Festival Cine Favela bate recorde de inscrições e promove encontro cinematográfico entre Laís Bodanzky e o argentino Pablo Jose Meza. O evento, que acontece de 18/10 a 13/11, recebeu mais de 460 filmes de 11 países e de todos os estados brasileiros. A programação chegará a cinco Comunidades.
O Festival que, até poucos anos atrás, limitava-se à exibição de filmes realizados na Comunidade de Heliópolis, hoje comemora seu recorde de inscrição. Foram recebidos mais de 460 títulos periféricos dos principais países da América Latina: Argentina, Colômbia, México, Cuba, Equador, Uruguai, Chile e Guatemala e de outros países como EUA, Espanha e França. Os títulos nacionais, vindos de todos os estados do Brasil, representam 2/3 das inscrições. Com isso, a organização do evento terá a oportunidade de traçar um panorama da produção periférica realizada na América Latina.
A lista dos filmes selecionados será divulgada no dia 15 de outubro.
Um ponto forte da programação deste ano é a participação do cineasta Pablo Jose Meza, diretor dos filmes Buenos Aires 100 Km e La Vieja de Atrás. O argentino ministrará uma oficina de roteiros para 25 jovens. As inscrições começam no dia 2 de outubro, somente na unidade do Sesc Ipiranga. O resultado da oficina será um filme de curta duração a ser rodado em Heliópolis pela cineasta Laís Bodanzky (Bicho de 7 Cabeças e Chega de Saudade).
A Oficina
“Aulas teóricas ajudam o entendimento, mas só a prática leva realmente aoaprendizado. Por isto, nesta oficina, só se chegará à teoria depois de passar pela prática. Os alunos criarão os personagens, e estes nos levarão ao conflito da história, pois são os personagens que fazem a história, não é a história que faz os personagens. O foco será também nos diálogos para que não pareçam forçados ou teatrais e possam ter a naturalidade que um bom relato cinematográfico sempre requer. Em dois dias, será contada uma boa história, desenvolvida em um roteiro cinematográfico de 10 minutos”. Diz Pablo Jose Meza.
Inscrições: de 2 a 11/10 – somente na unidade do Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – Tel. 11 3340-2000).
No ato da inscrição o candidato deverá levar um breve currículo.
Datas da Oficina: 18, 20 e 21/10.
Outras atividades programadas
À Margem, por Evaldo Mocarzel
Um dos cineastas mais atuantes de sua geração, Evaldo Mocarzel receberá uma mostra dentro do Festival. Serão exibidos três longas do diretor: À Margem do Lixo, À Margem do Concreto e À Margem da Imagem. As sessões acontecerão na sede do projeto Cine Favela, em Heliópolis.
Dias: 26, 27 e 28/10.
Filmagem do Curta-Metragem
Nos dias 3 e 4 de novembro, a cineasta Laís Bodanzky filmará, na Comunidade de Heliópolis, o curta-metragem resultante da oficina de roteiro. O elenco será formado por atores e moradores da Comunidade, e o filme será exibido na noite de encerramento do Festival, que acontecerá dia 13/11 no teatro do Sesc Ipiranga.
Mostra Competitiva
Neste ano, a mostra acontecerá somente em Comunidades Populares. São elas: Heliópolis, Cidade Tiradentes, Brasilândia, Grajaú e Capão Redondo. Serão exibidos 14 curtas-metragens latino-americanos, e a organização oferecerá transporte gratuito para as sessões. É uma oportunidade das pessoas conhecerem estas comunidades e os projetos sociais que lá são desenvolvidos. O público elegerá o melhor filme, pelo voto popular, que receberá um prêmio de R$ 3.000,00.
Dias: 09, 10 e 11/11.
Panorama do Cinema Periférico Latino-Americano
Uma mostra com sete filmes latinos será exibida em unidades da Rede Sesc de São Paulo.
Dias: de 06 a 11/11.
Cine Recreio
Uma grade de 07 filmes com temática infantil será exibida em escolas públicas de Heliópolis. A novidade deste ano é que todos os filmes que fazem parte da programação foram selecionados a partir dos filmes inscritos para o evento.
Dias: 05, 06 e 07/11.
Cine Inclusão
A mostra competitiva chegará a uma Casa de Refugiados e a uma instituição de Alcoólicos Anônimos, permitindo que pessoas que se encontram nessas instituições tenham acesso à programação do Festival e à Sétima Arte.
Dias: 07 e 09/11.
Mostra Projetos
As sessões acontecerão nas estações Paraiso e Corinthians Itaquera do metrô. Uma grade com 08 curtas-metragens produzidos pelas principais projetos sociais do Brasil será exibida sempre às 11h. O público elegerá o melhor filme, que receberá R$ 1.000,00.
Dias: de 06 a 09/11.
Mostra MIS
Pela primeira vez, o Festival exibirá médias e longas-metragens. O local escolhido foi o Museu da Imagem e do Som – MIS. Serão exibidos entre 10 e 12 títulos latinos.
Dias: 09 e 10/11.
A programação completa do evento, incluindo o filme que abrirá o Festival oficialmente no dia 3/11, será divulgada no dia 15/10.
Mais informações: www.festivalcinefavela.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário