terça-feira, 13 de outubro de 2020

Cinema in Concert com regência de João Carlos Martins une o cinema à música sinfônica em um espetáculo audiovisual

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Atlas Schindler apresentam:

Concerto com orquestra e videocenário proporciona experiência sensorial de ouvir clássicos das trilhas do cinema simultaneamente à exibição de imagens dos filmes.

 

Foto de Ale Catan
O Cinema in Concert - com regência do maestro João Carlos Martins, direção artística de Carlos Mamberti e videocenário assinado por Richard Luís - tem novas apresentações agendadas. No dia 24 de outubro (sábado, às 20h), o espetáculo acontece no MIX Drive-in, em Barueri (SP), e no dia 7 de novembro (sábado, às 20h), no Garden Concert Brasil (Mooca Plaza Shopping) em São Paulo, capital.

 

O espetáculo – que traz uma dinâmica edição de imagens de filmes em sincronisa com a música executada pela Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi SP – será apresentado nos formatos DRIVE-IN e ON-LINE em ambas as sessões. Os ingressos presenciais (em veículos) serão apenas para a região de São Paulo, até um raio de 80 km. A partir de 80 km, os ingressos serão disponibilizados somente para apresentação virtual, com transmissão pelo site ou app da Sympla.

 

Muito antes do cinema falado, a música já estava presente nas telas. Originalmente, era por meio de apresentações ao vivo de pianistas ou pequenas orquestras, durante a projeção. E nunca mais a música foi desvinculada da telona. Algumas trilhas são verdadeiras identidades sonoras das películas e, imediatamente, são reconhecidas nos primeiros acordes. É fácil reconhecer, por exemplo, a melodia romântica de E o Vento Levou, os violinos sincronizados de ET - O Extraterrestre ou o grave do violoncelo que dá o clima de suspense à Tubarão. Entre os demais filmes homenageados estão: Luzes da Ribalta, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, Nasce uma Estrela, Indiana Jones e 007 e outros.

 

Amantes incondicionais da arte do cinema, o maestro João Carlos Martins e diretor artístico Carlos Mamberti (mesma parceria de Concerto para João) idealizaram o Cinema in Concert. “Foi durante os seis meses de convivência na coxia de Concerto para João que tivemos a ideia de reunir música, cinema e iluminação em um mesmo espetáculo. E, ali mesmo, o projeto foi tomando forma”, declara Mamberti. O concerto reúne os grandes clássicos do cinema mundial à tecnologia da videocenografia para apresentar um programa com temas de filmes inesquecíveis que marcaram para sempre os amantes da sétima arte.

 

No palco, maestro e orquestra - formada por 32 componentes - conduzem o público pelas emoções provocadas pelos acordes que vão muito além das trilhas sonoras do cinema. Várias canções ganham o reforço das vozes ímpares do tenor Jean William e da soprano Anna Beatriz Gomes e, em alguns números, João Carlos Martins assume também as teclas do piano, arrebatando a plateia.

“Todo filme conta com uma trilha sonora que ajuda a guiar a emoção de quem assiste. Nos dias de hoje, é impossível de se imaginar no cinema uma cena de amor, suspense ou paz sem a música. No Cinema in Concert o público tem a oportunidade de ‘ver’ ao vivo as músicas dos clássicos com essa combinação de interpretação sinfônica e videocenografia, somadas à emoção do escurinho do cinema”, declara o maestro. “O prazer de realizar este espetáculo passa pelo encantamento. O público fica totalmente seduzido pela maravilha do som da orquestra junto ao visual de luz e imagens do cinema que invade o palco”, finaliza Mamberti.

PROGRAMA: “Smile” (Nat King Cole), “Gone With the Wind” (Max Steiner), “Raindrops Keep Fallin' on My Head" (B. J. Thomas, Hal David e Burt Bacharach), “Pink Panther Theme” (Henry Mancini), "Summer Nights" (Jim Jacobs e Warren Casey), “The Typewriter” (Leroy Anderson), “My Heart Will Go On” (James Horner e Will Jennings), “Love Theme” (Ennio Morricone), Temas Tubarão, ET e Indiana Jones (John Williams), “The Godfather” (Nino Rota), Tema de 007 (John Berry), “Por Una Cabeza” (Carlos Gardel e Alfredo Le Pera), “Somewhere Over The Rainbow” (Harold Arlen e Yip Harburg) e Tema de New York New York (John Kander e Fred Ebb).

FICHA TÉCNICA - Regência: João Carlos Martins. Direção artística: Carlos Mamberti. Videocenário: Richard Luís. Regente assistente: Adriano Machado. Tenor: Jean William. Soprano: Anna Beatriz Gomes. Patrocínio: Atlas Schindler. Apoio: Lei Federal de incentivo à Cultura - Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

 

O Cinema in Concert já foi apresentado, em 2019, em São Paulo, no Teatro Santander, e em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna.

 

SERVIÇO

 

Concerto: Cinema in Concert

Duração: 75 minutos. Classificação: livre

 

Barueri/SP - 24 de outubro. Sábado, às 20h

Local: MIX Drive-in

Alameda Tocantins, 234 - Alphaville Industrial.

Capacidade: 200 automóveis com até 4 pessoas cada.

 

São Paulo/SP - 7 de novembro. Sábado, às 20h

Local: Garden Concert Brasil (Mooca Plaza Shopping)

Rua Cap. Pacheco e Chaves, 313 - Vila Prudente.

Capacidade: 200 veículos com até 4 pessoas cada.

 

Ingressos / concerto AO VIVO - Drive-in

R$ 200,00 – por veículo com 04 pessoas

Vendas: www.sympla.com - Apenas para a região de São Paulo e Barueri (não haverá venda para concerto on-line em um raio de 80 km da capital)

NO LOCAL (serão respeitados os protocolos de segurança indicados pelo poder público para a prevenção da covid-19) - Apresentar comprovante da compra e documento de identificação de quem irá usar a sessão | Necessário sistema de som FM | Obrigatório o uso de máscaras | Após estacionar, o veículo deve permanecer os faróis desligados | Permanência obrigatória dentro do veículo (exceto para uso de sanitários) | Venda de alimentos e bebidas no local | Vagas definidas por ordem de chegada.

 

Ingressos / concerto ON-LINE

TRANSMISSÃO e vendas: www.sympla.com

Valor único: R$ 20,00

2.0000 ingressos disponíveis para quem estiver em localização fora do raio de 80 km da cidade de São Paulo.



VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel.: (11) 2548-8409 / 99373-0181
verbena@verbena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário