segunda-feira, 12 de abril de 2021

Festival Digital Curta Campos do Jordão promove oficina de curta-metragem gratuita com Jeferson De e Cris Arenas

O Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ promove a oficina de Iniciação à Linguagem de Curta-metragem com o cineasta Jeferson De e a produtora e cineasta Cris Arenas nos dias 22, 23 e 24 de abril, quinta sexta e sábado, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site do Festival www.festivaldigitalcurtacj.com.br, onde também ocorrerão os encontros.

Jeferson e Cris ministram a oficina conjuntamente. Enquanto ele conduz as abordagens relacionadas à criação e direção, ela é responsável pelos temas técnicos ligados à produção. As aulas serão ao vivo com reserva de tempo, ao final, para comentários e esclarecimento de dúvidas. Não há nenhum pré-requisito para participar nem necessidade de material, inclusive os exercícios propostos podem ser realizados pelo celular.

Tomando o curta-metragem Narciso Rap (2003), de Jeferson De, como base para introdução dos temas e reconhecimento dos elementos fundamentais da linguagem audiovisual, a oficina ressalta a importância da pré-produção e da produção no processo de criação e direção, seguida de uma proposta de exercício de captação de imagem e som, edição, montagem e finalização.

No curta Narciso Rap, de 2003, Narciso é um garoto negro de periferia que ganha uma lâmpada mágica e pede ao gênio para ser visto branco pelos brancos, e negro pelos negros.

Jeferson De - é um cineasta brasileiro afrodescendente, nascido em Taubaté, SP, formado pela USP. Roteirista e diretor dos premiados curtas-metragens Distraída Pra Morte, Carolina e Narciso Rap, ele dirigiu também o curta Jonas Só Mais Um (projeto da X Brasil para o Marco Universal). Seu longa-metragem de estreia, Bróder, foi selecionado ao 60º Festival de Berlim e lançado no Brasil em 2011 (Prêmio APCA de Melhor Filme, 11 indicações no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e selecionado no VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance). Em 2015, lançou o segundo longa, O Amuleto (Paris Filmes/Downtown). Em 2016, dirigiu Correndo Atrás (Globo Filmes), baseado no livro de Helio de La Peña, e, em 2021, lançou M8 - Quando a Morte Socorre a Vida (nas salas e na Netflix). Atualmente, finaliza Doutor Gama e prepara a versão longa de Narciso Rap. Foi editor e finalizador na MTV e SBT e produtor de Brasil Total e Central da Periferia (Rede Globo); criou e dirigiu, junto à gravadora Trama, o programa Tramavirtual para Multishow, para quem também dirigiu a sexta temporada de Conexões Urbanas. Assinou a direção de 26 episódios de Pedro & Bianca (TV Cultura, Prêmio Emmy Kids Awards e Prix Jeunesse Ibero-Americano), de Condomínio Jaqueline (Fox/TV Cultura) e, atualmente, dirige Escola de Gênios (Mixer/Gloob). Foi um dos diretores da novela Bom Sucesso (Rede Globo) e apresentou o programa Mais Direitos, Mais Humanos (TV Brasil). É autor do livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro (Coleção Aplauso) e sócio-fundador da Buda Filmes.

Cris Arenas é cineasta e roteirista, formada em Artes Visuais na Faculdade de Belas Artes do Estado de São Paulo; Pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP com a pesquisa Cinema: Linguagem e Criatividade. Coordenou e elaborou a  primeira versão do programa Rumos Educação Cultura e Arte, do Instituto Itaú Cultural.  Foi premiada, em 2009, no DOCTV IV com o projeto Desenho do Corpo (roteiro e direção). Em 2009, fundou junto com Jeferson De a produtora Buda Filmes. Em 2010, realizou o projeto multimídia Fora do Campo, captado na África do Sul em plena copa do mundo. Coordenou e ministrou a oficina de audiovisual Ana em Papo de Menina, na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga para adolescentes em regime de internação. Foram produtos desta oficina um documentário e um curta-metragem, Aguasala, projeto premiado no edital de Fomento da Prefeitura de São Paulo. Em 2012, realizou o curta A Garota e as Estrelas, selecionado no programa Infantojuvenil da Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Em 2013, foi produtora executiva do longa-metragem O Amuleto, do qual é também corroteirista, projeto premiado no Edital do Ministério da Cultura. Mais recentemente, produziu o documentário Cinema Negro Brasileiro - Algumas Histórias e o longa-metragem Correndo Atrás, além de ser produtora associada e colaboradora de M8 - Quando a Morte Socorre a Vida e produtora associada de Prisioneiro da Liberdade.

Oficina: Iniciação à linguagem de curta-metragem
Ministrantes: Jefferson De e Cris Arenas
Dias 22, 23 e 24 de abril de 2021
Quinta sexta e sábado, das 19h às 21h.
Inscrições abertas (até 21/4). Grátis.
Onde se inscrever: www.festivaldigitalcurtacj.com.br
Público alvo: Estudantes de cinema e demais interessados. Nº de vagas: 20. 

O Festival Digital Curta Campos do Jordão - FDCCJ

O Festival Digital Curta Campos do Jordão - FDCCJ já está em andamento com realização de oficinas e curadoria de filmes inscritos, entre outras atividades. As exibições das Mostras Competitivas de Curtas-Metragens acontecem entre os dias 21 e 27 de abril; já o evento de premiação, no dia 28/4, às 19 horas, com homenagem à atriz e diretora Helena Ignez como Personalidade do Cinema Brasileiro. O Festival e toda a sua programação ocorre no formato virtual (e grátis) pelo site www.festivaldigitalcurtacj.com.br.

Os vencedores em cada categoria receberão troféu (Prêmio Araucária de Cinema) e prêmio em dinheiro da ordem de R$ 3.000,00. O Júri Popular - por votação online, a partir de 21/4 - vai escolher o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional (para filmes produzidos na Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo). O Júri Oficial também vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental, Infantil, além da Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.

Idealizado e produzido pelo Cineclube Araucária de Campos do Jordão (SP), o Festival Digital Curta Campos do Jordão – FDCCJ conta com o apoio da Secretaria Municipal de Valorização da Cultura e do Convention Bureau de Campos e Região. Este projeto, contemplado no Edital ProAC Expresso LAB 40/2020, é realizado com recursos disponibilizados pela Lei Federal 14.017/2020, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.brDescrição: Share Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário