/SP. 

29 de maio (domingo)
11h - Casa 27
Rua Pedro Starbulov, 152 - Grajaú. SP/SP.
15h - Biblioteca Comunitária Luiza Erundina
Rua Acédio José Fontanete, 86 - Viela Química, Jardim Ibirapuera. SP/SP.

Sarau da Antiga 28

Com: Grupo Rosas Periféricas

Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento.
28 de maio – Sábado, às 19h30
Sede do Grupo Rosas Periféricas
Rua Redução de Guarambaré, 39 – Parque São Rafael (ZL). SP/SP.
Grátis (aberto ao público). Duração: 2h. Classificação: Livre. 

Durante o ano de 2021, o Grupo Rosas Periféricas realizou encontros (online e ao vivo) com saraus periféricos tradicionais de São Paulo, além de visitas a outros, para conhecer suas histórias e dinâmicas, bem como para reverenciá-los pela representatividade. Foram eles: Sarau da Cooperifa, Sarau Urbanista Concerto, Sarau no Kintal, Sarau Elo da Corrente, Sarau do Binho, Sarau das Pretas, Sarau Comungar, Sarau do Vale, Sarau da Brasa, Sarau Tem Coragem!?, Sarau Segunda Negra e Slam da Guilhermina. A vivência permitiu ao grupo aprofundar a pesquisa nas respectivas linguagens para reestruturar o Sarau da Antiga 28, que o grupo realiza, desde 2016, em temporadas mensais. “Nessa temporada presencial vamos colocar em prática o aprendizado que nos foi oferecido de forma tão generosa por tantos criadores, fomentadores e representantes de saraus paulistanos”, declaram os integrantes.

O Sarau da Antiga 28 já discutiu temas que passam por política, mulher, América Latina e cor da pele, entre outros, além de fomentar a literatura marginal e a poesia lida e/ou inventada. Nomes como Marta Baião (atriz, dramaturga e diretora), Germano Gonçalves (escritor), Walner Danziger (escritor), Juliana Morelli (atriz e artista plástica) e Coletivo Via (artes visuais) e as bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana já passaram por ele. O nome vem do endereço da primeira sede do Grupo Rosas Periféricas, cuja Rua Martin Lumbria era conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael.

Rosas Faz 10 anos - Memórias de Um Teatro Maloqueiro

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro foi concebido para festejar os 10 anos de trabalho do Grupo Rosas Periféricas (2009-2019), atuante na Zona Leste de São Paulo. Nas duas primeiras etapas, espetáculos montados pelo grupo, entre 2009 e 2019, foram apresentados em sessões online: Vênus de Aluguel, Rádio Popular da Criança, Narrativas Submersas, Lembranças do Quase Agora, Labirinto Selvático e Ladeira das Crianças - TeatroFunk, além da performance Fêmea e da leitura dramática de A Mais Forte. O projeto ainda recebeu espetáculos de grupos e coletivos parceiros em apresentações virtuais: CTI - Companhia Teatro da Investigação, As Caracutás, FemiSistah, O Buraco d’Oráculo, Grupo Pandora e Cia. Bendita. As Rodas de Conversa trouxeram diálogos artísticos e discussão sobre o direito de todos à arte e à cultura, mediadas por mulheres: Marta Baião e Fernanda Haucke. Oficinas Artísticas para crianças e jovens foram ministradas por convidados: Brincadeiras de Rua, Percussão, Escrita, Passinho, Rimas e História do Funk. E encontros ao vivo com 12 saraus paulistanos, tradicionais e periféricos, intensificou a pesquisa no aprimoramento do formato do seu Sarau da Antiga 28.

Esta terceira etapa do projeto leva o nome Roseira Floriu e Espalhou Perfume e traz três importantes ações, no primeiro semestre de 2022: a circulação do espetáculo Ladeira das Crianças - TeatroFunk pelas periferias da cidade (zonas leste, oeste, norte e sul), uma temporada do Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas) e, finalizando a programação, uma Festa-Exposição acontece no dia 25 de junho (sábado, às 19h30) na sede do grupo (ZL), aberta à comunidade.

Na Festa-Exposição haverá exibição de um filme produzido durante as atividades do projeto que eterniza a comemoração dos 10 anos, lançamento de um livro com a história do grupo e uma exposição de fotografias feitas durante os eventos da programação. São registros poéticos sobre a memória do grupo e sobre o projeto atual. O filme de curta-metragem será disponibilizado, posteriormente, no YouTube. No livro estará toda a trajetória do Rosas Periféricas e de seus integrantes (atuais e antigos), histórias das produções e depoimentos de parceiro(a)s e dos atores. A distribuição será gratuita durante o evento e em bibliotecas municipais, principalmente naquelas localizadas na zona leste da cidade.

Nas redes
Instagram/rosasperifericas | Facebook/rosas.perifericas | YouTube/GrupoRosasPeriféricas

 

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena
(11) 2548-38409 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário