quinta-feira, 22 de abril de 2021

Songbook Chão da Gente tem lançamento grátis nas plataformas de digitais dia 24 de abril

 Integrando as ações do Festival SP Choro in Jazz, a obra traz 100
peças de choro, valsa, polca, baião e forró, selecionadas por Alex Mendes.

Como parte do projeto do Festival SP Choro in Jazz, que aconteceu entre os dias 15 e 18 de abril de 2021, reunindo 22 instrumentistas de destaque na cena paulista, a Belic Arte.Cultura lança o Chão da Gente Songbook nas plataformas digitais. O trabalho é formado por 100 obras de choro, valsa, polca, baião e forró.

Distribuído gratuitamente, o songbook tem Alex Mendes na idealização e seleção de músicas e Ivan Melillo na digitalização e revisão de partituras. O lançamento ocorre no dia 24 de abril, sábado, às 11 horas, em live no Instagram - @festivalspchoroinjazz, com participação dos realizadores. A data foi escolhida em consonância com o Dia Nacional do Choro, 23 de abril, data comemorativa em celebração ao aniversário de Pixinguinha.

Chão da Gente Songbook traz músicas de importantes nomes da música instrumental brasileira, sobretudo do choro, como Marco Cesar (PE), Isaias Bueno de Almeida (SP), Israel Bueno (SP), Ausier Vinícius (MG) e compositores inspirados e não menos conhecidos como Ailton Reiner (BA), Ivan Melillo, Fernando Menezes (BA), Betto do Bandolim (PE) e Wanessa Dourado (SP), entre os 60 compositores selecionados. Todas as músicas possuem as cifras para acompanhamento, além da melodia para bandolim, cavaquinho, flauta e outros instrumentos em clave de sol.

“O objetivo principal desse trabalho é difundir o choro e suas vertentes, e apresentar aos músicos e estudante de música um repertório com novas composições, algumas já gravadas, outras registradas nas plataformas digitais e algumas ainda sem registro sonoro, dando luz a composições pouco conhecidas pelo público e pelos músicos”, comenta Alex Mendes, que é bandolinista do Conjunto Retratos e ilustrador. Ele completa: “Chão da Gente é um trabalho inspirado nos grandes chorões do passado que construíram cuidadosamente os alicerces desse chão de choro em que hoje pisamos”. 

A distribuição do Chão da Gente Songbook não tem nenhum fim lucrativo e os direitos autorais são exclusivos e reservados a cada um dos compositores.

O projeto Festival SP Choro in Jazz foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio do Edital ProAC Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Lançamento: Chão da Gente Songbook
Dia 24 de maio. Sábado, às 11h
Live com realizadores: Instagram - @festivalspchoroinjazz
https://www.instagram.com/festivalspchoroinjazz/
Songbook disponível nas plataformas digitais de música.

  

Informações à imprensa: VERBENA ASSESSORIA
Eliane Verbena / João Pedro
(11) 2548-38409 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário