quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sesc Campo Limpo estreia projeto Leitores com participação de personalidades literárias e artísticas

Arrigo Barnabé, Alice Ruiz, Ferréz, Letícia Persiles, Leonardo Medeiros, Mário Bortolotto, Alexandre Nero, Ângela Dip e Zeca Baleiro participam das noites de leitura.

O Sesc Campo Limpo estreia em maio o projeto LEITORES que apresenta noites de leituras de obras selecionadas, clássicos internacionais e contemporâneos brasileiros, na interpretação de personalidades literárias e artísticas. O evento (grátis) tem curadoria conjunta da Equipe Sesc Campo Limpo e Carlos Careqa, cantor, compositor e ator que assina também a direção artística do projeto. Os textos dos encontros foram selecionados pelos próprios leitores convidados, dentre os autores e obras de suas preferências, podendo ser de escritos de sua própria autoria.

Com programação fechada até novembro, o Leitores recebe três convidados no mês de estreia, dias 11, 12 e 13 de maio (quarta a sexta, às 20h), respectivamente: o músico e compositor Arrigo Barnabé que abre a programação com Dante Alighieri e sua obra universal A Divina Comédia; a curitibana Alice Ruiz que lê textos diversos de sua vasta própria obra poética; e Ferréz, autor da periferia de São Paulo com livros traduzidos em várias línguas, que faz imersão em alguns de seus títulos como Capão Pecado, Manual Prático do Ódio, Deus Foi Almoçar.

Outros convidados ilustres participam do projeto nos próximos meses: Letícia Persiles lê Ariano Suassuna (20/6), Leonardo Medeiros lê Fernando Pessoa (20/7), Mário Bortolotto lê Charles Bukowsky (25/8), Alexandre Nero lê Dalton Trevisan (29/9), Ângela Dip lê Adélia Prado (27/10) e Zeca Baleiro lê Hilda Hilst (24/11).

Programação / MAIO

Arrigo Barnabé lê Dante Alighieri
11/05. Quarta, às 20h
Grátis. Livre. Duração: 60 min. Capacidade: 80 lugares.

Quando criança, em Londrina, tínhamos em casa um livro grande (em tamanho físico), grande mesmo, pesado, era difícil para uma criança de nove anos, manusear aquele livro. Era A Divina Comedia. Ele despertava muita curiosidade, entre eu e meus irmãos, ilustrado que era, com as gravuras espetaculares de Gustave Doré. A história do livro era a de um homem que, no meio do caminho desta vida, se aventura no mundo pós-morte, para encontrar sua amada Beatriz. Lembro que quando tive varicela e fiquei de cama por dias, numa época em que não havia TV em Londrina, meus companheiros eram os livros e A Divina Comedia, com certeza,
o mais folheado. Bem mais tarde conheci as traduções admiráveis de Augusto de Campos. Acabei por decorar o Canto I e comecei a declamá-lo em meus shows, até no filme de Sganzerla,
Nem Tudo é Verdade, onde interpreto Orson Welles, eu declamei este canto posteriormente gravado em meu disco Façanhas, de 1992.  (Arrigo Barnabé)

Arrigo Barnabé é músico e ator brasileiro. Seu reconhecimento para o grande público veio logo com o primeiro disco, “Clara Crocodilo”, em 1980. É professor de composição no departamento de cursos livres da ULM e idealizador e apresentador do programa Supertônica, na rádio Cultura FM, premiado em 2005 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte como Revelação de programa de rádio. Compõe trilhas para cinema, teatro, e realiza óperas.

Alice Ruiz lê Alice Ruiz
12/05. Quinta, às 20h
Grátis. Livre. Duração: 60 min. Capacidade: 80 lugares.

Que importa o sentido se tudo vibra? Comecei a escrever com 9 anos. Versos aos 16.  Primeiro livro aos 34. Na adolescência, eu ficava ouvindo as canções em inglês e como eu não sabia inglês suficiente, ia traduzindo. E inventava outra letra, dentro da métrica, com rima e a tônica no lugar certo. Ali começava a se desenvolver a letrista e, de certa forma, a poeta.  Poesia é uma coisa que me acontece. Eu sou seu instrumento, seu veículo.
“no jardim da minha filha / do capim à orquídea / é tudo família” (Alice Ruiz)

Alice Ruiz nasceu em Curitiba, Paraná. Começou a escrever com nove anos. Alice publicou, até agora, 21 livros, entre poesia, traduções e uma história infantil. Antes da publicação de seu primeiro livro, “Navalhanaliga”, em dezembro de 1980, já havia escrito textos feministas, no início dos anos 1970. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou “Pelos Pêlos” pela editora Brasiliense. Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia em 1989 pelo livro “Vice Versos” e em 2009 pelo livro “Dois em Um”.

Ferréz lê Ferréz
13/05. Sexta, às 20h
Grátis. Livre. Duração: 60 min. Capacidade: 80 lugares.

Quando tinha 12 anos, fazia contos, pois fazia redações imensas, mas depois fui para a poesia. Meu primeiro livro, “Fortaleza da Desilusão”, foi lançado em 1997. Eu me considero romancista, gosto de histórias longas, mas também faço muitos contos. A minha literatura é marginal! A literatura que representa até quem nunca vai lê-la, a voz dos sem voz. No dia-a-dia, a literatura deixa você crítico, ajuda nas escolhas, na postura, melhora a estima, mostra como se impor na sociedade, ainda mais numa sociedade de fantoches. (Ferréz)

Ferréz é escritor, autor de “Capão Pecado”, “Manual Prático do Ódio”, “Deus foi Almoçar”, entre outros, criador do projeto 1DASUL e Literatura Marginal. Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade. Ligado ao movimento Hip Hop é fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro). Ferréz foi colunista da revista Caros Amigos durante 10 anos. É também conselheiro editorial do Le Monde Diplomatique Brasil. Como compositor e cantor, ele já teve suas músicas gravadas por vários artistas e lançou dois discos.

Próximas datas / LEITORES
30/06 – Letícia Persiles (lê Ariano Suassuna)
20/07 – Leonardo Medeiros (lê Fernando Pessoa)
25/08 – Mário Bortolotto (lê Charles Bukowsky)
29/09 – Alexandre Nero (lê Dalton Trevisan)
27/10 – Ângela Dip (lê Adélia Prado)
24/11 – Zeca Baleiro (lê Hilda Hilst)

SERVIÇO
Sesc Campo Limpo
Horário/Unidade: Terça a sábado - 13h às 22h. Domingos - 11h às 20h
Endereço: Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120.
Campo Limpo – São Paulo/SP. Tel.: (11) 5510-2700
sescsp.org.br/campolimpo
facebook.com/sesccampolimpo | twitter.com/sesccampolimpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário