sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dia do Desafio no Sesc Campo Limpo oferece atividades físicas aliadas ao lazer e à diversão

Coordenado pelo Sesc SP, o 22º Dia Do Desafio mobiliza mais de 3.400 cidades do continente americano no dia 25 de maio, das 0h às 21h.

A pouco menos três meses do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o público brasileiro tem a oportunidade de mostrar o seu amor ao esporte, mais precisamente no dia 25 de maio, quando ocorre o Dia do Desafio. Coordenado pelo SESC SP no continente americano desde 2000, o evento esportivo chega a sua 22ª edição, mantendo sua proposta de despertar o interesse das pessoas de todas as idades pela prática de esportes e atividades físicas por meio de uma competição saudável entre cidades.

Neste ano, o Dia do Desafio conta com o envolvimento de 3.400 cidades, de 19 países, que se enfrentarão num confronto amigável, cujo principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da atividade física, além de fortalecer espírito comunitário e a integração social. Desde 2013, a competição faz parte da campanha MOVE Brasil, cuja iniciativa também busca aumentar o número de praticantes de esportes e atividade física no país até este ano.

Democrático, o Dia do Desafio é aberto a toda a população. No Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades, da 0h até as 21h do dia 25 de maio. Qualquer pessoa pode participar praticando um esporte ou atividade física, individualmente ou em grupo, e registrar a participação no site. Na programação do Sesc Campo Limpo, destaque para desafios de Ciclismo, Skate Street, Escalada Esportiva e Circuito SlackLine, além de atividades circenses, dança afro, aula de Yoga e Mini Golfe, entre várias outras atividades. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades.

Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio busca incentivar, nas milhares de comunidades envolvidas, a percepção da atividade física e do esporte colocados de forma educativa, em prol da melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cidadãos. Em uma época de constante visibilidade esportiva no país, o evento promove, por intermédio das modalidades olímpicas, o incentivo à prática daquilo que mais se aproxima com o gosto de cada pessoa”. Danilo Miranda complementa, ressaltando que "trata-se de uma intervenção relevante, de caráter internacional, da qual o Sesc se exulta em participar e contribuir com sua capacidade de mobilização e liderança no continente americano.”

Segundo a coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, Maria Luiza Souza Dias, as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2016, encerram um ciclo de megaeventos esportivos realizados no país.  “Como simbologia, é um momento oportuno para fazer um balanço crítico dos pontos positivos e das fragilidades desse período, que colocou o esporte e a atividade física no centro das atenções. O Dia do Desafio é sem dúvida uma oportunidade para qualificar e intensificar o trabalho conjunto realizado ao longo das últimas décadas.”, destaca.

Cidade x Cidade – Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 22ª edição do Dia do Desafio foi definido em sorteio eletrônico realizado no último dia 9 de maio, em evento de lançamento realizado no SESC Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro e medalhistas olímpicos como: o ginasta Arthur Zanetti, os judocas Sarah Menezes e Flávio Canto, as jogadoras de basquete Janeth Arcain e Magic Paula, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e do atleta paralímpico Alan Fonteles. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real, por meio do Youtube do Sesc São Paulo, da fanpage do evento e do Twitter do Sesc.

Além da disputa entre municípios, o evento conta com a categoria “Autodesafio”, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.
Entre algumas das cidades desafiantes teremos os seguintes confrontos:
·         São Paulo (SP) x Belém (PA)
·         Curitiba (PR) x Porto Alegre (RS)
·         Manaus (AM) x Medellin (Colômbia)
·         Florianópolis (SC) x Guadalupe (México)
·         Oldsmar (Florida/EUA) x La Palma (El Salvador)
·         Tietê (SP) x Benito Juárez (Argentina)

Os confrontos entre as cidades participantes estão no site do Dia do Desafio.

DIA DO DESAFIO - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and  Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGS, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Dia do Desafio
Dia 25 de maio, das 0h às 21h
A programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br

Programação – SESC CAMPO LIMPO

Desafios em Esquetes (circense)
Palhaços caracterizados de diferentes esportes instigam com músicas, esquetes e desafios das mais distintas vertentes e brincadeiras praticar de forma divertida e inusitada, tornando o esporte não só como uma prática saudável e sim divertida.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, às 15h e às 16h30

O Vendedor (circense)
Inspirado na história clássica de Hans Christian Andersen, A Nova Roupa do Rei, o Vendedor vende aparelhos invisíveis e os testa para toda clientela ver. O sucesso de vendas é a esteira invisível com realidade aumentada 3D (também conhecida como rua ou calçada e que pode ser usada por qualquer pessoa sem distinção de idade ou sexo). Tem também entre seus produtos mais vendidos, as faixas elásticas que só os inteligentes podem ver. Tudo uma grande brincadeira, um convite a pensar que todas as pessoas podem usar a academia completa e perfeita que carregam dentro das próprias roupas, o corpo.
Grátis. Livre
LOCAL: Terminal de Ônibus Campo Limpo
25/05. Quarta, às 16h30 e às 18h15

Dança de Blocos Afros de Salvador (aula de dança)
Introdução à cultura afro-baiana através da dança e seus valores estéticos, políticos e identitários, tendo como foco principal a prática de alguns princípios de danças criadas no contexto dos blocos afro de Salvador e apresentadas no cenário carnavalesco, associando a elas a historiografia, o estudo do tempo, espaço, ritmo, criatividade, rítmica, musicalidade e diversidade corpórea, social e cultural.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, às 20h

Yoga
Aula aberta de yoga, prática corporal de origem indiana que contribui para o autoconhecimento. Auxilia na busca pelo equilíbrio, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento, aliado a meditação.
Grátis. Livre
Parque Santo Dias -  R. Arroio das Caneleiras, s/n - Conj. Hab. Instituto Adventista
25/05. Quarta, das 7h às 8h e das 9h às 10h

Desafio Ciclismo de Estrada
Uma das vertentes do ciclismo olímpico. A disputa acontece percorrendo grandes distâncias em mais de um tipo de prova. Nesta atividade, um vídeo game onde 20 (vinte) jogadores (as), cada um em uma bicicleta ergométrica, competem em uma simulação de prova. Ao pedalar se aumenta a velocidade do avatar e botões fazem as curvas. Um telão projeta paisagens características, alternando a visão dos jogadores e informando a classificação. Com equipe Zaxsitools.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 14h às 21h

Desafio BMX
Vivência com bicicletas, equipamentos de segurança e pista de BMX com monitoramento e auxílio para pessoas que não sabem pedalar. Entre as modalidades olímpicas de Ciclismo está o BMX, a mais radical delas. Neste esporte, os ciclistas enfrentam os obstáculos de uma pista com extensão entre 300 e 400 metros, vencendo a prova quem terminar na frente. A pista de Pump Track traz alguns elementos deste esporte em dimensões reduzidas e mais seguras e é muitas vezes utilizada como iniciação ao BMX, pois permite a realização de saltos e manobras. Com a equipe SP Hawks.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 14h às 21h

Desafio Skate Street
Pista com diversas rampas que remontam um cenário urbano. Entre as estruturas se encontram corrimão, escadaria, mini halfs entre outros. A monitoria do espaço disponibilizará o equipamento de segurança capacete e skates por tempo pré-determinado, além de organizar e orientar o uso do circuito. O uso da instalação com equipamentos próprios será permitido perante o respeito às regras, lotação e segurança. Com equipe Switch Skate. Modalidade do Skate com o maior número de praticantes, que surgiu entre as décadas de 70 e 80 nos Estados Unidos. O Skate Street baseia-se na competição de apresentações em obstáculos encontrados na rua, como paredes inclinadas, escadarias, corrimões e bordas. Skates e equipamentos de segurança serão fornecidos, mas pode-se trazer skate, desde que respeitando as regras de uso e lotação da pista.
Grátis.Livre
25/05. Quarta, das 13h30 às 21h30

Desafio Escalada Esportiva
Aprendizado de técnicas do esporte, promoção de dinâmicas e jogos recreativos. Será um convite, para pessoas de todas as idades, a escalar uma parede em formato de bloco, com colchões à sua volta. O esporte está entre os que foram selecionados pela comissão de organização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio no Japão, para fazer parte da programação adicional do evento, como demonstração. Caracterizado por proporcionar a quem escala somente a preocupação com o esforço e as técnicas para vencer os obstáculos, pois sempre há uma maior segurança, seja pela altura das vias, ou pelos aparatos de segurança. Com equipe Sesc.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 13h30 às 21h30

Desafio Circuito SlackLine
Esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. A vivência que explora o equilíbrio, a coordenação motora, a velocidade de reação e a consciência corporal. Praticado em uma fita de nylon estreita e flexível, esticada entre dois pontos fixos, o esporte traz benefícios que vão muito além do físico. Também trabalha atributos psicológicos, como a capacidade de superar dificuldades. Com orientação da equipe Sesc.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 13h30 às 21h30

Saltos, Coordenação e Equilíbrio
Circuito composto por estruturas piramidais de bambu e de trampolins e pontes de pneus. A equipe Sesc estimulará a exploração do saltar, da coordenação motora e equilíbrio, por meio de jogos em brincadeiras na instalação.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 13h30 às 21h30

Desafio com Raquetes
Experimentação de diversos esportes com raquetes, como tênis de mesa, mini tênis, badminton e frescobol. Serão ensinados os gestos técnicos como o forehand e backhand, presentes na maioria destes esportes, além de promover jogos reduzidos. Com equipe Sesc.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 14h às 18h

Mini Golfe
O Golfe em 2016 volta a ser olímpico após mais de um século. Neste esporte, o desafio é, com o uso de tacos, acertar a bolinha nos buracos com o menor número de tacadas possível. Nesta atividade a Cia do Tomate ensinará técnicas e conduzirá o público a completar o circuito de 6 buracos.
Grátis. Livre
Parque Santo Dias - R. Arroio das Caneleiras, s/n - Conj. Hab. Instituto Adventista.
25/05. Quarta, das 9h às 15h

Frisbee
Vivência do esporte praticado com um disco de 175 gramas que combina destreza com a finta e marcação. Seu objetivo é chegar com o Frisbee (disco) na Zona de Gol que ficam localizados nas metas do campo, ou seja, é como fazer um ponto no Futebol Americano. Com Federação Paulista de Disco.
Grátis. Livre
CEU Casa Blanca - R. João Damasceno, 85 - Casa Blanca
25/05. Quarta, das 9h às 18h

Floorball
Demonstrações e jogos do esporte criado na Suécia, em meados da década de 50, por pessoas que não sabiam patinar e que buscavam uma alternativa à modalidade Hockey, com menos contato. O jogo caracteriza-se pelo uso de um taco leve de fibra (sticks) para rebater bolas plásticas, com o objetivo de colocá-las na baliza adversária. Com a equipe da Associação Paulista de Floorball.
Grátis. Livre
CEU Capão Redondo - R. Daniel Gran, S/N - Capão Redondo
25/05. Quarta, das 9h às 18h

Desafio Basquetebol
Experimentações e desafios envolvendo técnicas e dinâmicas do basquetebol. Serão organizados jogos com dimensões e regras adaptadas, além de brincadeiras populares como o 21 (vinte e um), relógio, e outras possibilidades de interação e experimentação do gesto de arremessar. Com equipe Sesc.
Grátis. Livre
25/05. Quarta, das 13h30 às 21h30

SERVIÇO

Sesc Campo Limpo
Horário/Unidade: Terça a sábado, das 13h às 22h. Domingos, das 11h às 20h
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário