terça-feira, 10 de maio de 2022

Companhia de Danças de Diadema apresenta-se no Festival Internacional de Dança de Taubaté

Foto de Ligiane Braga


A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM no 7º Festival Internacional de Dança de Taubaté (SP). A sessão acontece no dia 12 de maio (quinta) no palco do Teatro Metrópole, às 20h, com ingressos grátis.

A programação do Festival inclui ainda o Workshop de Dança Contemporânea, ministrado pela bailarina da Companhia, Carolini Piovani, no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes. Com inscrições gratuitas, a atividade acontece no mesmo dia, às 14h, sendo destinada aos profissionais e estudantes de dança e demais interessados.

Com direção e coreografia de Ana Bottosso, EU por detrás de MIM foi inspirado em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa. A montagem foi agraciada com os prêmios APCA 2017 - Melhor Criação Coreográfica - e Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2018 - modalidade Dança / Coreografia.

Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além  deste que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais - ou menos - real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, norteando as pesquisas cênicas, construído em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema. Já a trilha sonora foi especialmente criada por Fábio Cardia, fazendo uma analogia aos reflexos sonoros.

Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu motivada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos eram posicionados em locais inusitados que se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa e levando-a a iniciar uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.

Após o primeiro momento criativo, o espetáculo recebeu influências também do poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, no qual apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que também convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso. 

A Companhia de Danças de Diadema - que comemora 27 anos em maio de 2022 - tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Ficha técnica | EU por detrás de MIM - Direção geral e concepção coreográfica: Ana Bottosso. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Elenco: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves. Concepção musical: Fábio Cardia. Desenho de luz: Silviane Ticher. Operação de luz: Zullu. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales. Concepção figurino e adereços cênicos: Ana Bottosso. Confecção figurino: Cleide Aniwa. Professores de dança clássica: Márcio Rongetti e Paulo Vinicius. Dança moderna: Reinaldo Soares. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Professor de View Points: Bruno de Oliveira. Professora convidada: Daniela Moraes (improvisação). Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Assistência de comunicação: Cristina Ávila.  

7º Festival Internacional de Dança de Taubaté (10 a 14/05/2022)
Espetáculo: EU por detrás de MIM
Com a Companhia de Danças de Diadema
12 de maio. Quinta, às 20h
Teatro Metrópole
Rua Duque de Caxias, 312 - Centro. Taubaté/SP.
Ingressos: Grátis. Duração: 35 min. Classificação: Livre. 

Workshop de Dança Contemporânea
12 de maio. Quinta, às 14h
Centro Cultural Municipal Toninho Mendes
Praça Coronel Vitoriano, 01 - Centro. Taubaté/SP.
Inscrições Grátis. Público-alvo: maiores de 14 anos.

www.ciadedancas.apbd.org.br | WhatsApp: (11) 99992-7799.
Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadancasdiadema

 

Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
Tel: (11) 99373-0181 | verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário