quarta-feira, 14 de abril de 2021

Teatro do Incêndio lança Ave, Bixiga! com chamamento público para grupos, artistas, crianças e adolescentes

Projeto, que tem como pesquisa cênica o bairro Bixiga, traz ações de acolhimento e compartilhamento.

A Cia. Teatro do Incêndio, que comemora 25 anos em 2021, lança o projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza da Vida, Esquina Cortada: Ave, Bixiga!, contemplado pela 36ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

Integrando a programação, três ações, que contemplam artistas jovens, coletivos, companhias ou grupos de teatro, crianças e adolescentes, estão em andamento sob a forma de ‘chamamento público’, com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2021.

São ações formativas de apoio a outros coletivos e de acolhimento de jovens artistas, durante o processo de construção de um espetáculo inédito. Trata-se de A Aurora É Coletiva (residência artística), de Afluentes (vivência artística) e do SOL.TE (projeto de teatro para crianças e adolescentes).

A Aurora É Coletiva – Residência Artística vai selecionar dois coletivos, companhias ou grupos teatrais para usufruir do espaço físico do Teatro do Incêndio, durante oito meses, para imersão em sua produção e/ou pesquisa estética. A finalidade é apoiar a manutenção e o trabalho continuado dos grupos, companhias ou coletivos, sediados na Cidade de São Paulo, com atividades comprovadas de mais de cinco anos, que não tenham sido contemplados em editais públicos ou privados, exceto referentes à Lei Aldir Blanc. Ambos receberão apoio financeiro, uma ajuda de custo no valor de R$ 5.440,00.

Afluentes - Vivência Artística vai contemplar 10 jovens artistas para imersão e participação no novo projeto, durante 17 meses. Ao longo do processo, o grupo passará pela produção, pesquisa, ensaios e temporada de um espetáculo inédito, além de participar da continuidade de outros projetos permanentes da companhia. O candidato deve se interessar por pelo menos três áreas teatrais, entre atuação, produção, figurino, cenografia, iluminação, adereços, direção, sonoplastia, maquiagem, formação, música, dança, vídeo e fotografia. Os contemplados receberão ajuda de custo mensal no valor de R$ 408,00.

Com nome emprestado de um poema de Leminski, o SOL.TE, projeto idealizado e coordenado pela arte-educadora Gabriela Morato, é uma ação permanente e gratuita de teatro para crianças e adolescentes. São duas turmas de 35 participantes - 6 a 12 anos e 13 a 17 anos - com aulas aos sábados, das 11h às 12h e das 13h às 14h, respectivamente, que vão de maio a novembro.

Devido à pandemia do coronavírus, os chamamentos sofrerão ajustes para manter seu ideal de apoio a grupos, coletivos e companhias de teatro, assim como o respeito às medidas necessárias para a preservação da vida, seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo de Combate à Covid-19. As atividades da Residência e do SOL.TE, nos primeiros meses, serão desenvolvidas de maneira remota.

Teatro do Incêndio submerge no Bixiga

Teatro do incêndio / foto arquivo
O projeto Sou Encruzilhada, Sou Porta de Entrada. Sou Correnteza de Vida, Esquina Cortada: Ave Bixiga! do Teatro do Incêndio tem como principal atividade, a montagem de um espetáculo inédito sobre o Bixiga que resultará do treinamento e da pesquisa dramatúrgica, explorando a prática criativa do grupo. “A estética fica gasta. A linguagem de um grupo também precisa ser questionada constantemente. Assim, nos propusemos o desafio de nos reaprender”, diz Marcelo Marcus Fonseca, diretor e fundador do Teatro do Incêndio. “Na verdade é um espetáculo feito com o Bixiga e não sobre ele”, completa.

Integradas de forma orgânica ao projeto e sem as quais ele não se realizaria, o grupo promove ações que envolvem a sociedade em geral. Ave, Bixiga!, além da vivência artística Afluentes (para jovens artistas) e da residência A Aurora É Coletiva (residência artística) e do projeto SOL.TE (para crianças e adolescentes), contará ainda com sete rodas de conversa com Mestres da cultura popular ligados ao carnaval e ao Bixiga.

Inscrições

Sou Encruzilhada, Sou porta de entrada. Sou correnteza de vida, esquina cortada: Ave Bixiga!


Residência: A Aurora É Coletiva
Para coletivos, grupos e companhias de teatro. De maio a dezembro/21.

·        Vivência: Afluentes
Para jovens de 18 a 29 anos. Duração: 17 meses.

·        Oficinas de teatro: Sol-te
Para crianças (6 a 12 anos) e adolescentes (13 a 17 anos). De maio a novembro/21.

Inscrições – Até 29/4/2021: https://www.teatrodoincendio.com/ave-bixiga
Os nomes dos selecionados e contemplados serão divulgados no dia 1º de maio/2021, por e-mail e pelas redes sociais - @teatrodoincendio.

Teatro do Incêndio
Rua 13 de Maio, 48 - Bela Vista (Bixiga). São Paulo/SP.
(11) 95235-0664 | (11) 95118-3992
producaoteatrodoincendio@gmail.com

 

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@vrbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário