quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Programação da Semana MOVE Brasil tem atividades diversificas no SESC campo limpo


Evento reúne mais de cinco mil atividades gratuitas em todo o país, entre os dias 19 e 27 de setembro. Espaços públicos e instituições movedoras terão programação especial com aulas abertas, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, bate-papos e encontros com atletas. O objetivo é incentivar a população a incluir esportes e atividades físicas em seu dia a dia.

O Brasil está a 11 meses de sediar o maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao mesmo tempo, pesquisa do Ministério do Esporte de julho de 2015 aponta que 67 milhões de brasileiros, com idades entre 14 e 75 anos, são sedentários. Justamente com a proposta de aumentar o número de brasileiros praticantes de esportes e atividades físicas até o final do ano olímpico, foi criada em 2012 a campanha Move Brasil. Entre os dias 19 e 27 de setembro, a campanha realiza a sua principal ação em âmbito nacional: a Semana Move Brasil.

O evento chega à sua terceira edição e reunirá – em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal – uma programação diversificada com mais de cinco mil atividades, em sua maioria gratuita, composta por aulas abertas, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, além de encontros com atletas ídolos do esporte nacional. A ideia é evidenciar a importância da prática regular de esportes e atividades físicas e possibilitar às pessoas encontrarem a modalidade com a qual mais se identificam.

“A Semana Move Brasil é um momento importante para contagiar o maior número de pessoas para que descubram o prazer na prática de um esporte ou atividade física, além de agregar novos movedores. Acreditamos que quanto mais ampliada a rede de parceiros mais a mensagem do Move Brasil conquistará a relevância devida”, afirma Ana Paula Feitosa, coordenadora do Move Brasil.

O público pode compartilhar suas experiências em fotos e vídeos nas redes sociais, usando a hashtag #EuMeMovo. Além disso, é possível ver fotos e vídeos do público no site movebrasil.org.br e na página no Facebook: facebook.com/campanhamovebrasil.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

O público da capital paulista e da Grande São Paulo pode participar de atividades nas 17 Unidades do Sesc. Haverá também uma programação especialmente criada para as Arenas Move Brasil, montadas em espaços públicos e distribuídas por diversas regiões com atividades para todas as idades.

Na região do Campo Limpo, a programação traz diversas atividades na Arena Move Brasil Zona Sul (Parque Praia do Sol - 19 e 20/9) como corridas e caminhadas, tai chi chuan, futebol feminino, futebol de areia, danças, roda de capoeira e outras. Dois ex-atletas da Seleção Brasileira de Futebol de Areia participam do evento: Benjamin (clínica no dia 19/9, das 11h às 13h) e Junior Negão (bate-papo, dia 20/9, às 9h30). E o ex-judoca e apresentador Flávio Canto participa de bate-papo no dia 20/9, às 9h30. No Sesc Campo Limpo acontecem várias modalidades de aulas esportivas abertas, vivências de esportes coletivos e artes marciais, participação do judoca Antônio Tenório da Silva, medalhista paralímpico. Em Taboão da Serra (Parque das Hortênsias) e Embu das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) a Campanha também busca mobilizar os municípios para a importância da prática de esportes e atividades físicas – em parceria com as prefeituras locais – por meio de vivências esportivas, aulas abertas, avaliações físicas e distribuição mediada de Cards do Move Brasil Corridas (programa de treino para iniciantes nesta prática).

Entre os encontros e vivências com atletas, a Semana Move Brasil contará com a presença de importantes nomes do esporte nacional como Fernanda Keller (triatlo); Rodrigão, Ricardinho, Suelen, Eduardo Horário e Fofão (vôlei); Flávio Saretta, Vanessa Menga, Dadá Vieira e Thiago Alves (tênis); Josuel e Alessandra (basquete); Nícolas Oliveira (natação); Diogo Hubner, Morten Soubak, Marcão e Fernanda Barbosa (handebol); Xuxa (futsal) e Antônio Tenório (judô).

O universo das corridas também será um ponto de destaque. Considerada uma das portas de entrada para os atletas iniciantes, a corrida é uma das principais modalidades para incentivar o combate ao sedentarismo durante a Semana Move Brasil. De acordo com a pesquisa do Ministério do Esporte, cerca de 60% da população que se declara ativa é praticante da caminhada e/ou da corrida, por isso o evento reunirá uma programação especial para quem quiser iniciar ou se aprofundar na modalidade. Entre as atividades, haverá o Espaço Move Brasil Corridas, com orientações sobre o esporte, bate-papos com profissionais da área, oficinas, aulas abertas, vivências e treinos abertos.

MOVE BRASIL - É uma campanha aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil. Busca-se, também, caracterizar o esporte a atividade física como algo prazeroso, que podem melhorar a qualidade de vida da população e promover o desenvolvimento social.

A campanha busca Movedores, nome dado a instituições, empresas e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante os próximos anos, os Movedores realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. O Move Brasil foi criado em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).


PROGRAMAÇÃO / ZONA SUL: A programação da Semana Move Brasil é realizada, na Zona Sul, em conjunto pelas Unidades Campo Limpo, Interlagos e Santo Amaro.

AULA ABERTA – ARENA MOVE BRASIL ZONA SUL

Arena Move Brasil Zona Sul: Espaço composto por tenda, quadra de areia e gramado onde serão realizadas programações diversas, como vivências, aulas abertas, bate-papos e exibições esportivas para todas as idades. Durante o dia, o público pode ter mais informações sobre o cartão de matrícula, a programação e os cursos que Sesc em São Paulo oferece.

19/09 – Sábado

8h30 – Corrida e Caminhada
9h às 12h – Orientação para corrida
9h30 – Tai Chi Chuan 9h30 às 16h30 - Mini tênis, Mini Atletismo, Frisbee e Voleibol
10h30 – Rope Skipping
11h às 13h – Clinica com Benjamin, ex-atleta Seleção Brasileira de Futebol de Areia
13h – Circuito de Agilidade
13h às 17h – Festival de Futebol Feminino
14h – Aula Dança de Rua
15h – Bate Papo com Flávio Canto

20/09 – Domingo

8h30 – Corrida e Caminhada
9h30 – Bate Papo com Junior Negão, ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Areia
9h30 às 16h30 – Mini tênis, Mini Atletismo, Frisbee e Voleibol
10h às 16h - Festival de Futebol de Areia
10h30 – Danças Circulares
11h30 – Rope Skipping
14h – Aula de Forró
15h – Roda de Capoeira

19 e 20/09, sábado e domingo, das 8h30 às 17h
Livre. Grátis.
No Parque Praia do Sol
Av. Atlântica, Altura do nº3391 - Jardim Três Marias

VIVÊNCIAS – SESC CAMPO LIMPO

Move Amig@s: Aulas abertas para todos os públicos de experimentação da Ginástica Multifuncional, Caminhada, Corrida e Esportes. Nestas atividades as pessoas que participam dos cursos do Sesc Campo Limpo poderão trazer amigos e parentes que não praticam esportes e atividades físicas para vivenciar momentos prazerosos de prática. O objetivo é o incentivo ao estimular o interesse nas pessoas por praticar esportes e se exercitar.

·         Corrida com Amig@s
Dia 23/09, quarta, das 20h às 21h
Dia 24/09, quinta, das 18h às 19h
·         Ginástica com Amig@s
Dia 22/09, terça, das 19h às 20h
Dia 23/09, quarta, das 18h às 19h
·         Esportes com Amig@s
Dia 25/09, sexta, das 19h às 20h

Grátis. Não recomendado para menores de 12.
Mais informações na Central de Atendimento do Sesc Campo Limpo.

Circuito Move Brasil: Conjunto de atividades que visam contribuir para a aproximação das pessoas ao um maior número de modalidades esportivas. Educadores da região que atuam em escolas e ONGs participarão de uma oficina de criação de raquetes de jornal e apreciarão possibilidades pedagógicas com o material. O Sesc Campo Limpo receberá grupos de escolares para vivenciar jogos de raquetes, esportes coletivos e de luta.

Livre. Grátis.
22 a 25/09. Terça a sexta, das 13h30 às 17h

Kendô: Arte marcial japonesa desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal. Seu objetivo é disciplinar o caráter humano pela aplicação dos princípios da Katana (espada). Chega ao Brasil, assim como outras artes marciais, por volta de 1908, junto à grande imigração japonesa. A equipe AMDV fará apresentações, convidará o público a vivenciar o esporte, além de promover bate-papo sobre a modalidade.

Livre. Grátis.
26/09. Sábado, das 16h às 19h

Judô Com Antônio Tenório: Vivência do esporte em que o Brasil obteve diversas conquistas, tanto nos Jogos Olímpicos, quanto Paralímpicos. Com a participação de Antônio Tenório da Silva, um dos maiores nomes do Judô paralímpico mundial, entre outras conquistas, é tetracampeão dos jogos paralímpicos. Junto à equipe AMDV, o atleta fará demonstrações e convidará o público a conhecer e experimentar técnicas do esporte, finalizando com um bate-papo.

Livre. Grátis.
27/09. Domingo, das 14h às 17h

CAMPANHA – Taboão da Serra e Embu das Artes

Arena Move Brasil Taboão da Serra: Com o objetivo de mobilizar o município para a importância da prática de esportes e atividades físicas, acontecerá – em parceria com a prefeitura – uma ocupação que promoverá diversas vivências esportivas, aulas abertas, avaliações físicas e distribuição mediada de Cards do Move Brasil Corridas, que é um programa de treino para iniciantes na prática desta modalidade esportiva. Mais informações na Central de Atendimento da unidade.

Livre. Grátis.
Parque das Hortênsias
Praça Miguel Ortega, 500 - Parque Assunção, Taboão da Serra – SP
26/09. Sábado, das 10h às 16h.

Arena Move Brasil Embu das Artes: Com o objetivo de mobilizar o município para a importância da prática de esportes e atividades físicas, acontecerá – em parceria com a prefeitura de Embu das Artes - uma ocupação que promoverá diversas vivências esportivas, aulas abertas, avaliações físicas e distribuição mediada de Cards do Move Brasil Corridas, que é um programa de treino para iniciantes na prática desta modalidade esportiva. Mais informações na Central de Atendimento da unidade.

Livre. Grátis.
Centro de Artes e Esportes Unificados
Jardim Colégio – Embu das Artes
27/09. Domingo, das 10h às 16h

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário da Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h.
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP
Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo


Nenhum comentário:

Postar um comentário