segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Sesc Birigui apresenta por+vir e A Mão do Meio – sinfonia lúdica com a Companhia de Danças de Diadema

 
Fotos: Silvia Machado

O Sesc Birigui apresenta dois espetáculos (grátis) com a premiada Companhia de Danças de Diadema, atuante no Brasil e no exterior há 22 anos.

No dia 15 de dezembro (sexta, às 20h) a Companhia mostra por+vir, montagem que comemorou os 20 anos do grupo, em 2015. E no dia 16 de dezembro (sábado, às 20h), o público vai apreciar o infantojuvenil A Mão do Meio - sinfonia lúdica, sucesso entre crianças, jovens e adultos, cuja concepção e coreografia são assinadas por Michael Bugdahn e Denise Namura. Os dois espetáculos têm direção geral de Ana Bottosso.

A concepção de por+vir reúne nove renomados coreógrafos que trazem possibilidades de experimentações de momentos únicos para esta criação, cada um com sua ótica sobre a dança contemporânea. O enredo de A Mão do Meio – sinfonia lúdica retrata a experiência da descoberta do próprio corpo por meio das aventuras de uma mãozinha muito especial. É uma história de gestos contada por meio da dança.

por+vir

Em 2015, para comemorar 20 anos de carreira no cenário artístico, a Companhia de Danças de Diadema promoveu um reencontro com nove importantes coreógrafos que, ao longo de sua trajetória, já haviam criado obras para o repertório do grupo. E foi a partir desse novo encontro com o elenco da Companhia que o espetáculo “por+vir” foi concebido.

As experimentações resultaram em um mosaico de movimentos e assim foram geradas as cenas que compõem a montagem: Nós de Nós, de Cláudia Palma; Bakú, intervenções entre cenas de Ana Bottosso; Caminhos Traçados, criação coletiva de Pedro Costa e elenco da companhia; .entre pontos., de Fernando Machado; Gárgulas, de Sandro Borelli; Esse Samba é Meu, de Sérgio Rocha; Entremeios, de Mário Nascimento; 1 + Um, de Henrique Rodovalho; e  Novena, de Luís Arrieta.

Com a realização deste projeto, a Companhia de Danças de Diadema expressa seu gosto pela versatilidade, pelas múltiplas maneiras de olhar a dança. Por meio dos corpos de seus intérpretes e dos diferentes estilos desenvolvidos pelos coreógrafos, proporciona ao público um múltiplo panorama gestual e sensorial.

Ficha técnica - Direção Geral: Ana Bottosso. Coreógrafos: Ana Bottosso, Cláudia Palma, Fernando Machado, Henrique Rodovalho, Luís Arrieta, Mário Nascimento, Pedro Costa, Sandro Borelli e Sérgio Rocha. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistente de coreografia: Carolini Piovani. Assistente de produção: Daniela Garcia e Renato Alves. Concepção de luz: Fernanda Guedelha. Operação de luz: Silviane Ticher. Sonoplastia: Renato Alves. Figurino: o elenco. Máscara: Zé das Máscaras. Professor de dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Elenco: Allan Marcelino, Ana Bottosso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Fernando Gomes, Keila Akemi, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

A Mão do Meio – sinfonia lúdica

Bailarinos e público embarcam na fabulosa aventura de uma “mão” que, fascinada por todo tipo de movimento, parte em busca da descoberta do corpo, tornando-se uma verdadeira colecionadora de gestos.

Segundo os coreógrafos, o espetáculo é uma sinfonia lúdica composta por movimentos, sons e luzes que faz o público mergulhar em um mundo feito poesia, onde situações do cotidiano se transformam em mágica num piscar de olhos, onde gestos simples provocam imagens surpreendentes e sensações inéditas. Michael Bugdahn explica que A Mão do Meio - sinfonia lúdica, conta uma história que envolve o nascimento, a descoberta do corpo e da vida. Também fala sobre as diferenças físicas entre as pessoas, que nem sempre são relevantes. “Todos vão compreender que não é preciso ser um super-herói para viver experiências incríveis e enriquecedoras”, comenta.

Segundo Ana Bottosso, “os coreógrafos trazem uma estética primorosa que explora a mímica, os detalhes minimalistas, os gestos, os movimentos do cotidiano: características ideais para um espetáculo infantil”.

A Mão do Meio - sinfonia lúdica, que estreou em 2013, é a segunda montagem da Companhia de Danças de Diadema criada para o público infantil. Em 2010, produziu Meio em Jogo (de Ivan Bernardelli e Francisco Júnior).

Ficha técnica - Concepção e coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura. Direção geral: Ana Bottosso. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Desenho de luz, trilha e pesquisa musical: Michael Bugdahn. Operação de luz: Silviane Ticher. Vozes/off: Roberto Mainieri e Denise Namura. Concepção de cenário, adereços e figurino: Michael Bugdahn e Denise Namura. Confecção de cenário e adereços: Fábio Marques. Confecção de figurino: Cleide Aniwa. Assistente de produção: Daniela Garcia e Renato Alves. Sonoplastia: Renato Alves. Prof. dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti. Condicionamento físico: Carolini Piovani. Ideia original, texto e dramaturgia: Michael Bugdahn. Elenco: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Keila Akemi, Elton de Souza/Fernando Gomes/Allan Marcelino, Leonardo Carvajal, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves.

Serviços

Dia 15 de dezembro. Sexta, às 20h
Espetáculo: por+vir
Com Companhia de Danças de Diadema
Local: Teatro (217 lugares). Duração: 70 min. Classificação: 14 anos.
Ingressos: Grátis

Dia 16 de dezembro. Sábado, às 20h
Espetáculo: A Mão do Meio – sinfonia lúdica
Com Companhia de Danças de Diadema
Local: Teatro (217 lugares). Duração: 60 min. Classificação: Livre.
Ingressos: Grátis

Sesc Birigui
Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier. Birigui/SP
Telefone: (18) 3649-4730
https://www.sescsp.org.br/birigui

Assessoria de imprensa - VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário