terça-feira, 8 de setembro de 2015

Grande Gala festeja a arte da dança no Teatro Sérgio Cardoso

Ballet Paula Gasparini
Fotos: Nanah D'Luize
Nos dias 22 e 23 de setembro, terça e quarta, acontece a 20ª edição do Grande Gala no palco do Teatro Sérgio Cardoso, às 20h30, em São Paulo. 

Os dois espetáculos reúnem 38 coreografias vencedoras no 33º ENDA (Encontro Nacional de Dança), que foi realizado em maio deste ano, contemplando estilos como balé clássico, neoclássico, moderno e contemporâneo, jazz e estilo livre (dança de salão, sapateado e outros).

O Grande Gala - com curadoria de Maria Pia Finócchio e realização do Sinddança - foi idealizado para festejar a arte da dança, promovendo um espetáculo com os melhores grupos do ano. Ao final de cada noite serão entregues os troféus aos bailarinos e coreógrafos, além dos prêmios em dinheiro e das bolsas de estudos para os vencedores.

Os grupos que se apresentam no dia 22 de setembro são: Beth Ballet (em Rock Simphony e Zatoichi), Reverancce (em Asbesto, Preso em Mim, Paquita e Uma ou Duas Vezes), Garra Centro de Artes (em Encontro), Grupo de Dança Anderson Couto (em Versículos, Notívagos), Ballet Paula Gasparini (em Esmeralda, O Corsário, Copéllia e Valsa para Eugene), CEDAN - Cia. Estável de Dança de Piracicaba (em Tanguetto, O Talismã e Pas de Deux de Diana e Action), Studio Roselange Watanabe (em Screan), Cia. de Dança Céu Jaguaré (em Festa Cigana) e Giracorpo (em Cálice e Cotidiano)

Já no dia 23 de setembro o espetáculo é com: Grupo Raça (em Step in Time, Sweet Candy e Ello), Studio Giselle (em Tropotianska), Ballet Elisa (em Vegas Show e Quarto 1950), Cia. de Dança Panteras (em Indian Dance), SapateArte (em Marinheiras e Surfistas), Faces Ocultas Cia. Experimental (em Poemas Brasileiros e Edilio dos Anjos), Ballet Paula Gasparini (em Baile Vienense, Suite en Pose, Dom Quixote e Carnaval em Veneza), EDAP - Espaço de Danças e Artes Paulista (em Valsa das Flores), La Danse (em Dragões) e Applause Dance Center (em Magic To Do e Czardas).

A comissão julgadora que avaliou as coreografias e os bailarinos é formada por Giovanni Di Palma (coreógrafo italiano), Manoel Francisco (coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados, de São Paulo) e Sara Debenedetti (coreógrafa de dança moderna e contemporânea, atuante em Turim, Itália).

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo país. Há mais de 30 anos vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, tem curadoria de Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla ainda a categoria amador e a semiprofissional.

 
          Beth Ballet                                                               Cia de Dança Céu jaguaré

A lista completa dos grupos e coreografias classificados no ENDA 2015 pode ser conferida no site do SINDDANÇA - http://www.sinddanca.com.br/site/mod/page/view.php?id=96

Serviço

Espetáculo/dança: Grande Gala ENDA 2015
Realização/produção: SINDDANÇA - Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo

Curadoria: Maria Pia Finócchio
Fotos: Nanah D’Luize
Dias 22 e 23 de setembro. Terça e quarta, às 20h30
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP. Tel: (11) 3288-0136
Informações/evento: (11) 3106-6802.
Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$ 10,00), Bilheteria: terça a domingo, após 14h.
Aceita todos os cartões. Antecipados: www.ingressorápido.com.br (tel: 4003-1212)
Classificação etária: 5 anos. Duração: 2h30. 835 lugares.
Acesso universal. Ar condicionado. Site: www.teatrosergiocardoso.org.br

 
            Faces Ocultas                                                           Garra
 
           Giracorpo                                                                  Anderson Couto
 
               Roselange Watanabe                                               SapateArte
 
            Applause                                                                    CEDAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário