quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Companhia de Danças de Diadema participa da Bienal Internacional de Dança do Ceará com dois espetáculos

Força Fluida - foto de Silvia Machado

A Companhia de Danças de Diadema participa da 8ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par, que acontece de 21 a 29 de outubro de 2022, nas cidades de Fortaleza, Paracuru, Juazeiro do Norte e Itapipoca. O evento - gratuito - abraça múltiplas formas e propostas distintas da dança em um balaio que acolhe a diversidade.

A montagem infantil Crocodilo Embaixo da Cama - coreografia de Clébio Oliveira e direção geral de Ana Bottosso - tem sessões no Teatro David Linhares no Centro Cultural Cia de Dança, em Paracuru (dia 21/10, sexta, às 20h) e no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (dia 23/10, domingo, às 16h). E o espetáculo Força Fluida - coreografia de Jaeduk Kim (Coreia do Sul) e direção geral de Ana Bottosso - ocupa o palco do Teatro David Linhares no Centro Cultural Cia de Dança, em Paracuru, no dia 22/10, sábado, 20h.

A Companhia de Danças de Diadema tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Crocodilo Embaixo da Cama

Crocodilo Embaixo da Cama (foto: Fábio Vera Cruz)

Com coreografia de Clébio Oliveira o espetáculo foi concebido em 2021, durante a pandemia. Pela ótica da criança Crocodilo Embaixo da Cama é uma viagem poética sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossas condições mentais que, diante do desconhecido, podem desencadear monstros, sejamos crianças ou adultos. 

O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas e monstros que provocam medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, da descoberta do mundo, do discernimento entre o que é real e o que é fantasia, mas o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? A montagem caminha na direção de várias questões. Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Como fica o estado mental da criança em um momento pandêmico? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com o desconhecido? Como encarar algo ameaçador e invisível? Como pôr-se em acordo com as emoções, os medos e os sentimentos tendo que encarar a extraordinária realidade mundial?

Criação coreográfica: Clébio Oliveira. Direção geral: Ana Bottosso. Assistente de direção: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Ligth designer: Mirella Brandi. Música original: Matresanch. Concepção de figurino: Salomé Abdala. Aderecistas: Marcos Sanchez e Patrícia Lopes. Bailarinos criadores: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

Força Fluída

Com coreografia criada pelo sul-coreano Jaeduk Kim, especialmente para a Companhia de Danças de Diadema, Força Fluída harmoniza força e delicadeza em movimentos inspirados na cultura ancestral oriental pelo viés contemporâneo do coreógrafo. O fluxo natural vem da natureza. O fluxo da respiração está de acordo com a natureza. Qual é a força que flui? O que faz o forte fluir?

Artista de múltiplas facetas, Jaeduk Kim criou a trilha sonora baseada em cânticos de sua tradição oriental, utilizando a sonoridade de instrumentos típicos de sua cultura e voz monocórdia. A coreografia transita pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a música, com os sons, ora expressando-se com a força de um guerreiro, ora com a delicadeza de uma folha caindo no outono. Esses e demais elementos da ancestral cultura oriental se encontram na obra, traduzidos pelo olhar sensível do criador e dos intérpretes da Companhia.    

Coreografia: Jaeduk Kim (Coreia do Sul). Direção geral: Ana Bottosso. Assistência de direção: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Trilha sonora: Jaeduk Kim. Desenho de luz: Silviane Ticher. Concepção figurino: Jaeduk Kim. Bailarinos: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

Serviço

Companhia de Danças de Diadema
Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par
Período da Bienal: 21 a 29 de outubro de 2022

21 de outubro. Sexta, às 20h
Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama
Local: Teatro David Linhares / Centro Cultural Cia de Dança.
Rua Pedro Barroso Meireles, 175 - Boca do Poço. Paracuru/CE.
Gratuito. Classificação: Livre. Duração: 37 minutos.

22 de outubro. Sábado, às 20h
Espetáculo: Força Fluida
Local: Teatro David Linhares / Centro Cultural Cia de Dança.
Rua Pedro Barroso Meireles, 175 - Boca do Poço. Paracuru/CE.
Gratuito. Duração: 45 min. Classificação: Livre.

23 de outubro. Domingo, às 16h
Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama
Local: Cineteatro São Luiz
R. Major Facundo, 500 - Centro - Fortaleza/CE.
Gratuito. Classificação: Livre. Duração: 37 minutos. 

www.ciadedancas.apbd.org.br | youtube.com/ciadedancasdediadema
Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema
WhatsApp: (11) 99992-7799.

 

Informações à imprensa | VERBENA Assessoria
Eliane Verbena
(11) 99373-0181 | verbena@verbena.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário