segunda-feira, 12 de abril de 2021

Operilda na Orquestra Amazônica Online tem temporada grátis pela Lei Aldir Blanc


Musical infantil, ganhador em São Paulo dos prêmios APCA e FEMSA, conta a história da música erudita brasileira para crianças.

Sucesso de crítica e público, o musical infantil Operilda na Orquestra Amazônica Online conta de maneira lúdica e com muito bom humor a história da música erudita brasileira. Tocando ao vivo, os músicos interagem com a personagem para mostrar que a música erudita é uma arte acessível a todos.

O premiado espetáculo (gravado) faz temporada online grátis entre os dias 16 e 25 de abril, às sextas-feiras (às 9h30) e aos sábados e domingos (às 16h), pelo Youtube / Operilda com retransmissão pelo Facebook - @operilda. Após cada sessão, tem bate-papo com o público pela plataforma Zoom.

As seis transmissões do espetáculo foram viabilizadas através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei 14.017/2020 do Governo Federal), através do PROAC LAB (Programa de Ação Cultural Lei Aldir Blanc) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com direção geral de Regina Galdino e direção musical do maestro Miguel Briamonte, o musical conta a história de Operilda, interpretada pela atriz e autora Andréa Bassitt. Ela é uma bruxinha engraçada e apaixonada pelo Brasil que tem uma missão: contar a história da música erudita brasileira para as crianças em apenas uma hora. Se conseguir, vai ganhar uma orquestra completa só para ela. Para isso, sua tia Opereta lhe dá uma camerata de seis músicos eruditos e um livro mágico, o Livrildo, que a ajuda na tarefa. Ao longo do espetáculo, Operilda passeia por diferentes ritmos musicais, estilos e compositores para cumprir sua missão, divertindo e conquistando a simpatia das crianças e dos adultos.

Em cena, Andréa Bassitt se apresenta ao lado dos músicos Elaine Giacomelli (piano), Willians Marques (percussão), Clara Bastos (contrabaixo), Paula Souza Lima (violino), Joca Araújo (clarinete e flauta) e Evandro Bezerra (trombone). O repertório traz composições de autores que fazem parte da história da música erudita brasileira, como Alberto Nepomuceno, Padre José Maurício, Carlos Gomes, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra-Peixe, e da música popular, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Xisto Bahia e Tom Jobim, além de canções de origens folclórica, africana e indígena brasileira. Já o cenário, assinado por Marco Lima, traz referências à Floresta Amazônica com resoluções lúdicas e encantadoras.

Operilda na Orquestra Amazônica já realizou mais de 220 apresentações presenciais nas regiões sul, sudeste, centro-oestre e nordeste, sendo assistido por mais de 50 mil espectadores. Foi vencedor, em 2013, dos Prêmios APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), como Melhor Musical Infantil, e FEMSA, na Categoria Especial pela divulgação da música erudita e folclórica.

FICHA TÉCNICA - Operilda na Orquestra Amazônica Online

Autora, atriz e diretora de produção: Andréa Bassitt. Diretora e produtora executiva: Regina Galdino. Diretor musical: Miguel Briamonte. Pianista: Elaine Giacomelli. Percussionista: Willians Marques. Contrabaixista: Clara Bastos. Violinista: Paula Souza Lima. Clarinetista e flautista: Joca Araújo. Trombonista: Evandro Bezerra. Iluminador e técnico de luz: Newton Saiki. Cenário e adereços: Marco Lima. Técnico de som e mixagem de áudio: Guilherme Ramos. Técnico de palco: Márcio Lima. Montador de luz: Ari Nagô. Cinegrafista e editor de vídeo: Paulo Arizati. Fotos: João Caldas Filho. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos. Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Local de gravação: Teatro FAAP, em fevereiro de 2021. Data de estreia: abril/2013.

SERVIÇO

Musical infantil: Operilda na Orquestra Amazônica Online
Temporada: 16 a 25 de abril de 2021
Horários: Sextas (às 9h30) | Sábados e domingos (às 16h)
Canais de transmissão:
Facebook/Operilda - https://www.facebook.com/Operilda
YouTube/Operilda - https://www.youtube.com/channel/UCulhUNwRHX6ItdjQ28_5-rw
Grátis. Duração: 1 hora.
Indicação de idade: a partir de 5 anos.
Bate-papo com o público / plataforma Zoom: sextas (às 10h30) | Sábados e domingos (às 17h) – acompanhe informações pelas redes sócias do espetáculo.

Perfis

Regina Galdino (diretora) – Formada pela EAD, foi uma das criadoras da série “Aprendiz de Maestro”, na Sala São Paulo. Dirigiu “Os Saltimbancos” e “A Arca de Noé”, com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a ópera “Idomeneo”, no Teatro Municipal de São Paulo, e os espetáculos “Intimidade Indecente”, “As Pontes de Madison”, “A Reserva”, “As Turca” e o premiado “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Andréa Bassitt (atriz e autora) – Formada pela EAD, escreveu e interpretou os espetáculos teatrais “As Turca”, “Filhos do Brasil” (Prêmio Shell de Melhor Música) e “As Favoritas do Rádio” (Prêmio Jornada Sesc de Teatro). Fez parte da série de concertos infantis “Aprendiz de Maestro”, na Sala São Paulo, como atriz e autora. Atuou em “Os Saltimbancos”, com a Banda Bixiga 70. Criou os textos de “Mar de Gente”, de Ivaldo Bertazzo. Escreveu os roteiros da ópera “Idomeneo” (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo) e de “A Arca de Noé” (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo), na qual também atuou, ambos dirigidos por Regina Galdino.

Maestro Miguel Briamonte (diretor musical) – Fez orquestrações para a Filarmônica de Jena (Alemanha), Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Jovem de Santo André, entre outras. Foi diretor artístico dos concertos de Diana King e Milton Nascimento, com a Orquestra HSBC. Fez a direção musical de espetáculos como “Cats”, “A Bela e a Fera”, “Chicago”, “O Fantasma da Ópera”, “Sweet Charity”, “Mademoiselle Chanel”, “Hair”, “Priscilla” e “Rainha do Deserto”.

Marco Lima (cenário) – Responsável pelos cenários e adereços do musical, que remetem à floresta brasileira. É um dos profissionais mais qualificados no mercado cultural. Seus trabalhos mais recentes são: Canção dos Direitos da Criança (Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2015), A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília (Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2014), Eu era tudo pra ela e ela me deixou, direção de Mira Haar (cenografia), Pedro e o Lobo, direção de Muriel Matalon e Jucazécaju, direção de Carla Candiotto.

Informações à imprensa: VERBENA Assessoria
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2548-8409 / 99373-0181- verbena@verbena.com.brDescrição: Share Button

Nenhum comentário:

Postar um comentário