segunda-feira, 18 de junho de 2012

Peça de Samir Yazbek é encenada em Londres

Samir Yazbek será o primeiro dramaturgo brasileiro a ter uma peça encenada no National Theatre, de Londres, com o texto inédito “The Ritual”

No próximo dia 21 de junho, às 20h30, estreia “The Ritual”, de Samir Yazbek, no National Theatre, de Londres, cujo primeiro diretor artístico foi o lendário ator Laurence Olivier, em 1963.

Yazbek será o primeiro dramaturgo brasileiro a ter uma peça encenada no tradicional teatro inglês.

“The Ritual” foi escrito a partir de um convite do National Theatre, depois que o diretor do The Connections Festival (Festival Conexões), Anthony Banks, veio ao Brasil para buscar um dramaturgo que representasse o país.

Após conhecer vários autores – Yazbek foi apresentado a Banks pela atriz e tradutora brasileira Rachel Ripani –, e solicitar a cada um que escrevesse uma sinopse de uma história que gostariam de desenvolver, com temática jovem, Samir Yazbek foi o escolhido.

Assim como ele, outros nove autores, de várias nacionalidades, participam desta edição especial do Festival Conexões, tais como Paven Virk, Meera Syal, Craig Higginson, Nancy Harris, entre outros.

“The Ritual”, cuja primeira versão foi amadurecida após leitura com os atores da Companhia de Teatro Vizinho Legal, dirigida por Leandro Oliva, foi finalizado durante um workshop realizado com atores e diretores londrinos, em novembro de 2011, e encenado por cinco grupos ingleses, em temporadas que se iniciaram em março de 2012, sendo que a montagem do Rotherham College foi escolhida para se apresentar no National Theatre.

Trata-se de um tributo à nossa dramaturgia, por meio de um espetáculo que terá no National Theatre o impulso para temporadas futuras.

Yazbek é um dos autores de maior destaque na cena brasileira atual, tendo alguns de seus trabalhos reconhecidos na Espanha, Cuba, França, México, Portugal etc. Já ganhou o Prêmio Shell 1999 de melhor autor por “O Fingidor”, e o Prêmio APCA 2010 de melhor autor por “As Folhas do Cedro”. No momento está em cartaz com a peça “Fogo-Fátuo”, uma parceria com o ator Helio Cicero, da Companhia Teatral Arnesto nos Convidou, a qual pertence.

A versão brasileira de “The Ritual”“O Ritual”, na verdade a versão original, já que o texto foi escrito em português e traduzido pelo dramaturgo inglês Mark O’Thomas –, será dirigida pelo próprio autor, e estreará em novembro de 2012, com um grupo de jovens atores da Escola Superior de Artes Célia Helena e do Teatro Escola Célia Helena.

Junto com a Cultura Inglesa, o British Council e o Colégio São Luís, o Célia Helena, desde 2007, organiza o Projeto Conexões, vertente brasileira da iniciativa inglesa, que já contou com textos de Bosco Brasil, Luis Alberto de Abreu, Mário Viana, Newton Moreno e Sérgio Roveri, entre outros.

Sinopse de "O Ritual"

A peça retrata os encontros de um grupo de adolescentes que, por motivos diversos e particulares, decide criar um ritual para promover relacionamentos despretensiosos, marcados pelo desprezo e pela indiferença, e desprovidos de qualquer tipo de envolvimento, apego ou afeição. Em reuniões semanais, os adolescentes praticam o desamor e relatam suas mais recentes conquistas. O grupo aclama com entusiasmo e incentivo os sedutores mais ardilosos. Por outro lado, o ritual prevê punições severas a quem não cumpre as regras estipuladas. No decorrer da trama, acompanhamos as dificuldades do grupo em se manter fiel aos princípios estabelecidos. As personagens adotam comportamentos inusitados e a história assume rumos surpreendentes, conduzindo-nos a uma fascinante reflexão sobre o papel do amor, do afeto, da confiança e da entrega nas relações com o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário