quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CAIXA Cultural apresenta Labirinto, com a Alfândega 88

Encerrando a mostra de repertório da companhia carioca Alfândega 88, dirigida por Moacir Chaves, a CAIXA Cultural São Paulo apresenta a comédia Labirinto, com sessões entre os dias 6 e 9 de fevereiro, de quinta a domingo, às 19h15. Os ingressos (gratuitos) devem ser retirados 1 hora antes de cada sessão.

Labirinto – primeira montagem da Alfândega 88 - reúne três textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão - Qorpo-Santo (1829-1883): Hoje Sou Um, e Amanhã Outro; As Relações Naturais; A Separação de Dois Esposos. Sua obra antecipa questões de forte cunho humano e social, como liberdade sexual, direito ao prazer, emancipação feminina e outras que permanecem contundentes e atuais.

O projeto apresentou também a peça A Negra Felicidade, (de 30/1 a 2/2), drama que discute o homem como objeto de uso de outro homem, correlacionando o caso verídico de Felicidade, mulher negra e escrava que lutou na justiça pela sua liberdade, na metade do século XIX, e um sermão do Padre Antônio Vieira de meados do século XVII.

Labirinto

Idealizado e dirigido por Moacir Chaves, Labirinto é o espetáculo que inaugurou, em 2011, a companhia Alfândega 88. A peça reúne três textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão - Qorpo-Santo: Hoje Sou Um, e Amanhã Outro; As Relações Naturais e A Separação de Dois Esposos.

Gênio visionário, o autor antevê em décadas questões formais que só encontrariam a expressão máxima na dramaturgia em meados do século XX, como o Teatro do Absurdo. A obra de Qorpo-Santo mostra a impotência do homem diante do paradoxo de uma estrutura social que, se por um lado é o único freio possível aos violentos instintos humanos, por outro serve como instrumento de dominação e manutenção do status quo, revelando um abismo entre a utopia dos valores morais e éticos almejados pela coletividade e a possibilidade real de exercê-los.

Na montagem, o encenador Moacir Chaves e seu grupo exploram as possibilidades cênicas da dramaturgia de Qorpo-Santo, resultando em um espetáculo impactante, tanto em seu caráter estético como em seu conteúdo humano e social, valorizando seu alto potencial de comunicação com a plateia.

A equipe de criação traz nomes como Fernando Mello da Costa na cenografia, Aurélio de Simoni na iluminação, Tato Taborda na direção musical, Inês Salgado, nos figurinos e Mauricio Grecco na programação visual. Juntos com o diretor, eles já realizaram mais de 20 espetáculos e conquistaram inúmeros prêmios e indicações.

Os textos de Labirinto

As Relações Naturais é uma peça que retrata uma família em que as filhas são prostitutas, das quais o pai é cliente e a mãe é cafetina. O Criado é amante da Mãe e aliado do Pai contra a mesma. Se, por um lado, toda organização social é percebida como embuste, cuja função é permitir qualquer tipo de exploração, da sexual à força do trabalho, por outro, há um anseio pelo cumprimento das normas, sem questionar seus fundamentos. A peça é, como diz o autor na rubrica a respeito da Cena Primeira do Ato Quarto, “um labirinto, em que ninguém se entende...”.

A Separação de Dois Esposos mostra a relação de um casal que se mantém sob o mesmo teto para cumprir o papel social que lhe cabe. O marido encontra a mulher com um amante e decide tornar-se um imoral: carregando um punhal, sai à rua em busca de prazer sexual, constatando a impossibilidade de adequação do ser humano a uma estrutura social que o impele à hipocrisia, mas também admite a impossibilidade de viver sem regras ou preceitos. A peça encerra-se com um hilariante diálogo entre os criados - o primeiro casal homossexual da dramaturgia brasileira.

Hoje Sou Um, e Amanhã Outro revela o anseio de uma alma por fazer o bem, na esfera da governança pública, a partir da percepção da falta de importância dos títulos e cargos, da fatuidade do orgulho e da vaidade e, ao fim e ao termo, da insignificância dos próprios indivíduos. A peça se constitui em uma fantasia de bom governo, de um reino de justiça e paz, sem perder, contudo, a virilidade necessária nos momentos de perigo. O que, entretanto, se percebe, é exatamente a impossibilidade, ou ao menos a ausência no mundo real, desta forma de agir, e o desespero de uma alma que anseia que as coisas se passem dessa maneira.

Espetáculo: Labirinto

Textos: José Joaquim de Campos Leão / Qorpo-Santo
Direção e dramaturgia: Moacir Chaves
Elenco: Adriana Seiffert, Andy Gercker, Danielle Martins de Farias, Denise Pimenta, Elisa Pinheiro, Fernando Lopes Lima, Gabriel Gorosito, Leonardo Hinckel, Luísa Pitta, Rafael Mannheimer, Rita Fischer e Silvano Monteiro.
Iluminação: Aurélio de Simoni
Assistência de direção: Danielle Martins de Farias
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurinos: Inês Salgado
Direção musical: Tato Taborda
Projeto gráfico: Maurício Grecco
Montagem de luz e cenotécnica SP: Ton Light Iluminação
Coord. de produção: Danielle Martins de Farias
Produção: Danielle Martins de Farias, Luísa Pitta e Mariana Guimarães Nicholas
Produção local: Monique Carvalho
Realização: Alfândega 88

Local: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro/SP. Metrô Sé. Tel: (11) 3321-4400
Dê preferência ao transporte público.
Dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro - quinta a domingo – às 19h15.
Gênero: comédia. Duração: 90 min. Classificação etária: 14 anos
Haverá tradução em libras na sessão do dia 9/2
Entrada franca (retirar ingressos na bilheteria com 1h de antecedência)
Capacidade: 80 lugares. Acesso universal.

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário