sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Projeto do Cineclube Araucária apresenta clássicos do cinema do leste da Europa


O projeto Cineclube Araucária - O Poder do Cinema em Campos do Jordão apresenta, entre os dias 17 e 20 de setembro, a Mostra de Cinema do Leste Europeu, com entrada franca.

Serão exibidos importantes filmes dirigidos e protagonizados por grandes nomes da sétima arte, como o russo Quando Voam as Cegonhas, o polonês Veneza, o romeno Instinto Materno e o alemão Apenas um Gigolô. Para a sessão matinê foi escolhida uma animação da Estônia, Lotte e o Segredo da Pedra da Lua.

A Mostra de Cinema do Leste Europeu não só expõe uma rica produção audiovisual como evidencia a evolução do cinema dessa região da Europa e busca valorizar os clássicos e dar espaço aos novos nomes.

Segundo o curador Cervantes Souto Sobrinho, “em Quando Voam as Cegonhas é possível observar um respiro na produção fechada do país pós Segunda Guerra, onde os filmes viviam restritos a clichês devido à censura soviética; enquanto no denso infanto-juvenil Veneza, o espectador entra na imaginação de um menino assustado com a guerra. Apenas um Gigolô e Instinto materno, demonstram relações de poder, seja no soldado que volta da guerra e percebe-se inútil na nova sociedade, ou na mãe desesperada para proteger seu filho, usando sua influência em jogos de poder”.

O cinema do Leste Europeu é uma importante ferramenta cultural, com suas críticas e revelações de um mundo que, apesar de contemporâneo ao nosso, ainda se mostra diferente e intrigante.

O projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária com o apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, AMECampos, Oficina de Artes Rosina Pagan, Escola Estadual de Vila Albertina e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Campos do Jordão.

Programação

17/9 (19h30) – Veneza
De Jan Jakuk Kolski. Polônia. 2010. 114 min. 12 anos.
O filme conta a história de Marek, um menino cuja infância é interrompida pela guerra. Por causa dela, em vez de ir com os pais em sua primeira viagem a Veneza, Marek muda-se com a mãe para a província. No entanto, graças à força de sua imaginação, o menino transforma o inundado subsolo de sua casa na cidade mais romântica do mundo – Veneza.

18/9 (19h30) – Quando Voam as Cegonhas
De Mikhail Kalatozov. Rússia. 1957. 97 min. 12 anos.
A Alemanha ataca as tropas russas, dando início à Segunda Guerra Mundial. Boris (Aleksey Batalov), um jovem operário apaixonado pela namorada, Veronika (Tatiana Samoilova), é obrigado a ir para o campo de batalha. Os meses passam e Boris não dá notícias, mas Veronika continua esperando seu retorno.

19/9 (19h30) – Instinto Materno
De Calin Peter Netzer. Romênia. 2013. 112 min. 12 anos.
Superprotetora, uma mãe tenta evitar que seu filho de 32 anos, de quem ainda tem uma imagem infantil, seja indiciado por um acidente de carro que culminou na morte de um rapaz. O longa aborda a dinâmica das relações familiares da alta sociedade romena.

20/9 (15h) – Lotte e o Segredo da Pedra da Lua (matinê)
De Janno Poldma e Heiki Ernits. Letônia, Estônia. 2011. 75 min. Livre.
O aparecimento de uma pedra lunar vai despertar a curiosidade de Lotte que, acompanhada pelo tio, parte numa viagem plena de surpresas, ao longo da qual encontra criaturas muito peculiares: árvores que fornecem produtos de higiene, um investigador de chuva, uma artista que trabalha com teias de aranha, um pescador de panquecas e muito mais. O que a jovem desconhece é que a pedra que para uns representa mera aventura e diversão é absolutamente essencial para a vida de outros.

20/9 (18h) – Apenas um Gigolô
De David Hemmings. Alemanha Oriental. 1978. 127 minutos. 16 anos.
Berlim, anos 20. A Primeira Guerra deixou suas marcas. O jovem Paul acaba de voltar dos combates e se dá conta de que o mundo aristocrático em que vivia mudou drasticamente. Para sobreviver, torna-se gigolô de uma rica baronesa, ao mesmo tempo em que os nazistas buscam o poder.

Serviço

Mostra de Cinema do Leste Europeu
Projeto Cineclube Araucária – O Poder do Cinema em Campos do Jordão
De 17 a 20 de agosto. Quinta a domingo
Local: Espaço Cultural Dr. Além
Av. Dr. Januário Miráglia, 1582, na Vila Abernéssia. Campos do Jordão/SP
Informações: (12) 3664-2300 – Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário